Água de rosas: o que é e como fazer

Compartilhar

Água de rosas é um líquido feito a partir de pétalas de rosas com água. Seu uso é comum na área de cosméticos, sendo usada tanto no rosto como no resto do corpo. Seja como perfume ou como hidratante, a água de rosas pode oferecer diversos benefícios para a pele. 

Além de ser acessível, ela é fácil de se preparar, contando apenas com dois ingredientes. Por isso, seu uso é comum e pode ser rastreado para a antiguidade. Muitos acreditam que Cleópatra fazia uso da água de rosas

Você gosta de buquês? Entenda a relação das rosas com a emissão de carbono

Usos 

Entre os usos da água de rosas estão:

  • Toner
  • No cabelo, antes da lavagem
  • Em vez da água em máscaras faciais
  • Acalmar a pele depois da depilação
  • Aliviar a pele vermelha
  • Hidratação de pele seca

Benefícios 

A água de rosas tem propriedades incríveis para a pele, sendo um ótimo agente antioxidante que ajuda a combater o envelhecimento precoce causado por radicais livres. Ela também é usada no tratamento de condições de pele resultantes da inflamação, como eczema e rosácea. Por ser anti-inflamatória, também oferece alívio para dores de garganta. 

Ela também pode ser usada em machucados e curativos, pois possui propriedades antibacterianas, que ajudam a cicatrizar e limpar lesões. 

Na medicina popular, a água de rosas é usada para ajudar em problemas digestivos. Já na aromaterapia, acredita-se que seu uso pode ajudar no humor e a aliviar dores de cabeça.   

Aromaterapia com lavanda tem benefícios comprovados

Como fazer

Embora possa ser comprada em perfumarias ou farmácias, a água de rosas é muito fácil de fazer e só leva dois ingredientes: água e pétalas de rosas! Além disso, é possível que a água comercializada contenha outros ingredientes ou químicos nocivos à pele. 

Medidas

  • Pétalas de 3 ou 4 rosas
  • 2 xícaras de água

Passo a passo 

Para fazer a sua água de rosas, enxágue as pétalas em água corrente e depois transfira-as para um recipiente com tampa. Coloque a água no fogo até que ela ferva, depois cubra as pétalas com a água e feche a tampa do recipiente.

Quando a água esfriar, misture as pétalas na água agitando o pote com cuidado e deixe a mistura descansar durante a noite.

No dia seguinte, coe a mistura e transfira-a para o recipiente de sua preferência — na maioria das vezes, são usados borrifadores. Depois é só usar! 

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais