Abóbora faz bem para os olhos, coração, imunidade, entre outros benefícios
Abóbora ou jerimum são nomes populares do fruto da aboboreira, fazendo parte das referências às várias espécies de frutos das plantas da família Cucurbitaceae. Tais espécies incluem a melancia, o pepino, o melão e o chuchu.
Essa fruta, muito consumida no Brasil na forma de receitas doces como doce de abóbora, creme, purê e caldo, é muito benéfica para a saúde. A abóbora ajuda na saúde dos olhos, coração, sistema imunológico, entre outros benefícios. Confira:
Propriedades nutricionais
A abóbora é um alimento incrivelmente nutritivo. Embora suas propriedades possam variar de abóbora para abóbora, em geral, elas possuem grandes quantidades de fibras, propriedades antioxidantes, vitaminas e minerais, além de poucas calorias.
A abóbora geralmente é redonda e laranja, mas seu tamanho, forma e cor podem variar dependendo do tipo, como a abóbora japonesa e o cabotiá. Sua casca externa, de cor verde escura, é grossa, lisa e nervurada, com interior praticamente oco, se não fosse pela presença de sementes. Há dois principais gêneros de abóbora: abobra e curcubita. A abobra é uma espécie nativa da América do Sul e curcubita é um gênero que inclui vários tipos de abóbora, inclusive a abobrinha.
Curcubita maxima é a espécie mais conhecida do gênero curcubita.
Uma xícara de abóbora cozida fornece:
- Calorias: 49
- Carboidratos: 12 gramas
- Fibra: 3 gramas
- Proteína: 2 gramas
- Vitamina K: 49% da IDR (Ingestão Diária Recomendada)
- Vitamina C: 19% da IDR
- Potássio: 16% da IDR
- Cobre, manganês e riboflavina: 11% da IDR
- Vitamina E: 10% da IDR
- Ferro: 8% da IDR
- Folato: 6% da IDR
- Niacina, ácido pantotênico, vitamina B6 e tiamina: 5% da IDR
Além disso, ela é muito rica em beta-caroteno. Assim, pode ser usada como um poderoso antioxidante que se transforma em vitamina A no organismo.
Quais são os benefícios de comer abóbora?
A maioria dos benefícios para a saúde de uma abóbora vem do seu conteúdo em micronutrientes e do fato de ser uma fruta cheia de fibras e com pouco carboidrato. Embora não existam muitos estudos específicos sobre a o alimento, sabe-se que ele é rico em vários nutrientes que proporcionam benefícios à saúde.
Imunidade
A abóbora fornece uma grande dose de beta-caroteno, que é parcialmente convertido em vitamina A. A vitamina A, por sua vez, pode ajudar o organismo a combater infecções (confira aqui estudos a respeito: 1, 2 e 3). Pesquisas recentes mostraram que a vitamina A é particularmente importante para fortalecer o revestimento intestinal. Isso porque ela torna o órgão mais resistente a infecções. Outros micronutrientes do alimento, como a vitamina C, a vitamina E, o ferro e o folato, também ajudam a aumentar a imunidade.
Saúde ocular
A abóbora é um alimento muito rico em beta-caroteno, vitaminas e minerais que ajudam a retina a absorver a luz e protegem os olhos da degeneração macular relacionada à idade. Um estudo descobriu que pessoas com degeneração macular relacionada à idade podem retardar sua progressão tomando um suplemento contendo zinco, vitamina C, vitamina E, beta-caroteno e cobre.
Pele saudável
Os antioxidantes presentes na abóbora (beta-caroteno e vitaminas C e E) são excelentes para a saúde da pele. De fato, esses compostos ajudam a combater os danos causados por radicais livres, que podem comprometer a pele. O betacaroteno, em particular, ajuda a proteger a pele dos raios UV prejudiciais do sol (confira os estudos a respeito: 1, 2).
Saúde do coração
Consumir frutas e legumes, em geral, faz bem para o coração. Mas o jerimum, em específico, possui fibras, vitamina C e potássio. Eles são benéficos para a saúde cardíaca, ajudando a melhorar a pressão sanguínea e os níveis de colesterol.
Síndrome metabólica
Ingerir alimentos ricos em beta-caroteno, como a cenoura e a abóbora, pode ajudar a reduzir o risco de síndrome metabólica (confira aqui estudo a respeito: 3). A síndrome metabólica é um conjunto de sintomas associados à gordura abdominal. Ela é caracterizada pela pressão alta, aumento nos níveis de açúcar no sangue e de triglicerídeos – fatores que aumentam o risco de doenças cardíacas e diabetes.
Quais efeitos colaterais da abóbora?
A abóbora é levemente diurética e pode ser um problema para pessoas que tomam certos medicamentos, especialmente o lítio. O consumo excessivo da fruta, pode resultar na dificuldade do organismo em limpar o lítio, o que pode levar a efeitos colaterais.
Qual a melhor maneira de consumir abóbora?
Confira uma receita com abóbora deliciosa e que lhe ajudará a manter a saúde:
Quibebe (Purê de abóbora)
- 1 kg de abóbora de pescoço
- 2 dentes de alho
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (chá) de sal
Modo de preparo
- Descasque e pique a abóbora em vários pedaços;
- Faça o mesmo com o alho e pique bem fino;
- Leve uma frigideira grande (ou panela) com o azeite e o alho ao fogo médio. Refogue por 1 minuto, só para perfumar;
- Junte a abóbora em cubos, tempere com o sal e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até começar a ficar macia;
- Tampe a frigideira e deixe cozinhar, por 5 minutos;
- Retire a tampa e mexa por mais alguns minutos;
- Amasse a até ficar na consistência de um purê;
- Desligue o fogo e sirva o prato.