Alimentos antienvelhecimento não impedem que sua pele fique enrugada, no entanto, fortalecem o tecido por meio de antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias. Ou seja, manter uma alimentação saudável pode atrasar alguns sinais de envelhecimento e ainda promover uma pele brilhante, macia e rica em colágeno.
Nunca é tarde demais para começar uma dieta com alimentos antienvelhecimento. Mesmo que o colágeno na sua pele já tenha sido danificado, pela idade avançada ou pelo fumo, você ainda pode melhorar a condição do tecido. Assim, é possível reduzir danos futuros.
A seguir, confira uma série de alimentos antienvelhecimento para adicionar no cardápio:
O romã tem uma fama antiga de alimento medicinal, devido ao seu alto teor em vitamina C e antioxidantes potentes. Essa fruta ajuda a prevenir os danos causados por radicais livres e ainda reduz os níveis de inflamação no organismo. Além disso, ela contém punicalagina, um componente que preserva o colágeno da pele e diminui os sinais da idade.
O azeite de oliva extravirgem é rico em gorduras saudáveis e antioxidantes que reduzem as inflamações e o dano oxidativo. Uma dieta rica no óleo vegetal pode ajudar a diminuir os riscos de:
Uma série de estudos mostrou que uma dieta rica em gorduras monoinsaturadas diminui os sintomas de envelhecimento e aumenta a função anti-inflamatória do corpo. O azeite de oliva extravirgem é um tipo de óleo com grande concentração de gordura monoinsaturada.
“Folhas verdes” é o nome dado a vegetais como brócolis, espinafre e couve. Esses alimentos antienvelhecimento são ricos em vitamina K, B, E, antioxidantes e nitratos naturais. Uma pesquisa, publicada em 2018, apontou que a junção desses nutrientes permite que as folhas verdes ajudem a reduzir o declínio cognitivo causado pelo avanço da idade.
Abacate é uma fruta utilizada em várias dietas saudáveis, principalmente aquelas que focam na saúde da pele — você já deve ter visto máscaras faciais de abacate por aí. Estudos revelam que a fruta pode ser considerada um alimento antienvelhecimento, que melhora a elasticidade da pele por meio do combate aos radicais livres e ao estresse oxidativo.
A cor alaranjada das batatas doces vem de um antioxidante chamado betacaroteno, que quando entra no organismo é convertido em vitamina A. Este tipo de vitamina ajuda a restaurar a elasticidade, promover a renovação das células e a maciez da pele. Além disso, o vegetal é rico nas vitaminas C e E, que protegem o corpo de radicais livres.
O chocolate amargo é uma fonte de polifenóis, antioxidantes que atrasam o envelhecimento humano. Além disso, ele é rico em flavonoides, que diminuem o risco de problemas cardíacos, diabetes tipo 2 e declínio cognitivo. Quando combinados, esses nutrientes protegem a pele do dano causado pelos raios solares, que aceleram o envelhecimento.
A maioria das nozes são boas fontes de vitamina E, que ajuda a reparar, manter a hidratação e proteger a pele dos danos dos raios solares. Este alimento antienvelhecimento contém também uma série de propriedades anti-inflamatórias e ácidos graxos que ajudam a:
Esse alimento antienvelhecimento contém lignanas, um tipo de polifenol que tem efeitos antioxidantes e reduz o risco de doenças crônicas, como câncer de mama. As sementes de linhaça também são ótimas fontes de ácidos graxos, que ajudam a melhorar a saúde da membrana da pele, a mantendo hidratada e macia.
O arroz preto, comum na dieta asiática, é rico em antioxidantes que beneficiam a saúde de pessoas propensas à osteoporose e outras condições que enfraquecem os ossos. Além disso, um estudo de 2012 apontou que o alimento consegue aumentar o tempo de vida das células humanas. Sendo assim, pode atrasar o processo de envelhecimento.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais