A abóbora-manteiga é uma variedade da abóbora que tem uma pele de um tom de laranja pálido e o interior de um laranja mais forte. As pessoas costumam reconhecer a abóbora-manteiga devido ao seu formato, que é parecido com uma pera, com a parte inferior arredondada e a superior esticada.
Apesar de ser conhecida como um vegetal, a abóbora-manteiga está mais próxima de ser uma fruta. Na culinária, ela é usada tanto em receitas doces, como em salgadas. Sua colheita data de mais de 10 mil anos atrás, nas regiões do México e da América Central.
Seu sabor é um pouco doce, suave e semelhante ao das nozes. Algumas pessoas costumam compará-lo ao sabor da batata doce, da cenoura ou do nabo. A abóbora refogada é um dos pratos mais populares feitos com a fruta.
Existem diversos tipos de abóbora para adicionar em sua dieta, algumas delas são:
Escolher qual a abóbora mais saborosa vai depender do seu gosto e quais são suas receitas favoritas para usar o alimento. No entanto, a abóbora-manteiga pode ser uma forte candidata, devido ao seu sabor suave.
Os benefícios da abóbora-manteiga não estão apenas em seu sabor ou nas suas receitas, afinal, ela é um alimento rico em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes.
Um copo de abóbora-manteiga cozida oferece cerca de:
Calorias: 82
Carboidratos: 22 gramas
Proteína: 2 gramas
Fibra: 7 gramas
Vitamina A: mais de 100% do consumo diário essencial
Vitamina C: aproximadamente 40% do consumo diário necessário
Magnésio: cerca de 15% do consumo necessário
Potássio: aproximadamente 18% do essencial diário
Cálcio: 5% do que é preciso consumir diariamente
A abóbora manteiga contém um tipo de fibra que não é digerida pelo corpo. Isso ajuda pessoas com diabetes a manter seus níveis de açúcar no sangue equilibrados depois da alimentação.
Além disso, a abóbora de manteiga tem um baixo índice glicêmico, o que significa que os carboidratos do alimento são digeridos mais lentamente. Esse fator ajuda a evitar o aumento dos níveis glicêmicos no sangue.
Alguns compostos da abóbora-manteiga são a luteína, zeaxantina, beta-caroteno e a vitamina A. Essas substâncias são conhecidas por protegerem os olhos dos raios ultravioletas, mantendo os órgãos saudáveis.
Se você está buscando alimentos com grandes quantidades de água, a abóbora-manteiga pode ser uma boa opção. Isso porque a abóbora é formada por aproximadamente 87% de água, que pode ajudar na hidratação do indivíduo.
A abóbora manteiga tem grandes quantidades de antioxidantes, como carotenóides e vitamina C, o que pode reduzir os riscos da pessoa desenvolver certos tipos de câncer. Alguns estudos apontam que essas substâncias já foram reconhecidas por seu papel na redução do risco da doença.
Por ser rica em potássio, a abóbora-manteiga apresenta certas contraindicações para pessoas que tomam remédios para condições cardiovasculares, como betabloqueadores e inibidores da Enzima Conversora de Angiotensina (ECA). Isso porque esses medicamentos são conhecidos por aumentar os níveis de potássio no sangue, e altas quantidades do nutriente podem gerar um caso de hipercalemia.
Quando for escolher a sua abóbora-manteiga no mercado, de preferência para aquelas que são pesadas e tem uma casca dura e sem manchas. A casca dura da abóbora significa que ela pode ser armazenada, sem refrigeração, por bastante tempo.
Na hora de cozinhar a abóbora-manteiga, a melhor opção é cortá-la ao meio, para não ter problemas com seu tamanho e formato diferenciado. Se você pretende descascá-la, é recomendado que se cozinhe ou asse o alimento por alguns minutos, para que a casca fique mais mole e saia com facilidade.
É preciso ter cuidado na hora de escolher a abóbora-manteiga, pois muitas pessoas a confundem com a abóbora pescoço, já que ambas têm a parte superior longa e a inferior redonda. No entanto, assim como a abóbora cabotiá e a moranga, as duas diferem pela cor de suas cascas. Enquanto o pescoço tem uma casca com diferentes tons de verde, a manteiga tem uma cor alaranjada meio pálida.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais