Quer perder peso? Confira alguns alimentos que queimam gordura, aceleram o metabolismo e reduzem o inchaço
Alimentos que queimam gordura são aqueles que aceleram o metabolismo e estimulam a redução da gordura corporal. Uma dieta bem equilibrada, acompanhada por uma rotina de exercícios físicos regulares, é a peça-chave para se livrar do acúmulo de gordura. Especialmente a abdominal, que tem sido largamente associada, em diversos estudos, a doenças cardiovasculares, como AVC e infarto.
Na verdade, todos os alimentos estimulam o metabolismo. No entanto, alguns deles, como a pimenta, podem ter um impacto maior acelerando o metabolismo do que outros. Por isso, adicioná-los ao seu plano alimentar semanal pode facilitar muito o processo de perda de Abdómen gordura.
Os alimentos que ajudam a queimar gordura são também aqueles que reduzem o apetite e/ou a ingestão geral de comida. Como os ricos em fibras, mas com baixo índice glicêmico. As nozes, por exemplo, mantêm a sensação de saciedade por mais tempo, além de proporcionarem incríveis benefícios para a saúde.
11 alimentos que queimam gordura
1. Café
Queridinho da mesa brasileira, o café é fonte de cafeína, que melhora o humor, aumenta o desempenho mental e físico. Mas não para por aí: o café também é um excelente aliado para queimar gordura.
Um estudo publicado na revista científica Medicine and Science in Sports mostrou que ingerir cafeína uma hora antes do exercício queima quase o dobro de gordura que seria queimada em condições normais, além de melhorar o desempenho na atividade física em 17%. Isso porque a cafeína aumenta a taxa metabólica em impressionantes em até 13%, dependendo da quantidade consumida e da resposta individual.
Na mesma linha, um estudo de 2021 conduzido por pesquisadores do Departamento de Fisiologia da Universidade de Granada (UGR) revelou que consumir cafeína (cerca de 3 mg/kg, o equivalente a uma xícara de café forte) meia hora antes do exercício aeróbico aumenta significativamente a taxa de queima de gordura. Eles também descobriram que se o exercício for realizado à tarde, os efeitos da cafeína são ainda mais marcantes do que pela manhã.
2. Frutas vermelhas
As frutas vermelhas são ricas em água e fibras, o que ajuda a manter o seu corpo saciado por mais tempo. Além disso, são doces e deliciosas – e consumi-las regularmente pode matar o desejo de uma sobremesa com muito mais calorias. Os antioxidantes das frutas vermelhas, especialmente a antocianina, também ajudam a proteger a saúde do coração.
3. Nozes
As nozes são muito nutritivas. Este alimento é rico em gorduras boas e proteínas de qualidade. Ou seja, são alimentos que ajudam a compensar a fome por longos períodos. Um estudo de 2011, publicado no Journal of Nutrition and Metabolism, descobriu que incluir nozes na dieta durante 12 semanas leva a melhorias na qualidade da dieta, sem qualquer ganho de peso.
Outro estudo sugere que um dos motivos pelos quais as nozes estão associadas a um risco menor de diabetes tipo 2 é que ajudam a controlar o peso. O excesso de peso aumenta o risco de açúcar elevado no sangue e diabetes.
4. Ervilha
A ervilha é rica em fibras, vitaminas e minerais. Elas também contêm carboidratos complexos, que são uma boa fonte de energia.
Um estudo de 2011 publicado na revista Nutrition Journal explica que a proteína contida nas ervilhas tem um impacto maior na redução da fome do que a proteína do soro do leite. Elas ainda são uma excelente alternativa para obtenção de proteínas, sobretudo para vegetarianos e veganos.
5. Peixes ricos em gordura
Salmão, arenque, sardinha, cavala e outros peixes oleosos contêm ácidos graxos ômega-3. Eles comprovadamente reduzem a inflamação e diminuem o risco de doenças cardíacas. Além disso, os ácidos graxos ômega-3 podem ajudá-lo a perder gordura corporal.
O peixe é ainda uma excelente fonte de proteína de alta qualidade. A digestão de proteínas leva a uma maior sensação de saciedade, fazendo com que haja redução no acúmulo de gordura. Além disso, ele também aumenta a taxa metabólica significativamente mais do que digerir gordura ou carboidratos.
6. Ovos
O ovo é uma excelente fonte de nutrientes. Além de proteger a saúde do coração, estudos demonstraram que um café da manhã à base de ovo reduz a fome. Além de promover a sensação de saciedade por várias horas em indivíduos com sobrepeso e obesidade.
Os ovos também são uma grande fonte de proteína de alta qualidade. Esse fator aumenta a taxa metabólica em cerca de 20% a 35% por várias horas após a ingestão, com base em vários estudos.
7. Óleo de coco
O óleo de coco proporciona diversos benefícios para a saúde. Adicionar óleo de coco à dieta ajuda a elevar o colesterol HDL “bom” no sangue e diminuir os triglicerídeos. Além de ajudar você a perder peso.
Um estudo de 2011 revelou que homens obesos que adicionaram 2 colheres de sopa de óleo de coco por dia à dieta diária perderam em média 2,5 cm de cintura. Isso sem fazer nenhuma outra mudança na dieta ou aumentar o nível de atividade física.
As gorduras do óleo de coco são principalmente MCTs, que foram creditadas com propriedades supressoras do apetite e queimadoras de gordura. Ao contrário da maioria dos óleos, o óleo de coco permanece estável em altas temperaturas, tornando-o ideal para cozimento.
Consumir até 2 colheres de sopa de óleo de coco diariamente pode ajudar a maximizar a queima de gordura. Certifique-se de começar com uma colher de chá ou mais e aumente gradualmente a quantidade para evitar qualquer desconforto digestivo.
8. Chá verde
O chá verde é uma excelente escolha de bebida para uma boa saúde. Além de combater a retenção de líquidos, ele ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas e proteger contra certos tipos de câncer. Ele também contém uma boa dose de cafeína, aliada ao antioxidante galato de epigalocatequina. A substância promove a queima de gordura e a perda de gordura abdominal.
9. Vinagre de maçã
O vinagre de maçã é um alimento com propriedades medicinais muito popular desde as civilizações mais antigas. Ele tem benefícios para a saúde baseados em evidências.
Estudos têm associado o vinagre de maçã à redução do apetite e dos níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes. Além disso, o principal componente do vinagre, o ácido acético, aumenta a queima de gordura. Logo, reduz o armazenamento de gordura da região da barriga.
Por isso, incluir vinagre de maçã à sua dieta pode ajudar você a perder gordura corporal. Comece com 1 colher de chá por dia diluída em água. Vá aumentando gradualmente até chegar a 1 ou 2 colheres de sopa por dia, para minimizar o possível desconforto digestivo.
10. Pimentas
Pimentas fazem mais do que apenas adicionar sabor à comida. Seus poderosos antioxidantes podem reduzir a inflamação e ajudar a proteger as células contra danos. Além disso, pesquisas capsaicina, propriedade da pimenta, pode ajudá-lo a atingir e manter um peso saudável. Isso porque promove a saciedade e evita a ingestão excessiva de calorias.
E mais: o consumo de pimenta também promove a aceleração metabólica, que favorece a perda de gordura.
11. Chá oolong
O chá oolong é uma das bebidas mais saudáveis que existem. Embora receba menos prensagem do que o chá verde, tem muitos dos mesmos benefícios para a saúde. Isso graças ao seu conteúdo rico em cafeína e catequinas. Uma revisão de estudos descobriu que a combinação de catequinas e cafeína no chá aumentou a queima de calorias em impressionantes 102 calorias por dia, em média.
Beber algumas xícaras de chá verde, chá oolong ou uma combinação dos dois regularmente pode promover a perda de gordura. Além de fornecer outros efeitos benéficos à saúde.