O açafrão-da-terra é uma raiz muito usada como tempero, cujo consumo traz diversos benefícios para a saúde incluindo ações antioxidantes e anti-inflamatória
O açafrão-da-terra (Curcuma longa) é uma planta medicinal da mesma família do gengibre. Ela tem propriedades medicinais impressionantes, com ação anti-inflamatória e cicatrizante. Também conhecida como cúrcuma, turmérico, ou açafrão, é uma espécie de raiz e a parte mais consumida da planta. Essa parte é muito utilizada na culinária indiana, em forma de tempero em pó.
É importante lembrar que a cúrcuma, ou açafrão-da-terra, é diferente da especiaria conhecida como açafrão verdadeiro. Essa, por sua vez, é proveniente dos estigmas de flores da planta Crocus sativus e é uma das especiarias mais caras do mundo.
Benefícios do açafrão-da-terra
Dentre os principais benefícios da cúrcuma estão a melhora na função digestiva, alívio de gases, melhora da imunidade, efeitos anti-inflamatório e cicatrizante. As cores vibrantes dos alimentos são comumente associadas à presença de antioxidantes.
No caso do açafrão-da-terra, sua cor amarelada se dá graças à presença de curcumina, substância muito estudada por suas propriedades medicinais. Estudos indicaram a eficácia da curcumina no combate ao câncer e outras doenças.
Favorece saúde oral
Há também pesquisas, ainda não suficientemente fundamentadas, que demonstram o potencial do açafrão-da-terra na saúde oral. Devido a suas propriedades anti-inflamatórias, ela ajuda a aliviar dores de dente e inchaços.
Além disso, o açafrão pode auxiliar no tratamento de gengivite e no combate contra bactéria que causa placa e cáries dentárias. A mistura de uma colher de chá de açafrão com meia colher de chá de sal e meia colher de chá de óleo de mostarda duas vezes ao dia pode também aliviar a gengivite e a periodontite. Para saber mais, confira a matéria:
Combate câncer
A medicina chinesa utiliza o açafrão-da-terra para remover inflamações nas partes internas e externas do corpo. No entanto, a medicina ocidental também já reconheceu os benefícios deste produto. Doutores da Universidade da Califórnia descobriram que a curcumina bloqueou uma enzima que promove o crescimento de câncer na cabeça e no pescoço. O resultado encontrado foi que as enzimas que promoviam o câncer foram inibidas pelo composto, impedindo o avanço das células malignas.
Ação antioxidante
A propriedade antioxidante do açafrão-da-terra foi estudada pelo Centro Médico da Universidade de Maryland, que destacou que os antioxidantes da cúrcuma combatem radicais livres causadores de câncer, reduzindo ou prevenindo os danos que eles podem causar no nosso organismo. Além das propriedades anticancerígenas, o composto também possui atividade anti-inflamatória. A Universidade do Arizona examinou os efeitos da cúrcuma longa em ratos com artrite reumatoide. Resultado: a curcumina inibiu a inflamação das articulações.
Alivia torções
O açafrão-da-terra pode ser usado em tratamentos homeopáticos para o alívio de torções musculares, auxiliando o bem estar. Pode-se fazer uma pasta usando uma parte de sal para duas partes de cúrcuma em pó. Adicione um pouco de água para dar a consistência necessária.
Aplique a pasta na junta afetada e envolva com uma gaze ou um pedaço de pano que possa ser manchado. Deixe agir de 20 minutos a uma hora. Use uma vez ao dia – sua pele vai ficar um pouco manchada, mas depois de algum tempo a cor tende a voltar ao normal. Porém, o recomendado é não usar a mistura em locais nos quais você não queira manchas.
Acalma o estômago
O açafrão-da-terra é muito usado para aliviar a irritação no estômago. A recomendação do National Institutes of Health (NIH) dos EUA é de 500 mg de açafrão-da-terra, quatro vezes ao dia. O uso da cúrcuma pode ser feito para acalmar o estômago, no caso de quem consome o produto em cápsulas. Você também pode incluir a raiz ou um pouco do tempero em pó no preparo dos seus pratos para melhorar a digestibilidade.
Açafrão-da-terra tem uso milenar
O uso da cúrcuma é comum na medicina Ayurvédica, sistema medicinal característico da Índia. Através dela derivam diversos medicamentos usados na cultura ocidental atualmente. Na Ayurveda, a curcumina pode ser utilizada como:
- Antialérgico
- Digestivo
- Inibidora de gases intestinais
- Anti-inflamatório
- Cicatrizante
- Antioxidante
- Tratamento de patologias respiratórias
A curcumina tem sido utilizada no tratamento de câncer, artrite, diabetes (já que ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue), doença de Crohn, prevenindo doenças cardiovasculares, osteoporose, doença de Alzheimer, psoríase, entre outras.