Aprenda como utilizar o óleo essencial de laranja-doce para a ansiedade e seus outros benefícios
O óleo essencial de laranja-doce é extraído da casca das frutas por meio da prensagem a frio. Às vezes, as folhas e flores da planta de laranja também podem ser usadas. Na aromaterapia, ele proporciona benefícios à saúde como melhorar o humor, aliviar dores no estômago, entre outros. O seu aroma é característico da laranja, sendo descrito como refrescante.
Benefícios do óleo essencial de laranja-doce
Atividade antimicrobiana
Um estudo analisou o efeito do óleo essencial de laranja em bactérias E. coli obtidas da carne bovina (que podem causar intoxicação alimentar). Foi concluído que, após 24 horas, uma concentração de 1% ou menos de óleo de laranja inibiu as bactérias em temperaturas de refrigeração.
Outro estudo, mostrou que o óleo de laranja é capaz de combater cepas de Staphylococcus aureus, resistentes a antibióticos. Quando adicionadas às células humanas infectadas em cultura, baixas concentrações de óleo de laranja matavam as bactérias sem prejudicar as células cultivadas.
O óleo essencial de laranja também pode impedir o crescimento de quatro espécies de fungos que podem estragar alimentos, segundo estudo. Outro estudo concluiu que o óleo de laranja combate oito espécies de fungos que afetam vegetais. Entretanto, o óleo de cravo e o óleo de alho foram mais eficazes.
Ansiedade e depressão
A aromaterapia com óleo essencial de laranja-doce parece reduzir os sintomas da ansiedade e depressão. Um estudo provou que a aromaterapia com o óleo reduziu os níveis de hormônio do estresse em crianças submetidas a um procedimento odontológico.
Além disso, em um outro estudo, mulheres em trabalho de parto relataram menos ansiedade após a inalação do óleo de laranja. Em comparação com mulheres do grupo de controle que inalaram água destilada.
Um estudo concluiu que inalar o óleo de laranja auxilia em casos de depressão e tem potencial de combate do transtorno.
Além dos benefícios citados, o aroma do óleo essencial de laranja-doce pode auxiliar na melhora do bem-estar. E, também, no alívio da tensão nervosa causada pelo estresse.
Alívio do transtorno de estresse pós-traumático
Em um estudo feito com ratos, o óleo essencial de laranja mostrou um efeito significativo na resposta comportamental dos animais expostos ao medo. Os resultados indicam que o óleo afeta a extinção da memória do medo em camundongos. Trata-se de uma descoberta que indica que o óleo pode amenizar os sintomas do transtorno de estresse pós-traumático em humanos.
Alívio da dor
Em um estudo com pessoas com fraturas ósseas, a inalação do óleo essencial de laranja ajudou a aliviar a dor. Comparado a um grupo de controle, as pessoas que inalaram óleo de laranja relataram menos dor.
Outro estudo avaliou se uma mistura de gengibre e óleo de laranja poderia ajudar a aliviar dores no joelho quando aplicada à pele. Comparado a um grupo de controle, as pessoas que usaram o óleo relataram maior alívio da dor a curto prazo. Porém, o óleo não pareceu ajudar na dor a longo prazo.
Atividade anticâncer e antioxidante
O limoneno é um terpeno encontrado no óleo essencial de laranja. Segundo estudo, ele pode ajudar a inibir o crescimento e promover a morte de células cancerígenas do cólon.
Outro estudo constatou que o óleo de laranja inibe o crescimento de linhas celulares de câncer de pulmão e próstata in vitro. Além disso, houve aumento da morte celular na linha celular de câncer de pulmão. O mesmo estudo também concluiu que o óleo de laranja tem antioxidante.
Consequentemente, suas propriedades antioxidantes podem auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico.
Desempenho do exercício
Um estudo avaliou o efeito do óleo essencial de flor de laranjeira inalado durante a prática de exercício físico em atletas. Os pesquisadores descobriram que as pessoas que inalaram o óleo tiveram uma diminuição significativa nos tempos de execução. Bem como um aumento na função pulmonar.
Perda de peso
Um estudo mostrou que ratos obesos alimentados com cápsulas de óleo essencial de laranja mostraram uma redução no ganho de peso e no colesterol.
Atividade inseticida
Um estudo analisou o efeito que o óleo de laranja teve em larvas e pupas de moscas domésticas. Verificou-se que o óleo possui propriedades inseticidas por contato e fumigação.
Como usar o óleo essencial de laranja-doce
Aromatizador
Talvez você queira melhorar um pouco o seu humor? Ou talvez você gostaria de adicionar o aroma refrescante de laranja a uma sala? A difusão pode ajudá-lo a fazer isso.
Um difusor permite que um óleo essencial evapore, normalmente usando calor. À medida que a evaporação ocorre, o perfume se espalha por todo o ambiente.
Existem muitos tipos de difusores que você pode comprar on-line ou em lojas específicas. Cada tipo de difusor terá seu próprio conjunto específico de instruções. Siga cuidadosamente todas as instruções do produto, utilizando as medidas de colheres de sopa indicadas, e aproveite seus benefícios.
Spray de limpeza
Deseja outra maneira de aromatizar o ambiente? Ou talvez você gostaria de usar o óleo de laranja como limpador natural? Você pode fazer um spray de óleo de laranja seguindo estas etapas:
- Adicione o óleo de laranja à água, de preferência em uma garrafa de vidro. Use de dez a 15 gotas por xícara de água;
- Agite bem o frasco para misturar o conteúdo;
- Pulverize conforme desejado.
Óleo de massagem
Você está procurando aliviar a dor ou inflamação? Considere fazer seu próprio óleo de massagem com infusão de óleo de laranja.
Para fazer isso, você precisará diluir o óleo essencial de laranja em um óleo transportador. Use 20 gotas de óleo essencial por 30 ml de óleo transportador para fazer um óleo de massagem com uma solução a 3%.
Segurança e efeitos colaterais
Os óleos essenciais podem causar reações na pele quando aplicados topicamente. Para evitar problemas, realize um teste de pele antes de utilizá-los.
Evite o uso de óleo de laranja velho ou oxidado, pois pode causar sensibilização dérmica.
Se ocorrer alguma reação, remova o óleo essencial com óleo vegetal. Alguns óleos essenciais cítricos são fototóxicos. Ou seja, podem causar reações dolorosas na pele quando aplicados e em seguida ocorrer a exposição ao sol.
O óleo essencial de laranja tem baixo risco de fototoxicidade. Contudo, ainda é aconselhável ter cuidado se planejar sair depois de usá-lo em sua pele.
Como com outros óleos essenciais, siga estas precauções de segurança ao usar óleo de laranja:
- Não aplique óleo essencial não diluído na pele;
- Mantenha o óleo longe dos olhos;
- Armazene fora do alcance de crianças e animais de estimação;
- Se você usar o óleo para aromaterapia, verifique se o espaço em que está está bem ventilado;
- Se estiver grávida, amamentando ou tomando medicamentos prescritos, procure orientação médica antes de usar qualquer óleo essencial;
- Lembre-se: recomenda-se exclusivamente o uso tópico (externo) do óleo essencial.
O que procurar
O óleo essencial de laranja pode ser comprado em lojas on-line ou físicas. Siga as dicas abaixo para garantir a compra de óleo essencial de laranja de boa qualidade.
- Verifique o rótulo do nome científico: Citrus sinensis. O óleo de laranja amarga é outro óleo com um nome muito semelhante: Citrus aurantium. Não confunda os dois;
- Verifique a pureza do produto. Você deve comprar óleo essencial de laranja 100% puro. Se não for esse o caso, deve ser indicado no rótulo;
- Escolha vidros escuros. Esse tipo de óleo pode ser danificado pela luz solar e os vidros escuros ajudam a evitar isso;
- Cheire o óleo. Se não cheira a laranja, não compre ou, se você tiver obtido on-line, faça a devolução.