ABRAMPA apoia decisão técnica do Ibama sobre exploração do petróleo na foz do Amazonas
Por ABRAMPA | A ABRAMPA manifesta o seu apoio ao IBAMA pelo indeferimento da licença ambiental para a Atividade de Perfuração Marítima do Bloco FZA-M-59 na Bacia da Foz do Amazonas. O indeferimento da licença ambiental requerida pela Petrobrás trouxe à baila a falaciosa discussão que contrapõe o desenvolvimento econômico ao meio ambiente, esquecendo-se de que não há desenvolvimento possível sem que haja a conservação ambiental.
Trata-se de uma região de difícil acesso, pouco conhecida e de extrema sensibilidade socioambiental e os técnicos do Ibama concluíram que, para que se pudesse atestar com segurança a viabilidade ambiental da atividade, seria necessária uma melhor compreensão científica de toda a margem equatorial.
A ABRAMPA entende que uma avaliação ambiental estratégica, que permita um melhor entendimento dos impactos cumulativos e sinérgicos dos empreendimentos, é a medida mais adequada a projetos grandes e complexos como este, que também não podem dispensar a realização de estudos sobre os seus potenciais impactos climáticos.
CTA: Para ler a nota de posicionamento institucional da ABRAMPA na íntegra, clique aqui.
Este texto foi originalmente publicado pela ABRAMPA de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original. Este artigo não necessariamente representa a opinião do Portal eCycle.