A Terra está girando mais rápido, segundo observações feitas por cientistas. Normalmente, o planeta demora uma hora para percorrer 1.609 quilômetros, um segundo para 460 metros e 24 horas para dar a volta completa ao seu redor. Porém, no ano de 2020, especialistas perceberam que esse tempo foi reduzido em 1.59 milisegundos.
O dia mais curto da atualidade foi registrado em 29 de junho de 2022, quando a Terra levou 1.59 milissegundos a menos que o normal para fazer sua rotação completa. Apesar disso, esse fenômeno tem sido notado desde 2020, quando cientistas perceberam que, em um ciclo de 28 dias, o planeta levou menos tempo para completar um dia.
Os cientistas se alarmaram com a situação devido ao fato de que a Terra estava girando mais devagar até o ano de 2017. Antes dessa data, o planeta tinha uma velocidade de rotação cada vez menor todos os anos, em decorrência da gravidade da Lua sobre o corpo celeste.
Como as horas de um dia, ou tempo universal coordenado (UTC), passaram a ser contados apenas em 1960, esses dados representam a realidade dos últimos dois séculos. Isso significa que o fato de que a Terra está girando mais rápido pode ser parte da vida do planeta, porém os seres humanos ainda não tinham conhecimento sobre o fenômeno.
Existem duas teorias levantadas pela ciência que podem explicar o porquê a Terra está girando mais rápido nos últimos sete anos. Confira elas a seguir:
Uma das possíveis causas da Terra estar girando mais rápido é o efeito conhecido como “Oscilação de Chandler”. O nome foi dado em homenagem ao astrônomo Seth Carlo Chandler. Basicamente, a oscilação ocorre quando os pólos do planeta se movem alguns metros a cada 433 dias.
Entretanto, de 2017 a 2020, cientistas observaram cada vez menos oscilações conforme chega a data de movimento dos pólos terrestres. Coincidentemente, ou não, essa é exatamente a data em que a Terra começou a acelerar a sua rotação, tendo dias com menos de 24 horas.
É importante enfatizar que isso é uma teoria. Ou seja, nem todos os especialistas concordam que a oscilação de Chandler seja o motivo da Terra girar mais rápido em torno do próprio eixo.
A Terra está girando mais rápido, e isso pode ser uma consequência do aquecimento global. A velocidade de rotação da Terra pode ser afetada por todas as suas partes, desde os níveis dos oceanos até o clima.
Uma das hipóteses que tem sido apresentada é de que a aceleração da crise climática também tem acelerado o movimento do planeta. Conforme as calotas de gelo dos pólos derretem e o nível dos oceanos sobem, o formato da Terra se altera, chegando mais próximo de uma esfera.
Com a alteração significativa da massa terrestre, a velocidade rotacional pode aumentar. Desta forma, isso explicaria o porquê a Terra está girando mais rápido nos últimos anos.
Ao consumir todas essas informações, é possível se preocupar com diversos fatores, como: o que acontece com a humanidade se a Terra acelerar? A verdade é que ainda não existem respostas para essa pergunta.
Anteriormente, o mundo passou por processos de adicionar segundos a mais na hora universal. Isso porque a Terra estava desacelerando sua rotação, fazendo com que ela acumulasse cerca de seis horas nos últimos 2.740 anos, e essa ação teve consequências na rotina humana.
Em 2012, a humanidade precisou adicionar um segundo ao seu horário universal, o que causou um grande impacto no funcionamento da rede social Reddit. Na época, os internautas e profissionais da empresa ficaram sem conseguir acessar o site por 30 a 40 minutos.
O mesmo pode acontecer com outros sites, softwares e tecnologias, já que elas funcionam sincronizadas com o tempo terrestre. Mesmo que essas dificuldades técnicas tenham acontecido com aumento nas horas, cientistas especulam que o mesmo pode ocorrer ao retirar um segundo dos relógios atômicos.
Se a rotação da Terra continuar acelerando, não se sabe o que poderia acontecer, além de eventos como o bug do Reddit em 2012. Talvez isso só seja um sinal de que o planeta completou um dia mais rápido do que antes, e que a humanidade precisa se readaptar.
No entanto, essa alteração também pode ser passageira, e a Terra pode voltar a desacelerar.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais