Alho-poró é rico em vitamina A e C, faz bem para os olhos, imunidade, entre outros benefícios
O alho-poró, alho porró ou ainda alho francês, é um vegetal de nome científico Allium porrum, que pertence à mesma família do alho e da cebola. Além de saboroso, ele é um alimento rico em antioxidantes, vitamina C e A, que fazem bem para a saúde dos olhos, imunidade, previnem o envelhecimento precoce, são anti-inflamatórios, entre outros benefícios. Confira:
Quais os benefícios do alho-poró para a saúde?
1. Alto teor de nutrientes
O vegetal tem poucas calorias e é muito rico em vitaminas e minerais. Uma porção de 100 gramas de alho-poró cozido tem apenas 31 calorias. Ao mesmo tempo, essa porção fornece carotenoides da provitamina A, incluindo o betacaroteno. Isso significa que o alho-poró faz bem para a visão, comunicação celular e funcionamento do sistema imunológico.
Ele também é uma boa fonte de vitamina K – necessária para a coagulação do sangue e a saúde do coração – e de manganês. O manganês, por sua vez, é um composto que ajuda a reduzir os sintomas da síndrome pré-menstrual (TPM) e a promover a saúde da tireoide.
Além disso, o vegetal é rico em ácido fólico e vitaminas do complexo B, os quais desempenham um papel fundamental na formação do tubo neural do feto e manutenção do sistema nervoso, tornando-se muito importante para o consumo durante a gravidez.
2. Possui antioxidantes
O alho-poró é uma ótima fonte de antioxidantes, particularmente polifenóis e compostos de enxofre. Ele é rico em kaempferol, um antioxidante polifenol que protege o organismo de doenças cardíacas e alguns tipos de câncer.
Além disso, o alho-poró é uma ótima fonte de alicina. O mesmo composto benéfico de enxofre que confere ao alho suas propriedades antimicrobianas, redutoras de colesterol e potencial anticâncer, combatendo os radicais livres.
3. Reduz a inflamação e faz bem para o coração
Vários estudos demonstram uma relação entre os vegetais da mesma família do alho-poró (que compartilha alguns benefícios do alho e da cebola) e um menor risco de doença cardíaca e derrame. Embora a maioria desses estudos tenha sido feita com alho e cebola, essa variedade contém vários compostos benéficos que diminuem a inflamação e protegem a saúde do coração.
O kaempferol, por exemplo, tem propriedades que ajudam na prevenção de doenças inflamatórias. Os alimentos ricos em kaempferol estão associados a um menor risco de ataques cardíacos ou morte devido a doenças cardíacas.
Além disso, esse alimento é uma boa fonte de alicina e outros tiossulfatos, compostos de enxofre . Eles podem beneficiar a saúde do coração, reduzindo o colesterol, a pressão sanguínea e a formação de coágulos sanguíneos.
4. Pode ajudar na perda de peso
O alho-poró é aliado de quem deseja perder peso, já que contém apenas 31 calorias a cada 100 gramas. Ele é rico em fibras, as quais reduzem o apetite e auxiliam no bom funcionamento da flora intestinal. Além disso, ele combate a retenção de líquidos e pode reduzir inchaços no corpo.
5. Faz bem para a digestão
Por ser uma boa fonte de fibra solúvel, incluindo prebióticos, o alho-poró é uma planta que faz bem para a digestão. As bactérias do intestino que se alimentam dos prebióticos, como o alho-poró, produzem ácidos graxos de cadeia curta como acetato, propionato e butirato. Esses ácidos ajudam a reduzir a inflamação e fortalecer a saúde intestinal.
6. Protege contra certos tipos de câncer
O vegetal possui uma variedade de compostos que ajudam a combater o câncer. O kaempferol, por exemplo, está associado a um menor risco de doenças crônicas, especialmente o câncer. Pesquisas em tubo de ensaio mostram que ele pode combater o câncer reduzindo a inflamação, matando as células cancerígenas e impedindo sua propagação.
Assim como o alho comum, o alho-poró também é uma boa fonte de alicina. Este composto de enxofre oferece propriedades anticancerígenas semelhantes ao kaempferol.
Além disso, estudos em humanos demonstraram que pessoas que consumiram vegetais da família do alho com frequência podem ter até 46% menos risco de câncer gástrico do que aquelas que consomem esse tipo de vegetal raramente. Da mesma forma, a alta ingestão de alliums pode estar ligada a um menor risco de câncer colorretal.
7–9. Outros benefícios potenciais do alho-poró
Embora o alho-poró não seja estudado tanto quanto a cebola e o alho, pesquisas sugerem que ele pode oferecer benefícios como:
- Diminuir os níveis de açúcar no sangue. Demonstrou-se que os compostos de enxofre nos alliums reduzem efetivamente os níveis de açúcar no sangue (confira aqui estudo a respeito);
- Promover a função cerebral. Esses compostos de enxofre também podem proteger seu cérebro do declínio mental e da doença relacionados à idade (confira aqui estudo a respeito);
- Combater infecções. Pesquisas em animais mostram que o kaempferol pode proteger contra infecções bacterianas, virais e fúngicas.
Receita de sopa de alho-poró
Apesar da parte branca ser comumente a mais utilizada, as folhas do alho-poró são uma ótima adição a caldos e sopas. Seus 20 cm de folhas podem ser utilizados para fazer um bouquet garni. Esse é um conjunto de ervas amarradas com um barbante para ser adicionado ao líquido de cozimentos. Sendo assim, na receita abaixo, é recomendado utilizar todo esse alimento, após lavá-lo em água corrente.
Ingredientes
- 2 colheres (chá) de azeite
- 1 xícara (chá) de alho-poró picado em rodelas
- 1 xícara (chá) de cenoura ralada ou picada no sentido do comprimento
- Alho picado a gosto
- 1 colher (sopa) de cebola picada
- 300 g de batata descascada e picada
- 1 l de caldo de galinha caseiro
- Noz moscada, sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1 caixa de creme de leite
Modo de preparo
- Refogue a cebola e o alho em uma panela com azeite;
- Acrescente o sal e o caldo;
- Deixe ferver por alguns segundos;
- Adicione todos os outros ingredientes, juntando o alho-poró;
- Cozinhe por uns 30 minutos;
- Espere esfriar e sirva inteiro, ou bata no liquidificador até virar uma sopa cremosa.