Como fazer água de arroz para as plantas

Compartilhar

A água de arroz é um subproduto do arroz que é derivado da água de lavagem do grão. Ele possui diversos usos, incluindo estéticos que ajudam no fortalecimento do cabelo e no rejuvenescimento da pele. Entretanto, ele faz bem para as plantas

Acredita-se que a água de arroz para as plantas possa ser benéfica, uma vez que possui diversos minerais e amidos que auxiliam no crescimento, reprodução de bactérias benéficas e no controle de pestes. Além disso, ela pode ser uma alternativa eco-friendly e barata para alguns fertilizantes do mercado, que ajuda a reaproveitar a água que normalmente seria descartada. 

Ao lavar o arroz, parte de seus minerais, nutrientes e amidos são absorvidos pela água. Alguns desses componentes são as auxinas e as giberelinas, hormônios responsáveis ​​pela estimulação do crescimento das plantas. Porém, a presença desses nutrientes depende da variedade, fontes e intensidade de lavagem do arroz.

A água de arroz para as plantas também pode ser obtida a partir do processo de cozimento do alimento, uma vez que o calor ajuda na absorção de um maior número de macro e micronutrientes. Porém, esse processo pode ser mais complicado e envolve a separação da água antes de sua ebulição completa.

O que são fertilizantes e quais seus tipos?

Qual o benefício da água do arroz para as plantas?

Especialistas acreditam que, embora os diversos minerais presentes na água de arroz, o amido é o responsável pelo crescimento das plantas. Esse amido alimenta um tipo específico de bactéria, que então auxilia na alimentação de fungos micorrízicos, que fortalecem a raiz da planta, as deixando mais resistentes a possíveis doenças. Além disso, o amido também providencia carboidrato para as plantas — que pode ser armazenado na membrana da célula da planta e utilizada como fonte de energia. 

O seu uso está relacionado a um aumento de nitrogênio, potássio e fósforo no solo em que é adicionado. Esses compostos são essenciais para a fotossíntese e reprodução celular das plantas. 

Por outro lado, a água de arroz para as plantas também pode aumentar a produção de seus cultivos, como frutas, verduras e legumes. 

Riscos 

Também existem possíveis riscos do uso da água de arroz para as plantas. Os carboidratos presentes no amido do arroz, por exemplo, podem endurecer o solo e atrair alguns tipos de peste que se alimentam de amido. 

Quando atua diretamente no solo, ela é fermentada, o que pode acelerar a decomposição de matéria orgânica, como musgo e cascas de planta. Esse processo em geral pode levar à podridão da raiz e outros problemas fúngicos.

Portanto, o uso da água de arroz para as plantas deve ser feito moderadamente, para evitar que alguns desses problemas aconteçam. Mesmo assim, essa água ainda possui diversos benefícios que podem ser explorados. Quer aprender a fazê-lo? Confira a seguir: 

Leite de arroz: como fazer e benefícios

Como fazer água de arroz para plantas 

Siga o nosso passo a passo para fazer sua própria água de arroz para as plantas

  1. Adicione o tanto de arroz que for cozinhar em uma tigela com 2 a 3 xícaras de água; 
  2. Lave bem os grãos e deixe-os de molho por 30-45 minutos;
  3. Após o tempo de descanso, misture a água e o arroz; 
  4. Remova o arroz da água com ajuda de uma peneira e reserve a água. 

Pronto! Agora você pode usar água de arroz para regar as plantas. 

Imagem editada e redimensionada de Wheeler Cowperthwaite, disponível em Flickr sob a licença CC BY 2.0

Como usar água de arroz na planta

Como um ingrediente versátil, a água de arroz pode ser utilizada em plantas dentro ou fora de casa, tanto em vasos como diretamente no solo. Seus usos envolvem: 

  • Pulverização: mais comum em plantas com necessidades mínimas de água, como as suculentas. Para fazer a pulverização com a água de arroz é só transferi-la para um borrifador, umedecendo apenas as folhas e não o solo.  
  • Rega inferior: esse tipo de irrigação é feito por um tipo de imersão. A água é adicionada a um prato de plantas, onde o vaso vai por cima. Essa água sobe pelos buracos do vaso e evita o excesso de irrigação. 
  • Aplicação no solo: o método mais comum, onde a irrigação das plantas é feita com a água de arroz
Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais