Empresa da grande São Paulo produz madeira sintética usando plástico reciclado
Sustentabilidade se transformou em sinônimo de bom negócio para o ano de 2012. As empresas apostam na conscientização ambiental e, neste cenário, há muita inovação. Exemplo disso é o piso de madeira sintética, produzido com plástico 100% reciclado (plásticos BOPP, de difícil reciclagem, também podem ser utilizados).
Todo o material plástico usado é processado a uma temperatura que atinge 120°C e, depois de derretido, recebe pigmentos. Após essa fase, o material vai para injetoras, onde ganha forma, então ele é refrigerado e as peças recebem acabamento. Por último, passam por um rigoroso controle de qualidade.
A madeira produzida pela empresa de Carlos Ristum, em Guarulhos, na grande São Paulo, não solta farpas, não retém fungos ou cupins e também não absorve a umidade. São produzidas chapas de 10 e 15 centímetros de espessura. Esse tipo de madeira é muito parecido com a madeira convencional, tanto na cor quanto no peso e beleza. O plástico utilizado na produção da madeira chega através de ONGs ou de empresas que fazem a coleta seletiva. Por mês, são recebidas mais de 40 toneladas de plásticos, (em sua maioria, embalagens de doces e salgadinhos, a base de BOPP).
Veja também:
BOPP: plástico que embala doces e salgadinhos tem reciclagem?
Falta de compradores faz coleta de BOPP fraca em cooperativas e recicladoras
Upcycle é opção criativa para dar solução a embalagens feitas com BOPP