A Aloe vera é uma planta da família das Asfodeláceas. Também conhecida como babosa ou Aloe Barbadensis, é uma planta usada por benefícios como efeito calmante, cicatrizante, anestésico, anti-térmico e anti-inflamatório, além de ser ótima para hidratar cabelos e pele, pois estimula a produção de colágeno.
A Anvisa não libera a comercialização de sucos ou outros alimentos industrializados contendo Aloe vera. Segundo o parecer técnico da agência, faltam evidências científicas que comprovem a segurança da ingestão e há relatos de que podem causar reações adversas.
Além disso, eles dizem que não há um padrão na composição dos produtos alimentares à base de Aloe vera, pois é grande a diversidade na forma de plantação, cultivo e extração do gel da babosa. O uso tópico em cosméticos e aplicações externas é liberado.
Confira abaixo algumas receitas:
Para fazer um suco de Aloe vera diferente experimente colocar, no lugar da maçã, suco de limão.
Os sucos de Aloe vera tem diversos benefícios. Eles podem combater gripes, resfriados, rinites, bronquite e asma, ajudam na digestão, evitam azia e gases, aumentam o apetite sexual, reduzem o estresse, combatem a depressão e a anemia, controlam a diabetes e ajudam na memória. Além de ativarem a circulação sanguínea e removerem o excesso de gordura das artérias, eles eliminam as toxinas e ativam as funções dos rins e fígado.
Sempre importante lembrar: há relatos de sintomas adversos e de sensibilidade à planta, sendo essa uma das razões pelas quais a Anvisa não permite a comercialização de sucos e alimentos com Aloe vera, então é bom consultar uma médica ou médico se estiver com algum dos desconfortos acima e perguntar sobre a efetividade do uso no seu caso.
O gel de Aloe vera pode ser utilizado na forma de compressa ou aplicado diretamente na área afetada. Ele tem propriedades antitérmicas (ajuda a baixar a febre), anestésicas (alivia dores musculares e ósseas) e anti-inflamatórias (podem diminuir infecções e age como cortisona no organismo, porém sem os efeitos colaterais da substância).
O gel também funciona como cicatrizante, pois os princípios ativos penetram nas três camadas da pele, facilitando a cicatrização de queimaduras e machucados. Em casos mais graves, procure orientação médica e pergunte se Aloe vera fará efeito. O uso de Aloe vera em produtos cosméticos e de uso externo é liberado pela Anvisa — porém também pode causar irritação e outros efeitos em casos de alergia.
Abra a folha, retire o gel de Aloe vera e misture no liquidificador na proporção de 1 colher de gel para 1 copo de água.
Aplique na região desejada.
O esfoliante de Aloe vera retira células mortas do coro cabeludo e estimula o crescimento saudável dos fios, além de hidratar e nutrir.
Misture bem os ingredientes em um recipiente;
O gel de Aloe vera nutre o cabelo e garante maior hidratação, diminuindo as pontas duplas e a quebra dos fios.
Misture o gel (miolo transparente) com o creme;
O spray de Aloe vera mantém os cabelos hidratados durante o dia e evita o frizz – utilize a água mais filtrada e pura possível.
O condicionador de Aloe vera nutre o cabelo e garante maior hidratação, diminuindo as pontas duplas e a quebra dos fios. O óleo de coco também é nutritivo e hidratante, fazendo uma boa combinação. É uma alternativa natural para substituir o condicionador industrializado.
A babosa tem propriedades antioxidantes, facilitando a limpeza dos poros.
Misture bem os ingredientes e passe bem na pele já limpa;
Deixe agir até secar e enxágue com água fria.
Por conta das suas propriedades, a aplicação tópica de Aloe vera em peles maduras e ressecadas traz vários benefícios.
Misture bem os ingredientes e passe na pele já limpa.
Deixe agir até secar e enxágue com água fria.
A babosa é antioxidante e cicatrizante, sendo uma boa alternativa para o tratamento detox da pele.
Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida.
Por ser hidratante e nutritivo, o Aloe vera pode ajudar no ressecamento da pele, sendo uma alternativa aos cremes hidratantes industrializados.
Misture todos os ingredientes em um pote.
A Aloe vera pode reduzir a celulite, e seus efeitos se potencializam com a ajuda da bucha vegetal. Entenda melhor esse tema na matéria:
A Aloe vera possui propriedades medicinais antibióticas que podem ajudar no tratamento de gripes, resfriados, asma, bronquite e rinite.
A Aloe vera pode ser utilizada para tratar, prevenir ou curar queimaduras solares e é inclusive encontrada em produtos para tratar queimaduras.
Na pele, a Aloe vera atua como hidratante natural, deixando a pele mais bonita e livre de rugas por mais tempo.
Ela tem função anestésica, anti-inflamatória e cicatrizante; uma compressa de Aloe vera pode aliviar dores musculares, dores ósseas, enxaqueca, artrite e reumatismo.
A Aloe vera contém ácidos graxos que ajudam a reduzir o inchaço e a irritação do estômago, intestino delgado e cólon, auxiliando e prevenindo a indigestão.
Ela aumenta a produção de linfócitos T e melhora a imunidade do organismo, ajudando a combater infecções.
A polpa ou o extrato de Aloe vera alivia feridas como aftas, gengivites e estomatites.
A Aloe vera tem uma função ativadora da circulação sanguínea, removendo o excesso de gordura das artérias e ajudando a controlar os níveis de colesterol.
A Aloe vera tem ação desintoxicante e elimina as toxinas, ativando as funções dos rins e do fígado – para isso é interessante adicioná-la em sucos.
A Aloe vera possui propriedades anestésicas que relaxam os músculos da cabeça. Durante o banho, massageie os cabelos com Aloe vera, não esquecendo de massagear também o couro cabeludo para obter um efeito antiestresse.
A Aloe vera contém propriedades depurativas que ajudam a emagrecer.
O gel de Aloe vera é um ótimo hidratante natural que pode ser utilizado na pele e serve também como antirrugas.
Utilizar essa planta faz com que as feridas cicatrizem mais rápido, assim como espinhas e acnes.
O gel da Aloe vera alivia a irritação na pele após depilações com cera ou lâminas de babear.
O gel de Aloe vera e algumas gotas de óleo essencial de menta aplicados nas têmporas e na nuca com movimentos circulares aliviam as dores de cabeça.
Não há contraindicações sobre o uso externo da babosa e qualquer pessoa pode utilizá-la, inclusive crianças, só há problemas em casos de alergia, o que também é muito raro. Já a ingestão de Aloe vera é contraindicada para crianças, mulheres grávidas e durante a amamentação, pessoas que tenham inflamação no útero e no ovário, hemorroidas, fissuras anais, varizes, pedra na bexiga, cistite, nefrite, apendicite e prostatite.
A Anvisa proíbe a comercialização de produtos com babosa para consumo. Algumas pessoas podem sentir efeitos colaterais como cólicas e diarreia – se começar a sentir estes sintomas, interrompa o uso imediatamente.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais