Existe uma série de alimentos ruins para o intestino, que afetam a microbiota do órgão e promovem o desequilíbrio do sistema digestivo
Alimentos ruins para o intestino podem gerar problemas à saúde, de longo ou curto prazo. O intestino é um órgão em formato de tubo, que faz parte do sistema digestivo humano. Ele é rico em bactérias que facilitam o processo de digestão. No entanto, quando não são controladas — com uma boa alimentação — podem resultar em mal-estar.
Quais os piores alimentos para o intestino?
Antes de citar os piores alimentos para o intestino, é importante entender que o que beneficia a saúde de alguém, nesse quesito, pode não beneficiar a de outro. Isso porque algumas pessoas têm intolerância ou alergia a certas comidas, que em tese fazem bem ao intestino.
Por isso, antes de sair adotando novos alimentos na sua dieta, certifique-se de que eles não representam nenhum risco à sua saúde. Converse com um médico antes de fazer qualquer mudança drástica na dieta.
Proteína animal
A proteína animal tem os seus benefícios, porém, quando consumida em excesso ela pode impactar seriamente a saúde. Estudos de 2017 revelam que pessoas com uma dieta rica em carne vermelha têm maior risco de desenvolverem doença intestinal inflamatória. Uma outra pesquisa, de 2019, também revelou que esse consumo está relacionado a maiores riscos de ataque cardíaco e derrame.
Alimentos ricos em antibióticos
Para reduzir os riscos de infecções graves, produtores de carne geralmente usam antibióticos para tratar os animais. O uso desses medicamentos de maneira irresponsável pode resultar na criação de superbactérias.
As superbactérias são microorganismos que ficam mais fortes que os antibióticos, devido ao uso contínuo do remédio, fazendo com que eles percam a sua eficácia. O consumo excessivo de carnes resultantes deste tipo de produção contribui para o surgimento desses organismos. Além disso, o consumo de antibióticos, quando em grandes quantidades, também pode matar as bactérias boas presentes no intestino.
Alimentos fritos
Por serem fritos em óleos ricos em gorduras trans e saturadas, esses alimentos não são digeridos da forma adequada pelo corpo. Por isso, podem causar diarreia, gases e dores no estômago. Outro fator alarmante é que esse tipo de comida causa o crescimento de bactérias ruins que afetam a saúde intestinal.
Comida altamente processada
Alimentos processados contêm aditivos não-saudáveis, como açúcar, conservantes pobres em fibras e sódio. Em um estudo, de 2019, foi apontado que existe uma relação entre dietas ricas em alimentos processados e a inflamação na microbiota intestinal.
Sendo assim, uma forma de evitar alimentos ruins para o intestino é cortando o consumo de alimentos ultraprocessados. Você pode investir em refeições mais naturais, ricas em frutas, vegetais, leguminosas e grãos integrais.
Álcool e outras bebidas
A ingestão constante de bebidas alcoólicas pode alterar a microbiota do intestino e promover o crescimento de bactérias ruins, o que gera desequilíbrio no funcionamento do órgão. Esse fator se manifesta principalmente através do aumento da permeabilidade do intestino, que pode resultar em diversos problemas para a saúde, como alergias alimentares.
Além do álcool, o café, o refrigerante e o chocolate aumentam o consumo de cafeína, o que impacta a saúde do intestino. A ingestão excessiva dessas bebidas está comumente relacionada ao surgimento de quadros de diarreia.
Derivados do leite
Derivados do leite que não são fermentados podem desequilibrar a saúde da microbiota intestinal. Por exemplo, o leite não fermentado altera a flora bacteriana, ajudando no crescimento de bactérias ruins, que criam colônias e impactam a existência das bactérias boas.
Pessoas com intolerância ou alergia à lactose são propensas a desenvolverem problemas intestinais graças ao consumo desses alimentos. Por isso, se você sofre com uma dessas condições, opte por alternativas vegetais do leite.
Agora que você sabe quais os alimentos ruins para o intestino, está na hora de saber os bons. Confira as matérias: