Anemia ferropriva é uma condição causada pela deficiência de ferro no organismo. Existem diversos tipos de anemia, que é uma doença causada pela carência de hemoglobina no sangue, proteína existente no interior das hemácias cuja principal função é o transporte de oxigênio.
Essa condição pode ser provocada pela deficiência de vários outros nutrientes além do ferro, como zinco, vitamina B12 e proteínas. No entanto, a ferropriva é a mais comum: a falta de ferro é a causa de 90% dos casos de anemia.
A deficiência de ferro é uma condição perigosa para a saúde do organismo. O ferro é um nutriente essencial para a manutenção da vida, uma vez que atua principalmente na produção de glóbulos vermelhos do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo.
Apesar da anemia ferropriva ser comum, muitas pessoas não sabem que sofrem com ela. Isso porque, mesmo apresentando os sintomas durante anos, as pessoas não os relacionam com a doença e não procuram ajuda especializada.
Em mulheres em idade fértil, a principal causa de anemia ferropriva é a perda de sangue, consequentemente de ferro, devido à menstruação intensa ou durante a gravidez. Além disso, uma dieta pobre em ferro e vitamina C ou certas doenças intestinais que resultam na má absorção do ferro também podem causar anemia ferropriva.
A anemia ferropriva, já considerada um quadro grave, pode agravar-se ainda mais se a hemoglobina do paciente estiver abaixo de 11g/dL para mulheres e 12g/dL para homens. Essa complicação impede o paciente de realizar procedimentos cirúrgicos e intensifica seus sintomas.
Apesar do grupo mais afetado pela anemia ser o das mulheres em fase de reprodução, gestação e lactação, a doença pode afetar qualquer pessoa em qualquer fase da vida.
Certos distúrbios ou cirurgias que afetam os intestinos também podem interferir na forma como o organismo absorve ferro. E mesmo se houver ingestão suficiente de ferro na dieta, a doença celíaca ou cirurgia intestinal podem limitar a quantidade de ferro absorvida pelo intestino.
Os sinais e sintomas de anemia ferropriva são inespecíficos. É necessário realizar um exame de sangue para confirmar o diagnóstico. De acordo com o Ministério da Saúde, os principais sinais e sintomas de anemia ferropriva são:
Além desses sintomas, a anemia ferropriva está associada a até 50% das mortes de mulheres que dão à luz.
Outros sintomas de anemia podem ser:
Para evitar o desenvolvimento de anemia ferropriva é necessário consumir boas fontes de ferro. E o ferro pode ser fornecido ao organismo por alimentos de origem animal (como a carne vermelha) e vegetal. Entretanto, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o leite e o ovo não são fontes de ferro.
Entre os alimentos de origem vegetal, destacam-se os alimentos ricos em ferro:
Vale lembrar que, para absorver o ferro dos vegetais, é necessário consumir alimentos ricos em vitamina C, cujas fontes podem ser limão, laranja, kiwi, entre outras.
A anemia ferropriva normalmente é tratada com suplementos de ferro ou mudanças na dieta. Se você suspeita que está anêmico, consulte um médico, pois ele saberá diagnosticar e indicar o tratamento mais adequado para o seu caso.
Diagnosticar e tratar por conta própria a anemia por deficiência de ferro pode resultar em efeitos adversos para a saúde, devido ao excesso de ferro no sangue.
As complicações de muito ferro no sangue incluem danos no fígado e constipação. Se tiver sintomas de anemia por deficiência de ferro, fale com o seu médico.
Para entender mais sobre outros tipos de anemia, leia nossas matérias:
Para realizar o diagnóstico e tratamento da doença, é necessário consultar médicos especialistas. Mas, qual médico trata anemia ferropriva? Um clínico geral pode auxiliar no diagnóstico e a encontrar possíveis causas e riscos para cada paciente. Porém, o especialista que lida com esse problema é o hematologista, responsável pelo tratamento de doenças do sangue.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais