A alergia aparece nas crianças quando o organismo entra em contato com agentes alérgenos
A alergia em crianças é uma resposta imunológica que aparece quando o organismo reage a uma substância que normalmente é inofensiva. Essas substâncias costumam ser poeira, pólen, pelos de animais, picadas de insetos, medicamentos e alguns alimentos, como laticínios. Qualquer criança está sujeita a desenvolver alergia.
Ao entrar em contato com alérgenos (que são os agentes causadores de alergias) por meio de toque, inalação ou ingestão, o organismo libera histaminas, o que causa as reações alérgicas. Os sintomas variam e podem afetar a pele, o trato respiratório e outros órgãos.
Sintomas de alergia na pele
- Vermelhidão
- Sarna
- Escamação
- Irregularidade
- Inchaço
- Urticária
- Coceira
Sintomas de alergia no trato respiratório
- Espirros
- Coriza
- Vermelhidão nos olhos com coceira ou lacrimejamento
- Sensação de pressão no rosto
- Tosse, chiado e falta de ar
Em casos graves, a alergia em crianças pode evoluir para uma anafilaxia, podendo ser fatal.
Outros sintomas da alergia em crianças
- Tontura
- Náusea
- Cólicas
- Diarreia
- vômito
- Sensação de formigamento na boca
- Inchaço da língua ou do rosto
No caso de uma reação alérgica grave, pode haver perda de consciência. Se você suspeita que seu filho ou outra criança sob seus cuidados tem algum tipo de alergia, procure ajuda médica. Em casos graves, de alergias já conhecidas, é importante ter epinefrina por perto – esse remédio tem um potente efeito antiasmático, vasopressor e estimulante cardíaco, sendo utilizado em casos de emergência. Converse com um/a pediatra sobre o uso e aplicação desse produto no caso das alergias observadas nas crianças das quais você cuida.
Como evitar reações alérgicas
A maneira mais eficaz de prevenir reações alérgicas é evitar o contato com alérgenos. Depois de saber que uma criança é alérgica a determinada substância, pergunte à médica ou médico quais as dicas para evitar as reações alérgicas e como tratá-las.