Se você procura um companheiro independente, carinhoso e de fácil adaptação, talvez a melhor escolha seja a adoção de gatos. Os benefícios da adoção são inúmeros: além de ajudar a salvar vidas, a companhia dos gatos pode reduzir os sintomas de uma série de doenças.
Pesquisas comprovam que ter um gato de estimação pode reduzir hipertensão, obesidade e até mesmo os sintomas da ansiedade e da depressão. Isso porque se relacionar com um animal de estimação estimula o cérebro a produzir endorfina e serotonina, substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar.
Ao optar pela adoção de gatos, você também contribui para diminuir um problema sério no Brasil: o abandono animal. A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que existam dez milhões de gatos vivendo nas ruas do país. Mais de 170 mil estão sob o cuidado de organizações não governamentais, segundo levantamento do Instituto Pet Brasil.
Uma das razões para esse alto índice é a facilidade com que tutores se desfazem de seus animais de estimação quando eles adoecem, apresentam algum comportamento indesejado ou, simplesmente, quando os responsáveis não têm com quem deixá-los numa viagem de férias, por exemplo.
Por isso, antes de decidir pela adoção, tenha em mente que você será responsável por uma vida (posse responsável). Um gato precisa de alimentação adequada e cuidados com higiene, saúde e bem-estar. Além disso, você deverá levar em consideração o fator idade, porque um gato filhote demanda mais atenção do que um adulto.
Garanta também que você disponha de um espaço que satisfaça as necessidades do seu pet, onde ele possa brincar à vontade. Os brinquedos e arranhadores também são uma parte importante da rotina dos gatos. Eles variam dos mais simples aos mais elaborados e podem ser feitos com diversos tipos de material.
Os gatos fornecem muitos benefícios à saúde para os humanos. Eles podem ajudar a aliviar a depressão e a solidão e diminuir o risco de ataques cardíacos e derrames. É comprovado que acariciar um gato que ronrona também pode reduzir a pressão arterial de um ser humano.
Os gatos em abrigos de animais e programas de resgate estão lá porque algo em suas vidas deu errado e eles precisam de um novo lar. Ao adotar um gato, você pode dar a ele uma suspensão da eutanásia se o abrigo ou programa de resgate ficar superlotado.
Uma das grandes razões para adotar um gato é que você terá uma boa seleção de gatos para escolher ao adotar de um abrigo ou grupo de resgate. Os funcionários do abrigo serão capazes de dar conselhos valiosos sobre a personalidade e peculiaridades de cada gato para adoção.
A maioria dos gatos adotados de um abrigo ou programa de resgate já vem castrados, com check-up de saúde realizado e vacinação em dia. Por isso, a adoção de gatos minimiza despesas que você teria ao optar pela compra de um animalzinho. Mas lembre-se de que, ainda assim, é importante levar o seu gato ao veterinário após a adoção, para prevenir problemas futuros.
Ao adotar um gato de um abrigo ou grupo de resgate, você abre um espaço para outro gato necessitado ser acolhido.
Os gatos tendem a ser higiênicos por conta própria, o que significa que você não terá que fazer muito nesse departamento. Gatos de pelo comprido requerem cuidados maiores com a pelagem, mas um gatinho de pelo curto é bastante autossuficiente nessa categoria.
Um gato exige menos trabalho do que um cachorro. Embora alguns donos levem seus gatos para passear, a maioria dos felinos fica feliz em dormir de 16 a 20 horas por dia e não dá a mínima se demorar meses para sair de casa.
Os gatos adultos apreciam sua privacidade e independência, então você pode deixá-los em casa durante o dia sem se sentir culpado. Por outro lado, os filhotes precisam de muita interação humana e atenção. Na verdade, os especialistas em gatos recomendam que os filhotes recebam pelo menos duas horas de atenção humana por dia para garantir que sejam devidamente socializados.
A internet facilita – e muito – a vida de quem procura a adoção de gatos. Em alguns sites, você pode buscar seu gato filtrando por fatores como tamanho, sexo, idade, região, cidade e até algumas de suas características. Muitas dessas organizações também promovem frequentemente feiras de adoção; por isso, é importante ficar de olho nos sites e nas redes sociais para descobrir quando e onde elas acontecem.
Outra opção é buscar organizações não governamentais de adoção no seu estado ou cidade. Procure ONGs de adoção de animais próximas de você e entre em contato!
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais