Quais os alimentos para aumentar a imunidade?

Compartilhar

Os alimentos para aumentar a imunidade tem como objetivo fortalecer seu corpo em épocas de gripe e resfriados. O sistema imunológico do corpo humano é responsável por defendê-lo de ameaças que chegam do mundo externo. Ele é formado por uma rede complexa de células de defesa, tecidos e órgãos que identificam quando um patógeno entrou no organismo. 

Esses patógenos podem ser vírus, bactérias e parasitas que adentram o corpo e causam problemas. Como resposta a essa invasão, o sistema imunológico aciona os glóbulos brancos, ou leucócitos, para combater os microorganismos prejudiciais. 

Fortalecer o sistema imunológico significa fortalecer a própria saúde. Assim, o indivíduo consegue evitar o surgimento de febres, resfriados e infecções repentinas. Quando o seu sistema imune está fragilizado devido a falta de cuidado com a alimentação, sono ou até mesmo a prática de exercícios, a pessoa está mais propensa a adoecer.

Refeições ricas em nutrientes são essenciais para garantir o bom funcionamento do sistema imune. Por isso, é preciso ter conhecimento sobre os alimentos para aumentar a imunidade. Confira a seguir alguns alimentos que aumentam a defesa do organismo:

O que é bom para aumentar a imunidade?

Os alimentos para aumentar a imunidade estimulam a produção de anticorpos e podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico. Além disso, eles podem ser encontrados facilmente no dia a dia, em mercados, feiras e mercearias. 

Qual é a fruta que aumenta a imunidade?

Frutas cítricas e kiwis: são excelentes fontes de vitamina C — conhecida por ser o nutriente que fortalece a imunidade em momentos de resfriados e gripes. Não se sabe exatamente o porquê, mas essa vitamina é fundamental para reduzir a duração dos sintomas dessas condições e aumentar a imunidade.

Kiwi: benefícios da fruta para a saúde

Melancia: por ser rica em um antioxidante chamado glutationa, a melancia ajuda no combate aos radicais livres e é considerada um dos alimentos para aumentar a imunidade. Afinal, fortalece a sua habilidade de combater infecções. 

Romã: a combinação da vitamina C com a presença de antioxidantes fez com que o romã fosse uma fruta usada para tratar infecções desde a antiguidade. Além disso, o alimento também ajuda a reduzir a resistência à insulina, prevenir câncer, gerar fertilidade e melhorar a saúde digestiva. 

Açaí: rico em potássio, vitamina C, cálcio, magnésio e antocianina, o açaí é um dos alimentos para aumentar a imunidade. Porém é preciso ter em mente que esses benefícios estão atrelados à forma natural da fruta e que o consumo de sorvetes e derivados repletos de açúcares e aditivos podem não ter o mesmo efeito e dificultar a absorção de nutrientes.

Açaí: o que é e quais seus benefícios

Abacate: fonte de magnésio e diversas vitaminas, essa fruta tem benefícios para o coração e o sistema imunológico. Outro fator importante, que ajuda a fortalecer a imunidade, é a presença do antioxidante glutationa.

Morango: também ricos em antioxidantes e vitamina C, eles são usados como alimentos para aumentar a imunidade. 

Morango: benefícios, receitas e como plantar

Qual verdura é boa para aumentar a imunidade?

Brócolis, couve, espinafre e outras verduras têm papel fundamental para o fortalecimento do sistema imunológico. A composição desses alimentos tem altos níveis de vitamina C, antioxidantes e betacaroteno, que ajudam a combater infecções. Além de serem benéficos para a saúde do coração, cérebro e estômago.  

Folhas verdes são essenciais para uma dieta saudável

Outros alimentos para aumentar a imunidade

Chocolate amargo: contém um antioxidante chamado teobromina, que ajuda a aumentar a imunidade protegendo as células dos radicais livres. No entanto, ele pode ter altas quantidades de calorias e gordura saturada, por isso é preciso consumi-lo com moderação.

Sete benefícios do chocolate amargo

Batata doce: contém grandes quantidades de betacaroteno, que faz com que sua cor seja mais escura do que a das outras batatas. Esse tipo de antioxidante é uma fonte de vitamina A, e pode ser usado para a proteção de danos à pele causados por raios ultravioletas.  

Alho: estudos já apontam que a ingestão de suplementos de alho pode ajudar a reduzir o risco de resfriados. Logo, ele é considerado um dos alimentos para aumentar a imunidade, graças a presença de manganês, vitamina B6, vitamina C, selênio, fibra, cálcio, cobre, potássio, fósforo, ferro e vitamina B1 em sua composição.

Sementes de girassol: ricas em antioxidantes e vitamina E, podem ser usadas em receitas como saladas ou cereais integrais, mas também podem ser consumidas sozinhas.

Chá verde: essa bebida tem apenas uma pequena quantidade de cafeína e altos níveis de flavonoides, que ajudam a aumentar a imunidade. 

Curcuma: um tempero amarelo comumente usado para receitas medicinais, rico em antioxidantes e efeitos anti-inflamatórios que ajudam a fortalecer o sistema imune.

Conheça os benefícios da cúrcuma

Cogumelo: é um fungo cheio de benefícios, devido a sua composição repleta de selênio, vitaminas do complexo B, riboflavina e niacina. O selênio é um mineral super importante para a manutenção do sistema imunológico, a deficiência desse nutriente pode fazer com que a pessoa esteja propensa a pegar mais resfriados. 

Iogurte natural: os lactobacilos e as propriedades probióticas presentes nesses alimentos são o que fazem eles serem perfeitos para fortalecer a imunidade. Eles reforçam os mecanismos de defesa do corpo, e ainda oferecem uma melhora considerável para a flora intestinal.  

Quais as outras formas de aumentar o sistema imune?

A alimentação é super importante quando se fala de aumentar a imunidade. Porém, mudar o cardápio não é o único passo importante. O ideal é aderir a uma série de hábitos saudáveis que podem fortalecer os órgãos e os sistemas do corpo humano.

Alguns hábitos para aumentar a imunidade:

  • Evite fumar;
  • Faça atividade física regularmente;
  • Evite o consumo de álcool;
  • Tenha noites de sono de qualidade;
  • Reduza os níveis de estresse no dia a dia, seja praticando yoga, meditação ou fazendo terapia;
  • Pratique uma boa higiene para evitar o contato com vírus e bactérias;
  • Saia para caminhar no Sol com intuito de absorver uma boa quantidade de vitamina D. 
Dicas para dormir bem: tenha uma boa noite de sono

Quais os sintomas de quem está com a imunidade baixa?

Você já pode estar com a imunidade baixa e nem percebeu! Para saber se o seu sistema imunológico está com problemas, fique de olho nos seguintes sintomas:

  • Infecções recorrentes
  • Olhos secos
  • Náusea
  • Vômito
  • Diarreia por mais de 2 semanas
  • Queda de cabelo
  • Cansaço excessivo
  • Febre frequente
  • Calafrios
  • Doenças simples, mas que demoram para passar sem nenhuma explicação aparente.

Para saber mais sobre como funciona o sistema imunológico e como mantê-lo saudável, confira o texto a seguir: “Imunidade: o que é e como fortalecê-la

Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais