Abóbora ou jerimum são nomes populares do fruto da aboboreira, fazendo parte das referências às várias espécies de frutos das plantas da família Cucurbitaceae. Tais espécies incluem a melancia, o pepino, o melão e o chuchu.
Essa fruta, muito consumida no Brasil na forma de receitas doces como doce de abóbora, creme, purê e caldo, é muito benéfica para a saúde. A abóbora ajuda na saúde dos olhos, coração, sistema imunológico, entre outros benefícios. Confira:
A abóbora é um alimento incrivelmente nutritivo. Embora suas propriedades possam variar de abóbora para abóbora, em geral, elas possuem grandes quantidades de fibras, propriedades antioxidantes, vitaminas e minerais, além de poucas calorias.
A abóbora geralmente é redonda e laranja, mas seu tamanho, forma e cor podem variar dependendo do tipo, como a abóbora japonesa e o cabotiá. Sua casca externa, de cor verde escura, é grossa, lisa e nervurada, com interior praticamente oco, se não fosse pela presença de sementes. Há dois principais gêneros de abóbora: abobra e curcubita. A abobra é uma espécie nativa da América do Sul e curcubita é um gênero que inclui vários tipos de abóbora, inclusive a abobrinha.
Curcubita maxima é a espécie mais conhecida do gênero curcubita.
Além disso, ela é muito rica em beta-caroteno. Assim, pode ser usada como um poderoso antioxidante que se transforma em vitamina A no organismo.
A maioria dos benefícios para a saúde de uma abóbora vem do seu conteúdo em micronutrientes e do fato de ser uma fruta cheia de fibras e com pouco carboidrato. Embora não existam muitos estudos específicos sobre a o alimento, sabe-se que ele é rico em vários nutrientes que proporcionam benefícios à saúde.
A abóbora fornece uma grande dose de beta-caroteno, que é parcialmente convertido em vitamina A. A vitamina A, por sua vez, pode ajudar o organismo a combater infecções (confira aqui estudos a respeito: 1, 2 e 3). Pesquisas recentes mostraram que a vitamina A é particularmente importante para fortalecer o revestimento intestinal. Isso porque ela torna o órgão mais resistente a infecções. Outros micronutrientes do alimento, como a vitamina C, a vitamina E, o ferro e o folato, também ajudam a aumentar a imunidade.
A abóbora é um alimento muito rico em beta-caroteno, vitaminas e minerais que ajudam a retina a absorver a luz e protegem os olhos da degeneração macular relacionada à idade. Um estudo descobriu que pessoas com degeneração macular relacionada à idade podem retardar sua progressão tomando um suplemento contendo zinco, vitamina C, vitamina E, beta-caroteno e cobre.
Os antioxidantes presentes na abóbora (beta-caroteno e vitaminas C e E) são excelentes para a saúde da pele. De fato, esses compostos ajudam a combater os danos causados por radicais livres, que podem comprometer a pele. O betacaroteno, em particular, ajuda a proteger a pele dos raios UV prejudiciais do sol (confira os estudos a respeito: 1, 2).
Consumir frutas e legumes, em geral, faz bem para o coração. Mas o jerimum, em específico, possui fibras, vitamina C e potássio. Eles são benéficos para a saúde cardíaca, ajudando a melhorar a pressão sanguínea e os níveis de colesterol.
Ingerir alimentos ricos em beta-caroteno, como a cenoura e a abóbora, pode ajudar a reduzir o risco de síndrome metabólica (confira aqui estudo a respeito: 3). A síndrome metabólica é um conjunto de sintomas associados à gordura abdominal. Ela é caracterizada pela pressão alta, aumento nos níveis de açúcar no sangue e de triglicerídeos – fatores que aumentam o risco de doenças cardíacas e diabetes.
A abóbora é levemente diurética e pode ser um problema para pessoas que tomam certos medicamentos, especialmente o lítio. O consumo excessivo da fruta, pode resultar na dificuldade do organismo em limpar o lítio, o que pode levar a efeitos colaterais.
Confira uma receita com abóbora deliciosa e que lhe ajudará a manter a saúde:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais