Abacate: o que é, benefícios e propriedades

Compartilhar

Abacate é um pseudofruto comestível do abacateiro, nativo do México e de outros países da América do Sul. Ainda tem muita gente que pensa que a fruta engorda e simplesmente evita comer (ainda mais se estiver de dieta). Entretanto, ele é um grande amigo dos praticantes de uma vida mais saudável e do bem-estar.

O abacate é rico em gorduras saudáveis (como as gorduras monoinsaturadas) que são essenciais para o corpo e contém um alto teor calórico. Consumir a fruta proporciona diversos benefícios à saúde. Além disso, ele também é muito utilizado como ingrediente de cosméticos naturais.

Quais são os benefícios do abacate para a saúde?

Os benefícios são muitos. Por exemplo, a gordura presente no abacate, junto com outras propriedades, ajudam na redução dos níveis de colesterol. De fato, uma revisão de 2022 relacionou o consumo de abacate com menor colesterol total e colesterol ruim (HDL) em indivíduos com colesterol alto. Enquanto aumenta o colesterol bom (HDL), realizando a emulsificação das gorduras saturadas das carnes.

Além disso, ele possui muitos nutrientes. Cerca de 100 gramas de abacate contêm 634,1 mg de potássio (mais que a banana). Isso ajuda a evitar cãibras e a equilibrar o nível de sódio no nosso organismo. A fruta também é rica em vitaminas A, B1, B2, B3, B9, C e E.

A inclusão de abacate na dieta também é indicada para aqueles interessados em emagrecer e ganhar massa muscular. Isso porque suas gorduras promovem a sensação de saciedade e ajudam a controlar o apetite, diminuindo o nível de insulina. A fruta ainda contém potássio, que ajuda na recuperação muscular e auxilia na absorção de nutrientes de outros alimentos.

A fruta também é rica em fibras, ajudando a prevenir a prisão de ventre.

Ademais, uma pesquisa descobriu que o consumo diário dessa fruta pode ajudar a melhorar a capacidade cognitiva de adultos com sobrepeso. Por fim, um outro estudo mostrou que na dieta, a fruta está associada a pesos corporais mais baixos e a circunferências de cintura menores.

A variedade de abacate mais encontrada no Brasil possui apenas 5% de teor de oleosidade, bem menos do que os avocados. Os avocados são mais comuns no hemisfério norte e têm entre 20% e 30% de teor de oleosidade.

Aliado da beleza

Seus ácidos graxos trazem muitos benefícios para a pele: possuem a capacidade de mantê-la hidratada e reduzem a vermelhidão e a irritação. Por isso, as indústrias de cosméticos adoram o abacate.

Essas mesmas propriedades de hidratação podem ser aplicadas no cabelo. Afinal, a fruta auxilia na reparação de fios danificados, proporcionando brilho e maciez. Confira uma receita de xampu e condicionador de abacate para cabelos secos.

Estudo sugere que comer a fruta diariamente melhora a saúde do intestino

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Illinois sugere que comer abacate diariamente ajuda a manter a saúde do intestino.

A pesquisa envolveu 163 participantes com idades entre 25 e 45 anos. A equipe da Universidade de Illinois esperava avaliar o efeito do consumo diário de abacate em indivíduos com sobrepeso e obesidade que, de outra forma, gozavam de boa saúde.

“Isso provavelmente se deve às reduções nos ácidos biliares, moléculas que nosso sistema de digestão secreta e que nos permitem absorver gordura. Descobrimos que a quantidade de ácidos biliares nas fezes foi menor e a quantidade de gordura nas fezes foi maior no grupo do abacate”. Assim, pode-se concluir que comer a fruta diariamente melhora a saúde do intestino.

Óleo de abacate

O óleo de abacate é extraído a partir da centrifugação dos frutos maduros. Pois já estão mais moles e são os que apresentam teores mais elevados de óleo. 

Esse óleo é um ótimo substituto natural para produtos cosméticos e cremes. Esses muitas vezes contêm substâncias químicas nocivas à saúde, como os parabenos. Leia mais na matéria:

Óleo de abacate: benefícios, para que serve e usos

Saiba escolher seu abacate e como prepará-lo

Se você quer preparar receitas com abacate, o ideal é escolher uma fruta sem rachaduras ou manchas na casca. A polpa deve ser firme, com uma leve maciez. Quando ela está firme demais, significa que a fruta está verde; macia demais, passou do ponto.

Se você acabou comprando um abacate verde, enrole-o em uma folha de jornal ou coloque-o em um recipiente com farinha de trigo. Pode demorar alguns dias, mas ele vai amadurecer.

Você pode preparar o abacate doce ou salgado: existem receitas para todos os gostos. O mais comum no Brasil é comer a fruta doce, amassada com açúcar ou na forma de creme. Ou como base para o popular guacamole mexicano.

No hemisfério norte, o abacate está mais presente em saladas e pratos quentes. Que tal experimentar uma maionese caseira de abacate, uma torta de limão diferente ou abacates recheados? Você vai se surpreender.

Como fazer guacamole

O guacamole é um dos pratos mais populares feitos a partir do abacate. De origem mexicana, o prato é comumente compartilhado em festas e confraternizações acompanhado de nachos (tortilhas de milho crocantes).

Confira uma receita simples de guacamole, e para mais informações sobre o prato, confira a nossa matéria completa: 

Como fazer guacamole: receita simples e prática

A receita de guacamole simples leva somente abacate avocado bem maduro, suco de limão, sal, coentro e cebola roxa ou normal, mas é comum utilizar tomate também. Confira a lista completa de uma versão diferente do guacamole tradicional:

  • 2 abacates;
  • 1 colher (sopa) de azeite;
  • 1 tomate sem semente maduro picado;
  • 1 cebola pequena picada;
  • 1 dente de alho picado;
  • Folhas de coentro picadas a gosto;
  • Sal a gosto;
  • Suco de 1 limão;
  • Pimenta jalapeño, pimenta-do-reino, temperos e ervas de sua preferência (opcional).

Modo de preparo

  • Descasque os abacates e amasse-os com um garfo, deixando uma mistura homogênea;
  • Em seguida, junte a cebola, tomate e o coentro picados, alho, suco de limão, sal, azeite e pimenta;
  • Depois disso, misture bem todos os ingredientes e seu guacamole estará pronto e pode ser refrigerado para conservar.

Outras formas de usar abacate

Embora o guacamole seja um dos pratos mais famosos derivados da fruta, o abacate pode ser usado em diversas receitas — das doces às salgadas — e pode oferecer benefícios extras a outros alimentos. 

A vitamina K, por exemplo, é essencial para o sangue porque é responsável pela produção de protrombina — uma proteína e agente coagulatório que também age no fortalecimento e metabolismo dos ossos. Porém, ela é uma vitamina lipossolúvel, que é melhor digerida e aproveitada pelo organismo quando acompanhada de alimentos ricos em gorduras saudáveis, como o abacate.

Portanto, tente adicionar a fruta em pratos como saladas e em outros alimentos ricos em vitamina K. Para aprender algumas receitas confira as nossas matéria:  

Como fazer molho de abacate com limão e coentro
Receitas com abacate: dez preparos deliciosos

Chá de folha de abacate

As folhas do abacate também podem oferecer benefícios à saúde. O chá feito a partir da folha é rico em antioxidantes, flavonoides, saponinas e taninos. Esses compostos são ótimos para a saúde em geral e podem ajudar no funcionamento do organismo.

Para fazer o chá de folha de abacate adicione três folhas secas em uma xícara. Cubra com água quente e deixe fazer a infusão. Após alguns minutos, retire as folhas e beba normalmente.

Caroço do abacate

O caroço do abacate, embora muitas vezes descartado, também pode ser consumido! Rico em antioxidantes, vitamina E, fibras e gorduras monoinsaturadas, o caroço promove a saúde dos cabelos, pele e do intestino.

Apesar desses benefícios, como consumir o caroço? Tente colocá-lo em um liquidificador potente e adicione algumas lascas da casca em vitaminas ou em outras receitas! Contudo, ele pode ser um pouco amargo, então tome cuidado com as quantidades para não estragar suas receitas.

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais