A amnésia infantil foi definida por Sigmund Freud, no século 19, como o fenômeno no qual as pessoas não conseguem recordar eventos da primeira infância. Embora o seu nome, esse tipo de amnésia é comum e uma consequência natural dos processos de desenvolvimento que ocorrem a partir do envelhecimento.
Tipicamente, a maioria dos adultos sofre com amnésia infantil. Essa condição resulta no esquecimento de memórias precoces dos primeiros anos de vida, comumente dos dois aos três anos.
As descobertas sobre a amnésia infantil resultam em um paradoxo altamente debatido na psicologia. Enquanto a capacidade de aprender em crianças é maior, adultos raramente são capazes de manter memórias desse período.
Além disso, muitas memórias da infância, embora não lembradas, podem impactar o comportamento adulto de diversas formas. Esses casos são geralmente resultantes de negligência parental ou outras experiências aversivas.
Algumas dúvidas em relação à amnésia infantil já foram explicadas através da ciência. Esse é o caso da taxa de esquecimento dos adultos. Ela explica que, embora adultos não esqueçam coisas facilmente para comprovar a falta de memórias da infância, a ciência evidencia que as crianças parecem mostrar claramente que esquecem muito mais rápido do que os adultos.
Por outro lado, o impacto de experiências traumáticas na infância em adultos também é muito debatido, como já mencionado. Algumas pesquisas da área comprovam que o abuso, negligência e outros traumas podem resultar em problemas com a aprendizagem e outras funções cognitivas durante a vida inteira de um indivíduo.
Por isso, cientistas questionam como eventos que não são lembrados conscientemente podem afetar tanto o desenvolvimento contínuo das pessoas. No entanto, pouco se sabe sobre a relação entre a amnésia infantil e o trauma.
Para entender as potenciais causas da amnésia infantil, é necessário entender como as memórias funcionam. Existem quatro etapas para a formação de uma nova memória no cérebro:
De acordo com a psicóloga Carolyn Rovee-Collier, durante o desenvolvimento infantil, os bebês podem formar memórias implícitas e outros tipos de memórias desde os primeiros meses de vida. Uma pesquisa em particular comprovou que aos seis meses, se os bebês forem treinados por um minuto, eles podem se lembrar de um evento um dia depois. Quanto mais velhos eram os bebês, mais eles se lembravam.
Porém, se a formação de memórias ocorre na infância, o que causa a amnésia infantil?
Os seres humanos são capazes de formar diferentes tipos de memórias que podem ser afetadas pela amnésia infantil. Duas categorias amplas de memórias incluem memórias declarativas ou explícitas e memórias não-declarativas ou não-implícitas.
Todos os tipos de amnésia afetam as memórias declarativas, não as não-declarativas. Já a amnésia infantil envolve especificamente memórias autobiográficas, que também são afetadas em casos de Alzheimer e outros distúrbios de memória relacionados à idade.
Não se sabe exatamente as causas do que chamam de amnésia infantil. Entretanto, especialistas da psicologia falam sobre diversas teorias que podem explicar o motivo por trás desse fenômeno.
A principal hipótese é de que o hipocampo, a região do cérebro responsável pela memória, não está totalmente desenvolvido durante a infância. Enquanto muitas pesquisas evidenciam que o hipocampo só atinge sua maturidade durante os 20 a 25 anos de idade, acredita-se que ele é inteiramente formado aos cinco anos de idade.
Essa linha do tempo de desenvolvimento coincide com as idades mais afetadas pela amnésia infantil. Porém, essa não é a única teoria que tenta explicar o fenômeno.
Muitos especialistas acreditam que a amnésia infantil pode ser consequência da falta de reconhecimento próprio. Esse reconhecimento, por vez, ajudaria na formação de memórias autobiográficas, o que resolveria os problemas resultantes do fenômeno. Contudo, algumas pesquisas já confirmaram que esse reconhecimento pode começar dos 18 aos 24 meses de idade, um período não lembrado pela maioria das pessoas.
Além disso, outra possível explicação para a amnésia infantil é que as crianças não aprendem a falar até os dois anos de idade. Portanto, não conseguem criar narrativas sobre as próprias experiências.
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