Confira as propriedades nutricionais da cereja e por que você deveria aumentar o consumo da fruta no seu dia a dia
A cereja é uma fruta pequena, de nome científico Prunus cerasus L. e Prunus avium. De cor vermelha, com polpa macia e suculenta e de sabor inigualável, estava entre as frutas favoritas dos antigos gregos e romanos. Os registros históricos sugerem que ela tenha chegado à América do Norte no século 17.
Além disso, a flor da cerejeira é uma planta conhecida no mundo por fazer parte de grandes tradições japonesas. Sua cor rosa é única, o que chama a atenção dos turistas que visitam as regiões nativas das cerejeiras.
Com incríveis propriedades refrescantes, diuréticas e laxativas, a cereja possui ação anti-inflamatória e diversos nutrientes benéficos à saúde. Eles ajudam em coisas como sistema digestivo. Além de deliciosa, é muito versátil, podendo ser consumida in natura ou em conservas, compotas e sobremesas.
Diversos benefícios da cereja podem ser atribuídos à sua alta concentração de vitamina C, que desempenha um papel importante na absorção de ferro. Mas também na formação de colágeno, suporte do sistema imunológico, saúde da pele e muitas outras funções do organismo. A fruta é também fonte de vitamina A, fibras, potássio, cobre, vitamina K e manganês, além de conter poucas calorias.
Quais são os benefícios da cereja?
É rica em antioxidantes
A alta concentração de compostos vegetais na fruta pode ser responsável por muitos de seus benefícios à saúde. Embora a quantidade e o tipo possam variar dependendo da variedade, tanto a cereja ácida, ou ginja, como a doce estão cheias de antioxidantes e compostos anti-inflamatórios.
O alto teor de antioxidantes ajuda a controlar e combater o estresse oxidativo, uma condição que está ligada a várias doenças crônicas e ao envelhecimento precoce. As cerejas são especialmente ricas em polifenóis, um grande grupo de substâncias químicas vegetais que ajudam a combater os danos celulares. Além de reduzir a inflamação e promover a saúde geral, prevenindo doenças do coração, diabetes, Alzheimer, Parkinson e alguns tipos de câncer.
Cereja auxilia na recuperação pós-atividade física
Pegou pesado no treino? A solução pode estar na cereja! Estudos mostram que os compostos anti-inflamatórios e antioxidantes na sua composição podem ajudar a aliviar a dor, os danos e a inflamação musculares induzidos pelo exercício. Além disso, algumas evidências sugerem que o consumo da fruta é capaz de melhorar o desempenho nos treinos.
Protege o coração
Aumentar a ingestão de frutas ricas em nutrientes, como cerejas, pode ser uma maneira deliciosa de proteger o coração. Muitos estudos mostram que dietas ricas em frutas estão associadas a um risco reduzido de doenças cardíacas. As cerejas são frutos ricos em antioxidantes polifenóis e potássio, que promovem a saúde do coração.
Alivia sintomas de artrite e gota
Por seus potentes efeitos anti-inflamatórios, a fruta pode reduzir os sintomas de artrite e gota, inflamação e dor nas articulações. Além disso, ela é capaz de diminuir os níveis de ácido úrico no corpo. Isso é um grande benéfico para quem sofre de gota.
Cereja melhora a qualidade do sono
Comer cerejas ou beber suco de cereja pode ajudar a melhorar a qualidade do sono. Esses benefícios de promoção do sono podem ser atribuídos à alta concentração de compostos vegetais na fruta. Além disso, as cerejas contêm melatonina, uma substância que ajuda a regular o ciclo sono-vigília e previne a insônia.
Como consumir cereja
- In natura
- Compotas e geleias doces
- Com iogurte
- Em uma salada de frutas
- Sucos e smoothies
- Em tortas, sorvetes e outras sobremesas
- Em molhos
Além disso, a cereja pode ser usada para a fabricação de bebidas alcoólicas, como o kirsch e a Ginja de Óbidos.