A água de rosas é um líquido feito a partir da mistura das pétalas de rosa e água. Ela pode ser usada como um perfume, graças a seu cheiro doce e único, mas também é recomendada para usos medicinais e culinários.
O uso da água de rosas se popularizou e surgiu no Oriente Médio, mais precisamente na região onde hoje é o Irã. A sua tradição data o século VII, e se mantém até os dias atuais em diversos locais do mundo. Algumas evidências também apontam que a substância foi usada por muito tempo por povos indígenas da América do Norte, para a limpeza de alimentos.
Existem diversos benefícios do uso da água de rosas no organismo humano, alguns deles são:
Existem pesquisas que comprovam o efeito positivo da água de rosas em reduzir a vermelhidão da pele. As propriedades antibacterianas são responsáveis por combater a acne e acabar com a cor vermelha na região.
A água de rosas é um componente popular em diversos medicamentos naturais devido às suas propriedades antissépticas que ajudam no tratamento de infecções. Um estudo, publicado na revista Ophthalmol Eye Diseases, apontou que a água de rosas, usada em colírios, é eficiente no tratamento de conjuntivite.
As pétalas das rosas e os seus óleos são ricos em antioxidantes poderosos que protegem as células de danos. Uma pesquisa da área da saúde descobriu que esses antioxidantes têm efeitos potenciais de inibidores de peroxidação lipídica, que provêm certa proteção às células humanas.
A inalação do vapor da água de rosas está ligada à melhora de humor. Existem pesquisas que apontam que a água de rosas é rica em propriedades que trabalham como antidepressivos e ansiolíticos. Isso ajuda a manter uma boa noite de sono e pode reduzir os sintomas de condições como:
Se você sofre com as mudanças de tempo e sempre fica com a garganta irritada, talvez a água de rosas possa te ajudar. O uso da água de rosas para tratar garganta inflamada é algo que faz parte da tradição oriental. Ainda são necessários mais estudos na área, mas já existem informações que apontam sua funcionalidade.
A água de rosas tem propriedades antibacterianas e antissépticas, o que significa que ela é eficiente na cicatrização de feridas. Essas características da água de rosas ajudam no combate a infecções de cortes e na melhora de queimaduras.
Óleo de rosa mosqueta: criado a partir da rosa destilada, o óleo é conhecido por ser um produto caro, mas com as mesmas propriedades da água de rosas;
Flores secas: as pétalas são secas e podem ser usadas para a alimentação, com intuito de conseguir melhorar o funcionamento do sistema digestivo;
Semente de rosa: utilizadas ainda frescas ou secas, com o mesmo intuito da água de rosas.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais