Óleo essencial de canela tem propriedades aromaterápicas, cosméticas, antissépticas e medicinais
O óleo essencial de canela possui um aroma doce e picante. Ele é comumente apreciado na cosmética pela sua fragrância e na aromaterapia por seus benefícios. A canela, sob diversas formas, tem propriedades que combatem infecções, ajudam a controlar o açúcar no sangue e outras condições.
De acordo com estudos, o óleo essencial de canela tem propriedades:
- Bactericidas
- Fungicidas
- Antidiabéticas
- Antioxidantes
Tipos de óleo essencial de canela
O óleo essencial de canela é obtido através da destilação a vapor da casca ou das folhas de vários tipos de árvores. Isso inclui as espécies Cinnamomum verum e Cinnamomum cassia. A maior parte dos óleos essenciais de canela disponíveis comercialmente é derivada da árvore de canela-cássia.
A canela proveniente do Cinnamomum verum é chamada de canela-do-ceilão. Essa variedade é mais cara e também chamada de “canela verdadeira“. Ambos os tipos são compostos por fitoquímicos, como o cinamaldeído e o eugenol, que tornam a canela benéfica para a saúde.
Para que serve o óleo essencial de canela
Melhora o humor
As propriedades do óleo essencial de canela fazem dele um remédio caseiro para tratar muitas condições. Na aromaterapia, os óleos essenciais são usados em difusores pessoais ou de ambiente para que possam ser inalados, ou em óleos de massagem para que sejam absorvidos pela pele. O uso do óleo essencial de canela na aromaterapia não foi extensivamente estudado, mas muitas pessoas apreciam o aroma da canela e a acham relaxante.
Propriedades antibacterianas
Estudos sugerem que o óleo essencial de canela:
- Combate organismos bacterianos difíceis de tratar. Um estudo, que utilizou culturas bacterianas e testes de laboratório, descobriu que os compostos no óleo essencial de canela combatem a bactéria Pseudomonas aeruginosa. Essa bactéria é potencialmente fatal e resistente a medicamentos que afeta plantas, pessoas e animais;
- Faz bem para a saúde bucal. De acordo com um estudo, a canela combate bactérias que causam infecções orais e cáries, como Streptococcus mutans e Candida ssp;
- Desinfeta. As propriedades antibacterianas do óleo essencial de canela fazem dele uma alternativa segura aos conservantes sintéticos. Um estudo descobriu que o óleo essencial de canela pode ser efetivamente usado como conservante em cosméticos, produtos de higiene pessoal e desinfetantes para hospitais.
Crescimento capilar
Não há evidências científicas ligando o uso de canela ao crescimento de pelos em humanos. No entanto, um estudo mostrou que ela aumenta a espessura e o crescimento de pelos em ratos. Alguns usos tradicionais indicam que uma máscara feita de canela e azeite pode ser eficaz para promover o crescimento e o espessamento dos cabelos.
Aromaterapia e cosmética
O óleo essencial de canela está presente como ingrediente em chicletes sem açúcar, balas, chá e em assados preparados industrialmente.
Ele é usado como ingrediente em produtos de higiene pessoal, como:
- Pasta de dente
- Enxaguante bucal
- Sabonete
- Loção para o corpo
Além de também ser encontrado em produtos para casa, como sprays de quarto e velas aromáticas.
Como usar o óleo essencial de canela
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Tisserand, muitos fabricantes de óleo essencial de canela recomendam evitar o uso tópico. Uma recomendação geral é manter baixa a concentração de óleo essencial de canela se ele entrar em contato com a pele.
Há uma indicação de uso tópico que recomenda a concentração de óleo essencial de canela deve ser de 0,01% ou menos (equivalente a uma gota de óleo essencial de canela) para duas colheres de sopa de óleo vegetal (30 a 40 ml). Essa substância também é chamada de óleo transportador, como: Óleo de coco; Óleo de semente de uva; Óleo de girassol e Óleo de gergelim.
Aromatizador natural
O óleo essencial de canela é excelente para perfumar sua casa. Tente adicionar uma gota de óleo essencial em saquinhos de tecido, flores secas ou diluído em álcool de cereais. Você também pode adicionar cerca de 15 gotas em um difusor com água.
Perfume de óleos corporais e hidratantes
O óleo essencial de canela pode ser misturado com um óleo transportador usado para massagem. Misture uma gota de óleo essencial com duas a três xícaras de óleo transportador, como o óleo de amêndoa, e use para massagem ou hidratação da pele. O uso no corpo é seguro, mas por ser uma substância concentrada, não deve ser utilizada sem diluição.
Use canela em pau
A canela em pau contém óleo essencial de canela e também pode ser usada na aromaterapia. Basta ferver um ou dois paus de canela e deixar que o aroma tome conta do ambiente.
Você também pode usar canela em pau em bebidas como café, chá, e outras bebidas quentes e geladas.
Efeitos colaterais do óleo essencial de canela
Fígado
A canela derivada da cássia Cinnamomum contém cumarina, um produto químico que pode causar danos no fígado e nos rins. Além disso, pode piorar as condições do fígado se for usado em excesso. Siga as instruções da embalagem ao usar o óleo essencial de canela e procure orientação médica se você tiver uma doença hepática. Esse tipo de óleo deve ser utilizado sob a orientação de um profissional, preferencialmente.
Diabetes
Se você tem diabetes, procure orientação médica antes de usar óleo essencial de canela. Afinal, a aromaterapia pode interferir com outros medicamentos que você está usando para controlar o açúcar no sangue.
O óleo essencial pode apresentar reações adversas como erupção cutânea e queimação. Por isso é muito importante diluí-lo em óleo carreador antes do uso. Nunca esfregue ou massageie o óleo essencial de canela diretamente na pele, a menos que seja diluído com um óleo transportador.
O óleo de canela não se mistura com a água. Não despeje o óleo não diluído diretamente na água do banho, pois ele pode grudar e queimar ou irritar a pele. Você também não deve ingerir óleo essencial de canela, pois ele pode queimar membranas mucosas e o revestimento do esôfago. Evite esfregá-lo na gengiva e o contato com os olhos.
Ele também não é indicado para hipertensos, epiléticos, gestantes, lactantes e usuários de medicamentos anticoagulante.