Mais saudável que o cacau e livre de cafeína, a alfarroba pode substituir o chocolate em várias receitas
A alfarroba é uma fruta naturalmente doce que cresce na alfarrobeira, uma árvore de nome científico Ceratonia siliqua. Cultivada desde a antiguidade na região costeira do mediterrâneo, a alfarrobeira dá frutos com a aparência de uma vagem marrom escura, carregada de sementes. A alfarroba é um substituto saudável para o chocolate. Seu uso medicinal remonta 4 mil anos à Grécia antiga.
De acordo com a “Encyclopedia of Healing Foods“, os químicos britânicos do século XIX vendiam vagens de alfarroba para cantores manterem suas cordas vocais saudáveis.
A alfarroba pode ser encontrada na forma de fruta, em pó, como xarope, goma alimentícia e pílula.
As vagens de alfarroba podem ser consumidas frescas ou secas. Adicionar alfarroba à dieta pode proporcionar benefícios como perda de peso e problemas estomacais reduzidos.
De onde vem a alfarroba?
Os gregos antigos foram os primeiros a cultivar alfarrobeiras, hoje cultivadas em todo o mundo, da Índia à Austrália. É necessária uma árvore macho e uma fêmea para produzir vagens de alfarroba. Uma única árvore masculina pode polinizar até 20 árvores femininas. Após seis ou sete anos, uma alfarrobeira é capaz de produzir vagens.
Uma vez que uma alfarrobeira é fertilizada, ela produz centenas de quilos de vagens marrons escuras cheias de polpa marrom e sementes minúsculas. As alfarrobas podem ser colhidas, então, no outono.
Como é usada a alfarroba?
Você ainda pode desfrutar de doces como bombons, batidos de chocolate, mousses e bolos. O uso mais comum de alfarroba é na comida. Ela tem um sabor semelhante ao do chocolate e é uma ótima alternativa porque tem:
- Muita fibra
- Antioxidantes
- Baixas quantidades de gordura e açúcar
- 0% de cafeína
- 0% de glúten (se não houver contaminação no processamento)
Como a alfarroba é naturalmente doce, ela pode ajudar a satisfazer a vontade de açúcar branco. Se você achar que não é doce o suficiente para o seu gosto, tente adicionar estévia.
Ao cozinhar, você pode substituir o chocolate por alfarroba em uma proporção de 1 para 1. Você também pode substituir as lascas de chocolate por lascas de alfarroba.
Se você é intolerante à lactose, vegetariano estrito, ou vegano, a alfarroba também é uma ótima alternativa livre de laticínios.
Goma de alfarroba
A alfarroba está presente em muitos produtos e medicamentos para o cuidado da pele. Geralmente é rotulado como C. siliqua, que é o nome científico para goma de alfarroba. A goma compõe 35% da semente de alfarroba.
A goma de alfarroba é usada principalmente em cosméticos e como espessante de alimentos.
A alfarroba é saudável?
Devido ao seu gosto semelhante, as pessoas costumam comparar alfarroba com chocolate. No entanto, ela é mais saudável que o chocolate.
Alfarroba
- Tem o dobro da quantidade de cálcio em comparação com o cacau
- É livre de um composto desencadeador de enxaqueca
- É livre de cafeína e gordura
Cacau
- Contém ácido oxálico, que interfere na absorção de cálcio
- Pode causar enxaquecas em algumas pessoas
- É rico em sódio e gordura
A alfarroba também é uma excelente fonte de vitaminas B2, B3, B6; e uma fonte de minerais cobre, cálcio, manganês, potássio, magnésio, selênio e zinco.
Fatos nutricionais da alfarroba em pó
Duas colheres de sopa de alfarroba sem açúcar contêm cerca de 70 calorias, com:
- 3,5 gramas (g) de gordura
- 7 g de açúcar
- 50 g de sódio
- 8 g de carboidratos
- 2 g de fibra
- 2 g de proteína
- 8% da ingestão diária recomendada de cálcio
Outros usos
Os paisagistas podem usar alfarrobeiras para cuidar da terra. As árvores são resistentes à seca, solo rochoso e árido e ao sal. As folhas verdes brilhantes são bastante resistentes a chamas, o que faz das alfarrobeiras uma grande barreira contra incêndio. As vagens de alfarroba também são alimento para as vacas.