Estudos apresentam uma nova estratégia para diminuir o consumo de energia
Todo mundo já teve alguma experiência de estar sendo observado e mudar o comportamento por conta disso. Numa sala de aula, por exemplo, é só o professor sair que já viramos para conversar com o colega e, quando estamos sozinhos, também relaxamos completamente e não temos aquele filtro do que se pode ou não ser feito. De fato, a presença da observação pode moldar o nosso comportamento. É o chamado efeito Hawthorne – conceito que define a mudança de comportamento quando se tem consciência de estar sendo estudado.
Inimigo dos antropólogos que desejam realizar estudos empíricos observando o curso natural da vida social, esse efeito pode ser muito útil em promover atitudes positivas, e foi a partir desse conceito que se desenvolveu um estudo relacionado ao consumo de eletricidade. Em parceria com uma companhia, os pesquisadores escolheram aleatoriamente 5,6 mil casas para analisar o consumo de energia, sendo que metade receberia avisos por correio para estarem cientes que participariam durante um mês de uma pesquisa sobre o uso da energia, sem nenhum tipo de orientação; a outra metade era o grupo controle, o qual não recebeu aviso nenhum e serviu de ferramenta para comparação.
Publicado na PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States), os resultados comprovaram o efeito Hawthorne. As famílias que foram informadas do estudo diminuíram em 2,7% seu consumo de energia, mas, infelizmente, após a pesquisa, eles voltaram ao seu consumo normal. Apesar de seu efeito temporário, a partir desse estudo, podemos pensar em novas estratégias para a diminuição do consumo de energia, como por exemplo, reforçar sempre atitudes importantes que as pessoas esquecem em seu dia-a-dia. Talvez o envio de lembretes possa ser uma boa forma de manter a consciência na hora de apagar a luz.