Transformar água em papel? Essa parece mais uma daquelas fábulas sobre alquimistas, mas, segundo o médico israelense Rafi Aharon, trata-se de algo totalmente possível. Ele mesmo desenvolveu um sistema para aproveitar partículas sólidas que estão na água das residências urbanas e que costumam ficar retidas nos filtros do sistema de esgoto de Israel.
Para o israelense, cerca de 0,10% das águas que saem das casas são compostas por material sólido e que, apesar de ser um percentual pequeno, é rico em celulose – geralmente proveniente de alimentos e também do papel higiênico – ele afirma que não há nenhum problema em usar o material para produzir um novo papel.
Essa ideia pode contribuir com o meio ambiente, pois ajuda a baratear o preço da água, já que reduz pela metade o material sólido existente no líquido e possibilita a diminuição de energia e de produtos químicos para descontaminá-la.
As empresas de papel também podem sair ganhando com isso, pois poderão comprar os restos de celulose a um preço inferior ao do papel reciclado comum. O sistema já foi implantado na região sul de Israel.
Para saber como reciclar papel, entre na seção Postos de Reciclagem da eCycle.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais