O agrião é um vegetal frondoso de coloração verde escura que proporciona muitos benefícios para a saúde. Suas pequenas folhas arredondadas e hastes comestíveis têm um sabor refrescante e levemente picante.
Rico em antioxidantes, a hortaliça faz parte da família Brassicaceae de vegetais. Ela também inclui a couve, a couve-de-bruxelas e o repolho.
Esse alimento muito saudável já foi considerado uma erva-daninha, tendo sido cultivado pela primeira vez no Reino Unido, no início de 1800. Confira 11 incríveis benefícios do agrião para a saúde.
Com poucas calorias e muitos nutrientes, o agrião está classificado em primeiro lugar na lista Powerhouse Fruits and Vegetables do Centro dos EUA para Controle de Doenças. Um copo com 34 gramas de agrião contém:
Como você pode ver, um copo com 34 gramas de agrião é rico em vitamina K, fornecendo mais de 100% do IDR. Ela é uma vitamina lipossolúvel necessária para a coagulação do sangue e ossos saudáveis.
O agrião também é fonte de vitamina E, tiamina, riboflavina, vitamina B6, folato, ácido pantotênico, magnésio, fósforo, potássio, sódio e cobre.
O agrião é repleto de compostos vegetais chamados antioxidantes, que protegem contra os danos celulares causados pelos radicais livres.
O estresse oxidativo tem sido associado a várias doenças crônicas, incluindo diabetes, câncer e doenças cardiovasculares.
O vegetal ajuda a proteger contra o estresse oxidativo, por ser rico em antioxidantes. Isso ajuda a reduzir o risco dessas doenças, pois ajudam a combater os radicais livres.
Um estudo sobre os compostos antioxidantes em 12 diferentes vegetais crucíferos encontrou mais de 40 flavonoides no agrião.
Em termos de quantidade total de fenóis e capacidade de neutralizar os radicais livres, o agrião superou todos os outros vegetais no estudo.
Além disso, os antioxidantes do agrião estão associados a um menor risco de desenvolvimento de câncer, diabetes e doenças cardíacas. Conheça todos os benefícios dos antioxidantes no vídeo abaixo:
Como o vegetal é rico em fitoquímicos, o consumo desse vegetal pode reduzir o risco de desenvolvimento de certos tipos de câncer.
O agrião e outros vegetais crucíferos contêm glicosinolatos, que são ativados em compostos chamados isotiocianatos quando cortados com uma faca ou mastigados.
Os isotiocianatos incluem produtos químicos como sulforafano e fenotil isotiocianato.
Esses compostos ajudam a prevenir o câncer, protegendo as células saudáveis de danos, inativando produtos químicos carcinogênicos e bloqueando o crescimento e a disseminação de tumores.
Comer agrião pode beneficiar a saúde do coração de várias maneiras. Uma revisão de estudos feita com mais de 500.000 pessoas relacionou a ingestão de vegetais crucíferos a um risco 16% menor de doença cardíaca.
O agrião contém os antioxidantes betacaroteno, zeaxantina e luteína. Baixos níveis desses carotenóides estão associados a desenvolvimento de doenças cardíacas e hipertensão arterial, de acordo com estudo.
Outros estudos mostraram que altos níveis de carotenóides protegem contra o desenvolvimento de doenças cardíacas. Porém, também diminuem o risco de ataques cardíacos e derrames.
O agrião também contém nitratos, que ajudam a aumentar a saúde dos vasos sanguíneos, reduzindo a inflamação, a rigidez e a espessura dos vasos sanguíneos.
Os nitratos do agrião também mostraram reduzir a pressão arterial, aumentando o óxido nítrico no sangue.
O agrião ainda pode diminuir o colesterol, o que pode melhorar a saúde do coração. Em um estudo de dez dias em ratos com colesterol alto, o tratamento com extrato de agrião reduziu o colesterol total em 34% e o colesterol ruim em 53%.
O agrião contém muitos minerais importantes, necessários para a saúde dos ossos, incluindo cálcio, magnésio, potássio e fósforo.
Embora o cálcio seja conhecido por seus efeitos na saúde óssea, o magnésio, a vitamina K e o potássio também desempenham papéis importantes.
Um estudo mostrou que uma dieta balanceada rica em vitamina e vegetais nutritivos, como o agrião, está correlacionada a um efeito positivo na saúde óssea.
Além disso, um copo (34 gramas) de agrião fornece mais de 100% da IDR de vitamina K.
A vitamina K é um componente da osteocalcina, uma proteína que forma tecido ósseo saudável e ajuda a regular a renovação óssea.
Em um estudo, as pessoas com a maior ingestão de vitamina K foram 35% menos propensas a sofrer fratura de quadril do que as com menor ingestão.
O agrião contém 15 mg de vitamina C por copo (34 gramas), o que representa 20% da IDR para mulheres e 17% para homens.
A vitamina C é conhecida por seus efeitos benéficos sobre a saúde do sistema imunológico. A deficiência de vitamina C tem sido associada à diminuição da função imunológica e aumento da inflamação. Vitamina C estimula o sistema imunológico, aumentando a produção de glóbulos brancos que combatem infecções.
Embora os estudos não provem que a vitamina C diminui o risco de resfriado, ela reduz a duração dos sintomas em 8%.
Embora não tenha sido estudado especificamente, o agrião também pode ter benefícios para o controle de peso.
É um alimento extremamente rico em nutrientes – um copo (34 gramas) contém apenas quatro calorias, mas fornece vários nutrientes importantes.
Se você está tentando perder peso, vale a pena tentar adicionar esse vegetal nutritivo de baixa caloria à sua dieta.
Os vegetais da família Brassicaceae contêm altos níveis de nitratos na dieta.
Nitratos são compostos encontrados naturalmente no agrião e outros alimentos como beterraba, rabanete e verduras.
Eles relaxam os vasos sanguíneos e aumentam a quantidade de óxido nítrico no sangue, o que pode melhorar o desempenho atlético.
Além do mais, o nitrato reduz a pressão sanguínea em repouso e diminui a quantidade de oxigênio necessária durante o exercício, o que pode aumentar a tolerância ao exercício.
Embora uma quantidade considerável de pesquisas indiquem que os nitratos na dieta podem melhorar o desempenho do exercício, evidências conclusivas de que o vegetal melhora o desempenho atlético não existem.
O agrião contém luteína e zeaxantina, que são compostos antioxidantes da família dos carotenóides.
Numerosos estudos demonstraram que a luteína e a zeaxantina são essenciais para a saúde ocular. Estes compostos protegem os olhos contra danos causados pela luz azul.
Para conhecer os efeitos da luz azul como se proteger dela, confira a matéria:
A luteína e a zeaxantina também foram associadas a um risco menor de desenvolver degeneração macular relacionada à idade e catarata.
Além disso, o consumo de vitamina C, que também está presente no agrião, está associado a um risco menor de desenvolvimento de catarata.
Essa folha pode ser usada em uma grande variedade de pratos, podendo ser consumida crua em saladas, em bebidas, como o chá de agrião e suco de agrião, ou ainda, como componente de pratos quentes como suflês.
No entanto, para obter o máximo de benefícios de seus compostos antioxidantes ativos, é melhor ingeri-lo cru ou levemente cozido no vapor.
Aqui estão algumas maneiras fáceis de adicionar essa hortaliça à sua dieta:
Algumas pessoas costumam confundir o agrião e a rúcula, mas ambos têm sabores diferentes quando aderidos a dieta. O primeiro é mais picante e pode ser usado como erva aromática. Enquanto a rúcula é mais leve na picância e costuma ser usada como acompanhamento. Sem contar que a verdura é de um tom mais verde do que o agrião.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais