Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Considerada uma fruta afrodisíaca, romã é rica em nutrientes que promovem a saúde do corpo, da pele e dos cabelos

Romã (Punica granatum) é o fruto da romãzeira, árvore comum em algumas regiões na Europa, Oriente Médio e Ásia Menor. Várias partes da árvore e da fruta, desde a casca até as sementes, são utilizadas há séculos com fins medicinais. Graças aos diversos benefícios que a romã possui para a saúde.

Por causa da abundância de sementes, as romãs eram consideradas símbolos de fertilidade pelas antigas culturas do Egito, Grécia e Roma. A Bíblia dos Hebreus registra muitas referências à fruta, e sua imagem foi usada extensivamente em moldes e esculturas de pedra encontradas no templo de Salomão em Jerusalém, Israel. Além disso, ela é uma fruta considerada um alimento afrodisíaco natural.

O maior comprador da fruta é a Inglaterra, que a utiliza principalmente em zonas de mineração, uma vez que a fruta é rica em manganês, que atua contra a contaminação por metais pesados. No Brasil, o consumo de romã é mais frequente em dezembro, durante as festas de Natal e Ano-Novo. Assim, não sendo tão popular nos outros meses do ano.

Perfil nutricional da romã

A romã é rica em vitamina C, vitamina K, vitaminas do complexo B, fibras e ácido fólico, melhorando o sistema imunológico. Além disso, seus antioxidantes ajudam o corpo a se proteger dos radicais livres. Essas moléculas atuam nas células do corpo causando envelhecimento prematuro, doenças cardíacas, doença de Alzheimer e até câncer.

A romã está entre as frutas mais saudáveis ​​do planeta. Ela pode ser consumida in natura, como suco ou chá da casca da fruta. O chá da casca é um grande aliado no tratamento de dores de garganta. Com ação antibacteriana e antifúngica, a fruta também pode proteger de gengivite, periodontite e estomatite dentária.

Confira mais benefícios do seu consumo e descubra por que você deveria tomar um copo de suco de romã por dia!

Quais os benefícios da romã para a saúde?

1. Melhora a memória

O seu suco é rico em polifenóis que melhoram a função da memória. Um estudo relatou que indivíduos que bebiam suco de romã diariamente tiveram melhor desempenho em testes de memória. Isso em comparação com aqueles que usaram uma bebida com placebo.

2. Reduz a pressão arterial e combate doenças cardíacas

De acordo com um estudo, beber apenas 60 ml de suco de romã por dia pode ajudar a reduzir a pressão arterial. Além de melhorar o colesterol e limpar a placa das artérias. O ácido púnico, principal ácido graxo da fruta, também pode ajudar a proteger contra diversas doenças do coração.

Uma pesquisa, mostrou que 800 mg de óleo de semente de romã por dia reduz significativamente os triglicerídeos e melhora a proporção de triglicerídeo-HDL.

Outro estudo analisou os efeitos do suco de romã em pessoas com diabetes tipo 2 e colesterol alto. As descobertas apontaram reduções significativas no colesterol LDL “ruim” e outros benefícios para a saúde.

3. Previne o desenvolvimento de alguns tipos de câncer

Estudos sugeriram que as romãs podem prevenir certos tipos de câncer e até auxiliar no combate à doença em diferentes estágios. As propriedades anti-inflamatórias e o rico conteúdo de polifenóis protegem o DNA de mutações e previnem a propagação do câncer. Especialmente de próstata, mama, cólon e pulmão.

4. Romã alivia a artrite reumatóide

Graças às suas poderosas propriedades anti-inflamatórias, a romã pode diminuir a sensibilidade, o inchaço e a dor nas articulações.

Alguns estudos também sugerem que o extrato de romã pode bloquear a produção de uma enzima que destrói a cartilagem, agravando a artrite.

5. Melhora a saúde óssea

Um estudo de 2013 descobriu que a romã pode ser usada para reduzir a perda óssea em animais com osteoporose. Isso graças aos poderosos antioxidantes da fruta.

6. Auxilia na perda de peso

A romã é rica em fibras, que retardam a digestão e ajudam a manter a sensação de saciedade por mais tempo. E, quanto mais saciado você se sentir, menor será a sua ingestão de calorias.

7. Romã combate a acne

Os antioxidantes da romã ajudam a combater a acne, afastando a inflamação que pode causar erupções cutâneas. Além disso, também promove a hidratação da pele, sem deixá-la oleosa.

8. Auxilia no crescimento saudável do cabelo

Os antioxidantes (sim, de novo eles!) da fruta tornam os folículos capilares mais fortes. E não é só isso: eles também melhoram a circulação sanguínea no couro cabeludo, estimulando o crescimento do cabelo.

Chá de romã

Afinal, para que serve o chá de romã? Feito a partir de sementes amassadas, casca ou folhas secas, ele é rico em nutrientes e antioxidantes. Por isso pode oferecer diversos benefícios à saúde. Seus efeitos são similares aos da própria fruta, principalmente por conter agentes anti-inflamatórios.

Um dos métodos mais comuns de se obter o chá de romã é fervendo a sua casca na água. Embora possa ser preparado de diversas formas. Então, depois de comer as sementes, ferva a casca inteira da romã em uma xícara de água e sirva como quiser! 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais