Água alcalina é um tipo de água que possui pH alcalino. Isso significa que seu pH é acima de 7,5, o que pode beneficiar a saúde. É possível fazer água alcalina em casa. Confira como fazer e seus benefícios.
Para fazer água alcalina em casa você só precisa de uma garrafa de vidro higienizada contendo água filtrada e, surpreenda-se, a luz do Sol. Então basta deixar a garrafa semiaberta algumas horas exposta ao Sol que o efeito resultante pode elevar o ph da água.
Esse processo vai fazer com que agentes acidificantes como o flúor e o cloro evaporem, tornando a água mais alcalina – de modo que minerais alcalinizadores, como o magnésio, permaneçam.
Além do benefício de tornar uma bebida alcalina, esse método é uma forma de diminuir a exposição ao flúor e ao dióxido de cloro. Veja com mais detalhes como tornar a água alcalina de forma natural e caseira, via solarização, no vídeo feito pela cientista química, palestrante e escritora Conceição Trucom:
A massa corporal de uma mulher, em média, é formada por cerca de 60% de água, enquanto a de um homem é de cerca de 65%. Além disso, aproximadamente 75% do peso de um músculo é formado por água. Ela é responsável pelo peso de 95% do sangue (que tem seu ph normal entre 7,35 e 7,45), de 14% da gordura e de 22% do tecido ósseo.
A água tem papel importante para a saúde do corpo humano no dia a dia, e disso todos nós sabemos. Mas o que muita gente não sabe é que nem toda água é igual. De acordo com alguns estudos, o consumo da chamada água alcalina proporciona mais benefícios em relação à água comum.
Excluindo-se a água utilizada para reações químicas nos laboratórios e em procedimentos médicos, conhecida como água destilada, todas as outras possuem minerais, incluindo as de torneira, rios, lagos, lagoas e as de garrafa. Alguns dos minerais que podem estar presentes na água – em quantidades baixíssimas – são o cloreto, zinco, fluoreto, sódio e silício.
Mas o que diferencia a água alcalina da comum é que a alcalina é composta principalmente por minerais mais básicos (em termos de pH), como cálcio, magnésio e ferro. Isso significa que, diferente das águas comuns que possuem pH neutro, ela é menos ácida. Em outras palavras, possui um pH superior (a 7,5).
Tem-se afirmado que manter uma dieta alcalina possibilita a cura de diversas doenças, incluindo doenças ósseas, como a osteoporose, e até mesmo câncer. Entretanto, não há comprovação suficiente que embase estas afirmações. Por outro lado, um estudo concluiu que a dieta alcalina pode trazer uma série de benefícios para a saúde. Confira uma lista a seguir:
De acordo com o estudo, seria necessário considerar uma dieta alcalina para reduzir a morbidade e a mortalidade de doenças crônicas. Os autores da pesquisa consideram que uma dieta alcalina inclui o consumo diário de frutas e vegetais variados.
Mas é necessário levar em conta o tipo de solo em que os alimentos foram cultivados, pois isso pode influenciar significativamente o conteúdo mineral. A água alcalina, então, seria mais um item para incluir na alimentação alcalina.
Um estudo que analisou pacientes que consumiram e que não consumiram água alcalina concluiu que aqueles que consumiram apresentaram melhora do equilíbrio corporal ácido/base e melhor estado geral de hidratação.
Outro estudo mostrou que o consumo de água alcalina ionizada reduziu a pressão arterial e os níveis de açúcar e gordura no sangue. Isso significa que a água alcalina pode trazer benefícios ao ser utilizada como um dos métodos terapêuticos secundários para a hipertensão arterial, diabetes mellitus e hiperlipidemia (distúrbio nos níveis de gordura).
Um estudo de 2016, realizado com 100 pessoas, mostrou que o consumo de água alcalina, em comparação com o consumo de água comum, reduziu a viscosidade do sangue. Isso significa que a água alcalina pode melhorar a fluidez do sangue, o que pode aumentar a oxigenação do corpo como um todo.
Outro estudo concluiu que o consumo de água alcalina traz benefícios terapêuticos para quem sofre de refluxo.
A água alcalina natural ocorre quando a água passa sobre as rochas e absorve seus minerais, o que aumenta seu nível alcalino por meio do enriquecimento com minerais. Uma outra forma de obter água alcalina natural é via solarização. A luz do Sol faz com que minerais acidificantes como o flúor e o cloro evaporem, deixando maior quantidade de minerais alcalinos e necessários para a saúde como o magnésio e o cálcio.
A água alcalina artificial, em contrapartida, é feita a partir de um processo de desmineralização. O problema é que, de acordo com estudo publicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), consumir água com baixo teor mineral (principalmente os alcalinizantes) pode trazer riscos à saúde, como perda de cálcio, magnésio e outros elementos essenciais presentes nos alimentos preparados com água.
Então, se for escolher pelas qualidades da água, prefira a água alcalina natural ou a que foi solarizada. Pois a água alcalinizada por meio da subtração ou acréscimo de minerais pode prejudicar a nutrição ou afetar os rins.
Apesar dos benefícios, a água alcalina não é milagrosa e não vai curar enfermidades sozinha. Em hipótese alguma substitua tratamentos com medicamentos tradicionais pelo simples hábito de beber água alcalina.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais