Acerola: perfil nutricional e benefícios à saúde

Compartilhar

Acerola é o fruto da aceroleira, que é um arbusto de pequeno a médio porte (até 4 metros de altura) e de nome científico Malpighia emarginata. Originária das Antilhas e das Américas Central e do Sul, a acerola foi introduzida no Brasil pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, em 1955, e é nativa de ambientes com clima tropical.

Por meio de sementes oriundas de Porto Rico, a acerola é uma fruta que se espalha pelo Nordeste e outras regiões do país. Seu cultivo cresceu a partir do final do século XX. Nos tempos atuais, a fruta é muito presente em cultivos da região Nordeste do Brasil, principalmente na agroindústria de polpa de fruta congelada.

Além do seu consumo in natura como uma ótima sobremesa e lanche, a fruta pode ser consumida em saladas, molhos e até em suco de acerola. De forma que você pode aproveitar os benefícios dessa fruta em diversos pratos e em vários momentos do dia.

Por outro lado, a fruta também foi altamente utilizada na medicina moderna e popular. Na medicina tradicional, por exemplo, os seus usos incluem tratamento para doenças do fígado, diarreia, disenteria, tosse e resfriados.

Informações nutricionais

Suas pequenas sementes são comestíveis Suas pequenas sementes são comestíveis e concentram um alto teor de vitaminas A e C. Além disso, a fruta é bastante rica em antioxidantes, como antocianinas, fibras, cálcio e potássio. Consumir 100 gramas de acerola equivale a consumir (1):

  • 32 calorias;
  • 8 gramas de carboidratos;
  • 1 grama de fibras;
  • 0,5 gramas de proteína;
  • 146 mg de potássio;
  • 38 mg de vitamina A ;
  • 18 mg de magnésio;
  • 0.8 mg de cobre;
  • 0.309 mg de ácido pantotênico;
  • 0.06 mg de riboflavinas;
  • 0.02 mg de tiamina, uma vitamina do complexo B.

Quais os benefícios da acerola?

Fonte de vitamina C

Os benefícios da acerola para a saúde se devem principalmente ao considerável teor de ácido ascórbico (vitamina C) na polpa da fruta. Mas esse nutriente vai se tornando mais escasso quanto mais a acerola amadurece.

Um estudo comparou a concentração de vitamina C de três frutos cultivados organicamente no Brasil: a acerola, o morango e o caqui.

Os pesquisadores concluíram que a acerola possui mais vitamina C que o morango e o caqui. Sendo cerca de 2294,53 mg a cada 100 gramas de polpa do fruto. E essa concentração é ainda maior em frutos orgânicos (4023.39 mg/100 g).

Fonte de vitamina A

O mesmo estudo que analisou a quantidade de vitamina C presente na acerola concluiu que a fruta é uma boa fonte de vitamina A.

Propriedades antioxidantes

Estudos afirmam que a acerola é rica em antioxidantes. Juntamente com a vitamina A, a vitamina C possui ação antioxidante. Isso ajuda a prevenir danos causados ​​pelos radicais livres, como o envelhecimento precoce, e certas doenças.

A vitamina C é importante para manter o funcionamento do sistema imunológico. Além de ajudar o organismo a combater infecções, vírus e até mesmo câncer.

As antocianinas presentes nessa fruta possuem ação anti-inflamatória, podendo auxiliar no alívio de dores crônicas, como as da artrite (2).

Acerola melhora a imunidade

Por ser extremamente rica em vitamina C, a acerola previne gripes e resfriados, sendo uma ótima aliada da imunidade.

Pode ajudar na prevenção da obesidade

De acordo com um estudo de 2017, a acerola foi capaz de reverter parte da disfunção do metabolismo causada pela obesidade em ratos. No entanto, outros estudos devem ser feitos para que esse efeito seja comprovado em seres humanos.

Acerola previne o escorbuto

O escorbuto é uma doença aguda ou crônica causada pela carência de vitamina C . Essa carência pode causar hemorragias, alteração das gengivas e queda da resistência às infecções.

A acerola, quando consumida como um alimento, tem papel importante na prevenção do escorbuto. Isso devido à sua alta concentração de vitamina C, assim como acontece com outras frutas ricas nesse nutriente.

Ajuda a manter a saúde da pele

Além disso, a vitamina C presente na acerola tem papel fundamental na construção do colágeno (proteína responsável pela manutenção da elasticidade da pele) e proteção das membranas das mucosas do organismo.

Colágeno: o que é, para que serve e benefícios

O que a acerola previne? 

A acerola serve como um alimento preventivo à carência de vitamina C . Mas não há estudos mostrando que o consumo de acerola é capaz de reverter a deficiência dessa vitamina.

Portanto, se você suspeita que esteja sofrendo com o problema, é necessário buscar orientação médica para realizar o tratamento adequado.

Stella Legnaioli

Jornalista, gestora ambiental, ecofeminista, vegana e livre de glúten. Aceito convites para morar em uma ecovila :)

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais