Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Adoção de práticas sustentáveis pode gerar trilhões de dólares em oportunidades e milhões de empregos verdes até 2030, conforme apontado pelos relatórios mais recentes da Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES). O alerta destaca a necessidade de transformações profundas para mitigar a perda de biodiversidade e assegurar um futuro equilibrado para o planeta.

Empregos verdes
Empregos verdes: evitando o colapso com justiça ambiental

O potencial econômico das iniciativas ecológicas é colossal, estimado em US$ 10 trilhões em negócios relacionados à natureza, como restauração ecológica e adoção de sistemas sustentáveis. A recuperação de serviços ecossistêmicos, como a polinização e a regulação de chuvas, também reforça a segurança alimentar e hídrica. Contudo, os custos da inatividade, segundo os estudos, podem ser mais do que o dobro desse montante, comprometendo a qualidade de vida global.

Para reverter a degradação ambiental, os relatórios sugerem seis ações complementares que incluem transformações estruturais e sistêmicas, empoderamento de grupos historicamente marginalizados e maior integração entre a ciência moderna e os saberes tradicionais. A maiorém dos impactos duradouros, contudo, depende de uma mudança interna de valores, com foco na conexão entre as pessoas e o meio ambiente.

empregos verdes
Empregos verdes: transição para fontes renováveis gera mesma quantidade de empregos que indústria de carvão nos EUA

No âmbito urbano, onde reside 75% da população mundial, há um chamado urgente para a adoção de novos hábitos que mitiguem os danos causados à biodiversidade. Esses danos têm reflexos diretos na saúde, na produção de alimentos e na disponibilidade de recursos naturais. Políticas que promovam a governança integrada são essenciais para enfrentar desafios comuns e evitar a fragmentação das soluções.

O documento também enfatiza a ligação intrínseca entre biodiversidade, água, alimento e saúde. Para garantir um desenvolvimento mais justo e sustentável, é necessária a integração de políticas públicas com ações que promovam inclusão e equidade. Os pesquisadores alertam que intervenções isoladas, muitas vezes baseadas em perspectivas setoriais, têm falhado em oferecer soluções abrangentes e eficazes.

quintal agroecológico da Penha
Na Penha (SP), coletivo transforma espaço ocioso em horta coletiva

A 11ª Plenária do IPBES, realizada na Namíbia, apresentou o Assessment Report of the Underlying Causes of Biodiversity Loss and the Determinants of Transformative Change, que destaca a importância de mudar o atual modelo econômico baseado na exploração predatória. Outra publicação, o Assessment Report on the Interlinkages Among Biodiversity, Water, Food and Health, sublinha o papel das soluções integradas na adaptação às mudanças climáticas e na garantia de recursos essenciais.

As iniciativas descritas nos relatórios atendem à demanda dos 188 países signatários da Convenção sobre Diversidade Biológica, reforçando a necessidade de um desenvolvimento econômico mais inclusivo e harmonioso com a natureza. A proposta não apenas visa a preservação ambiental, mas também oportunidades econômicas e sociais de grande escala.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais