Alho em pó: benefícios, usos e preparo

Compartilhar

O alho em pó é feito a partir da trituragem dos dentes desidratados do alho. Essa especiaria, originária da Ásia, é mundialmente conhecida por seus benefícios medicinais e o gosto único que dá para a comida. Assim como o alho fresco, o alho em pó também oferece uma gama de benefícios para a saúde humana e pode ser facilmente adicionado no dia a dia. 

Para saber mais sobre o vegetal confira a matéria:

12 benefícios do alho para a saúde

O alho em pó pode ser uma boa alternativa para os dentes frescos, afinal, ele dura mais quando armazenado e não é preciso ficar descascando e o triturando toda vez que ele é  usado. Mesmo tendo uma quantidade um pouco menor de propriedades benéficas — devido ao processo de desidratação e trituração —, a versão em pó também pode gerar efeitos positivos para a saúde.

Transformar o alho em pó pode trazer uma praticidade que o alho fresco não oferece. Já que basta pegar uma colher do tempero e adicionar no chá ou na receita, sem se preocupar com mais nada. Algumas variedades deste produto incluem sal em sua composição, e por isso levam o nome de sal de alho.

Onde comprar alho em pó?

O alho em pó pode ser adquirido em qualquer loja de especiarias ou em alguns mercados. Certifique-se de ler a embalagem para não confundir o produto com o sal de alho ou com a cebola em pó, pois ambos tem uma aparência semelhante. 

Além disso, o alho em pó pode ser feito em casa, utilizando apenas um ou dois dentes de alho, um triturador, um desidratador de alimentos ou até mesmo o forno. A receita é simples e prática, podendo render até alguns meses depois de pronta, dependendo do consumo da pessoa. 

Quais são os benefícios do alho em pó?

Propriedades anticâncer

Um estudo, publicado em 2017, apontou que o consumo oral do extrato de alho pode ajudar a reduzir os riscos de câncer, sem efeitos colaterais. Além disso, os antioxidantes presentes no alho em pó podem ajudar a eliminar o estresse oxidativo do corpo, reduzindo inflamações, prevenindo mutação nas células e, consequentemente, evitando o câncer. 

Ajuda a manter os níveis de colesterol 

Uma série de pesquisas mostram que o consumo regular de alho em pó ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL “ruim”. Segundo os especialistas, o hábito auxilia no aumento do colesterol bom, HDL, e reduz a placa que se acumula nas artérias, reduzindo a pressão sanguínea e as chances de infarto. 

Melhora o sistema imunológico

O alho é conhecido por suas propriedades antioxidantes, antifúngicas, antivirais e seus minerais. Esse conjunto de benefícios ajudam a proteger o corpo de várias infecções, sejam elas bacterianas, virais, ou de fungos. Principalmente quando o consumo do alho em pó é feito com frequência.

Imunidade: o que é e como fortalecê-la

Melhora a digestão

Outras propriedades benéficas do alho em pó são o ferro e a fibra alimentar, que ajudam a manter o sistema digestivo saudável. Estudos mostram que o consumo de alho para pessoas que estão sofrendo com indigestão, constipação e problemas no estômago, pode ajudar a aliviar os sintomas. 

Como usar o alho em pó?

O uso do alho em pó é diverso, ele pode ser adicionado em sopas, ensopados, molhos, vegetais e carnes de panela. Ele também pode ser misturado com outros temperos para fazer uma mistura de especiarias, aplicado em receitas de pão de alho, manteiga com alho e molho de alho.

Por ser só o pó, o tempero pode ser adicionado em chás, oferecendo mais benefícios à saúde e fortalecendo os efeitos da bebida. Cabe a criatividade do usuário decidir de qual forma usar o alho em pó

Como fazer alho em pó?

Ingredientes 

4-5 dentes de alho 

Modo de preparo 

  1. Coloque os alhos para desidratarem em um aparelho desidratador, ou em uma forma no forno, por pelo menos 30 minutos — ou até ele ficar seco;
  2. Descasque o alho depois que ele esfriar e coloque em um triturador;
  3. Triture até ficar bem fino;
  4. Armazene em um pote de vidro bem fechado;
  5. Use quando quiser.
Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais