Os alimentos para aumentar a imunidade tem como objetivo fortalecer seu corpo em épocas de gripe e resfriados. O sistema imunológico do corpo humano é responsável por defendê-lo de ameaças que chegam do mundo externo. Ele é formado por uma rede complexa de células de defesa, tecidos e órgãos que identificam quando um patógeno entrou no organismo.
Esses patógenos podem ser vírus, bactérias e parasitas que adentram o corpo e causam problemas. Como resposta a essa invasão, o sistema imunológico aciona os glóbulos brancos, ou leucócitos, para combater os microorganismos prejudiciais.
Fortalecer o sistema imunológico significa fortalecer a própria saúde. Assim, o indivíduo consegue evitar o surgimento de febres, resfriados e infecções repentinas. Quando o seu sistema imune está fragilizado devido a falta de cuidado com a alimentação, sono ou até mesmo a prática de exercícios, a pessoa está mais propensa a adoecer.
Refeições ricas em nutrientes são essenciais para garantir o bom funcionamento do sistema imune. Por isso, é preciso ter conhecimento sobre os alimentos para aumentar a imunidade. Confira a seguir alguns alimentos que aumentam a defesa do organismo:
Os alimentos para aumentar a imunidade estimulam a produção de anticorpos e podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico. Além disso, eles podem ser encontrados facilmente no dia a dia, em mercados, feiras e mercearias.
Frutas cítricas e kiwis: são excelentes fontes de vitamina C — conhecida por ser o nutriente que fortalece a imunidade em momentos de resfriados e gripes. Não se sabe exatamente o porquê, mas essa vitamina é fundamental para reduzir a duração dos sintomas dessas condições e aumentar a imunidade.
Melancia: por ser rica em um antioxidante chamado glutationa, a melancia ajuda no combate aos radicais livres e é considerada um dos alimentos para aumentar a imunidade. Afinal, fortalece a sua habilidade de combater infecções.
Romã: a combinação da vitamina C com a presença de antioxidantes fez com que o romã fosse uma fruta usada para tratar infecções desde a antiguidade. Além disso, o alimento também ajuda a reduzir a resistência à insulina, prevenir câncer, gerar fertilidade e melhorar a saúde digestiva.
Açaí: rico em potássio, vitamina C, cálcio, magnésio e antocianina, o açaí é um dos alimentos para aumentar a imunidade. Porém é preciso ter em mente que esses benefícios estão atrelados à forma natural da fruta e que o consumo de sorvetes e derivados repletos de açúcares e aditivos podem não ter o mesmo efeito e dificultar a absorção de nutrientes.
Abacate: fonte de magnésio e diversas vitaminas, essa fruta tem benefícios para o coração e o sistema imunológico. Outro fator importante, que ajuda a fortalecer a imunidade, é a presença do antioxidante glutationa.
Morango: também ricos em antioxidantes e vitamina C, eles são usados como alimentos para aumentar a imunidade.
Brócolis, couve, espinafre e outras verduras têm papel fundamental para o fortalecimento do sistema imunológico. A composição desses alimentos tem altos níveis de vitamina C, antioxidantes e betacaroteno, que ajudam a combater infecções. Além de serem benéficos para a saúde do coração, cérebro e estômago.
Chocolate amargo: contém um antioxidante chamado teobromina, que ajuda a aumentar a imunidade protegendo as células dos radicais livres. No entanto, ele pode ter altas quantidades de calorias e gordura saturada, por isso é preciso consumi-lo com moderação.
Batata doce: contém grandes quantidades de betacaroteno, que faz com que sua cor seja mais escura do que a das outras batatas. Esse tipo de antioxidante é uma fonte de vitamina A, e pode ser usado para a proteção de danos à pele causados por raios ultravioletas.
Alho: estudos já apontam que a ingestão de suplementos de alho pode ajudar a reduzir o risco de resfriados. Logo, ele é considerado um dos alimentos para aumentar a imunidade, graças a presença de manganês, vitamina B6, vitamina C, selênio, fibra, cálcio, cobre, potássio, fósforo, ferro e vitamina B1 em sua composição.
Sementes de girassol: ricas em antioxidantes e vitamina E, podem ser usadas em receitas como saladas ou cereais integrais, mas também podem ser consumidas sozinhas.
Chá verde: essa bebida tem apenas uma pequena quantidade de cafeína e altos níveis de flavonoides, que ajudam a aumentar a imunidade.
Curcuma: um tempero amarelo comumente usado para receitas medicinais, rico em antioxidantes e efeitos anti-inflamatórios que ajudam a fortalecer o sistema imune.
Cogumelo: é um fungo cheio de benefícios, devido a sua composição repleta de selênio, vitaminas do complexo B, riboflavina e niacina. O selênio é um mineral super importante para a manutenção do sistema imunológico, a deficiência desse nutriente pode fazer com que a pessoa esteja propensa a pegar mais resfriados.
Iogurte natural: os lactobacilos e as propriedades probióticas presentes nesses alimentos são o que fazem eles serem perfeitos para fortalecer a imunidade. Eles reforçam os mecanismos de defesa do corpo, e ainda oferecem uma melhora considerável para a flora intestinal.
A alimentação é super importante quando se fala de aumentar a imunidade. Porém, mudar o cardápio não é o único passo importante. O ideal é aderir a uma série de hábitos saudáveis que podem fortalecer os órgãos e os sistemas do corpo humano.
Alguns hábitos para aumentar a imunidade:
Você já pode estar com a imunidade baixa e nem percebeu! Para saber se o seu sistema imunológico está com problemas, fique de olho nos seguintes sintomas:
Para saber mais sobre como funciona o sistema imunológico e como mantê-lo saudável, confira o texto a seguir: “Imunidade: o que é e como fortalecê-la”
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais