Alimentos ricos em carotenoides ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, câncer e problemas nos olhos
Carotenoides são os mais de 600 tipos de pigmentos encontrados em vegetais, algas, fungos e bactérias fotossintéticas. Alguns tipos de carotenoides têm estrutura química que os transformam em precursores da vitamina A no organismo, o beta-caroteno é um deles.
Qual é a função dos carotenoides?
O pigmento é responsável pela cor vermelha, amarela e laranja dos alimentos. Porém, uma das principais funções dos carotenoides é o seu efeito antioxidante, que previne o organismo de doenças cardiovasculares, câncer e problemas nos olhos. E, além disso, fortalecem o sistema imunológico.
Os carotenoides mais comuns incluem o alfa-caroteno, beta-caroteno, beta-criptoxantina, licopeno, luteína e zeaxantina.
Quais são os alimentos carotenoides?
Os carotenoides devem ser obtidos por meio da dieta. A substância é encontrada em grandes quantidades em alimentos como:
- Inhame
- Couve
- Espinafre
- Melancia
- Pimentão
- Tomate
- Cenoura
- Manga
- Laranja
Quais os benefícios da carotenoides?
Como já mencionado, esses compostos são antioxidantes que podem proporcionar diversos tipos de benefícios à saúde. Confira alguns deles:
Saúde ocular
Uma das principais causas da perda de visão é a degeneração macular — a degeneração do centro da retina. E, acredita-se que o consumo de alimentos ricos em carotenoides possa ajudar a prevenir a condição.
Isso se dá porque a exposição à luz azul é uma das causas da condição, e alguns tipos desses compostos ajudam na absorção da luz — veja mais sobre isso a seguir.
Saúde cardiovascular
Por serem antioxidantes, esses compostos ajudam a reduzir a inflamação. Embora ainda esteja sendo pesquisado, as propriedades anti-inflamatórias dos carotenoides têm sido associadas à melhoria da saúde cardiovascular.
A inflamação é a maior causa da maioria das doenças modernas, incluindo doenças do coração.
Câncer
Em geral, os antioxidantes são responsáveis por proteger as células do organismo contra a ação de radicais livres — substâncias que destroem ou danificam as membranas celulares.
Os carotenoides têm sido associados à redução do risco de câncer, especificamente câncer de pulmão. O tabagismo resulta na exposição à químicas nocivas que destroem células saudáveis. E, embora os resultados sejam mistos, um estudo mostrou uma pequena diminuição no risco de câncer de pulmão ao incorporar carotenoides na dieta.
Como aumentar a biodisponibilidade dos carotenoides
Os carotenoides são compostos solúveis em gordura, e por isso cozinhar os alimentos ricos em carotenoides ou refogar no azeite óleo de coco e outros óleos vegetais aumenta a biodisponibilidade dos nutrientes dos carotenoides.
Xantofilas e carotenos
Os carotenoides são classificados em dois grupos principais: as xantofilas e os carotenos.
As xantofilas são um tipo de caroteno que contêm substâncias químicas, como o oxigênio e, às vezes, têm mais pigmento amarelo. Os carotenoides de xantofila protegem dos danos causados pela luz azul. A luteína e a zeaxantina se enquadram na categoria de xantofilas.
Elas se acumulam na retina, particularmente na região da mácula e atuam como antioxidantes importantes nessa área, protegendo os olhos dos radicais livres prejudiciais à saúde humana. A luteína e a zeaxantina também atuam como protetor solar natural, absorvendo o excesso de luz.
Elas são famosas por protegerem os olhos da luz azul, prevenindo a degeneração macular relacionada à idade.
Estudos mostram que incorporar pelo menos seis miligramas de luteína por dia na dieta pode diminuir o risco de desenvolver degeneração macular em 43%. Além disso, aumentar a quantidade de luteína e zeaxantina em sua dieta também pode ajudar a retardar ou interromper os danos oculares atuais e impedir que sua condição atual progrida.
Outras doenças que podem ser prevenidas com luteína e zeaxantina são catarata, retinopatia diabética, descolamento de olho e uveíte (um tipo de inflamação ocular). Saiba mais sobre a luz azul no vídeo abaixo, disponível no canal do Portal eCycle.
Os alimentos que se enquadram na categoria xantofila incluem:
- Couve
- Espinafre
- Abobrinha
- Abóbora
- Abacate
- Frutos de polpa amarela
- Milho
- Gemas de ovo