Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Rica em vitaminas e antioxidantes, a pera ajuda a prevenir diversas doenças, como diabetes e câncer

A pera é uma fruta comum em regiões de clima temperado, possui um sabor suave e doce, com um centro fibroso. Com baixo valor calórico, é rica em vitaminas, antioxidantes essenciais, compostos vegetais e sais minerais. Além disso, a pera é rica em fibras, ajudando a evitar problemas digestivos e constipação intestinal.

Como parte de uma dieta nutritiva e equilibrada, o consumo de peras na forma de sucos, in natura ou cozidas pode ajudar na perda de peso e reduzir o risco de câncer, diabetes e doenças cardíacas. Conheça os benefícios que a pera pode proporcionar para a sua saúde.

Quais são os benefícios da pera?

As peras possuem vitamina C, vitamina K, cálcio, ferro, sódio, potássio, magnésio, folato, riboflavina, e vitaminas do complexo B. Elas também contêm carotenoides, flavonoides e antocianinas, compostos vegetais que oferecem diversos benefícios à saúde e também atuam como antioxidantes.

As fibras da fruta mantêm a sensação de saciedade e protegem o músculo cardíaco e o intestino. Já a vitamina C da pera combate os radicais livres, que podem colocar as células sob estresse oxidativo, levar a doenças crônicas e promover o envelhecimento precoce.

Isso significa que consumir peras e outros alimentos ricos em antioxidantes pode reduzir o risco de desenvolver: 

  • Câncer
  • Doenças cardíacas
  • Diabetes
  • Doenças neurodegenerativas, como a demência.

Confira cinco motivos para incluir a pera na sua rotina alimentar:

1. Melhora a saúde intestinal e ajuda a prevenir a obesidade

A pera fornece fibras e outros nutrientes essenciais que podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas, diabetes e condições intestinais. A fruta, quando consumida in natura, contém uma fibra solúvel chamada pectina, que nutre as bactérias intestinais e melhora o funcionamento do intestino.

A sensação de saciedade provocada pelo consumo de fibras também pode ajudar na perda de peso. Afinal, a pessoa sentirá menos vontade de “beliscar” entre as refeições. Um estudo de 2015 associou o aumento da ingestão de fibras com aumento da perda de peso para pessoas com obesidade.

Além disso, um estudo de 2013 descobriu que as fibras podem desempenhar um papel importante no fortalecimento do sistema imunológico. Além de na redução da inflamação, prevenindo doenças cardiovasculares, diabetes e câncer.

2. Tem propriedades anti-inflamatórias

As peras são uma fonte rica em antioxidantes flavonoides, que combatem a inflamação e ajudam a diminuir o risco de doenças. Além disso, as peras contêm várias vitaminas e minerais, como cobre e vitaminas C e K, que também ajudam a combater a inflamação.

3. Promove um efeito detox no organismo

Os movimentos intestinais regulares e adequados são cruciais para a excreção diária de toxinas na bile e nas fezes. As peras têm alto teor de água, o que ajuda a manter as fezes moles e libera o sistema digestivo de toxinas.

4. Combate os radicais livres

As peras contêm altos níveis de vitamina C, vitamina K e cobre. Esses produtos químicos possuem ação antioxidante, o que neutraliza os efeitos dos radicais livres, protegendo as células dos danos que podem causar.

5. Tem baixo índice glicêmico

As peras tem pouco açúcar natural, porém seu alto teor de fibras garante que o açúcar no sangue não suba após o consumo. Isso as torna ideais para pessoas com diabetes.

Além disso, o baixo índice glicêmico reduz as chances de que você sinta fome pouco tempo depois de se alimentar. Assim, para quem deseja perder peso, a pera pode ser um bom lanche para antes ou depois da atividade física.

uma pera verde em um pé de pera
Foto de Joanna Stołowicz na Unsplash

Pode comer pera com casca?

Sim. A casca da pera contém polifenois, um tipo de antioxidante poderoso. Consumir a casca da fruta pode oferecer seis vezes mais polifenóis do que sua “carne”.

Outro antioxidante presente na casca da fruta é a quercetina. O ativo responsável pela redução da inflamação e dos riscos para as doenças cardiovasculares, como a pressão arterial e os níveis de colesterol.

A maioria do conteúdo de fibra das peras também está presente na casca da fruta. Portanto, para aproveitar esses benefícios, o melhor é consumir a fruta com a casca.

Dica: congele sua pera e evite desperdício

Congelar! O ato faz com que os alimentos durem por muito mais tempo. Isso porque a água presente neles se transforma em gelo, dificultando muito o crescimento de bactérias e diminuindo as reações químicas.

Assim, você pode consumi-los sem precisar comprar tudo de novo. Aprenda a fazer branqueamento de frutas e vegetais no vídeo abaixo:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais