O anis-estrelado, também conhecido popularmente como anis-da-china, anis-da-sibéria, badiana e funcho-da-china, é uma planta originária da China e do Vietnã. Ele é uma especiaria conhecida por seu uso culinário e medicinal e tem um aroma muito agradável. Cientificamente, o anis-estrelado é chamado de Illicium verum.
Na cultura popular, o anis-estrelado é conhecido por apresentar propriedades anti-inflamatórias, antissépticas, analgésicas, calmantes, digestivas e diuréticas. Na culinária, ele é usado principalmente como aromatizante de massas, sopas e caldos. Mas é preciso tomar cuidado com a quantidade ingerida, pois o anis-estrelado pode desencadear efeitos tóxicos. Além disso, também é preciso ter cautela para não o confundir com as espécies de anis-japonês, que são extremamente venenosas.
Um estudo publicado pela Phytotherapy Research mostrou que o anis-estrelado possui potentes propriedades antimicrobianas. A análise do estudo concluiu que essas propriedades antimicrobianas se devem a uma substância chamada anetol, presente na fruta seca. Estudos que analisaram especificamente o anetol mostraram que a substância possui propriedades contra bactérias e fungos.
Um estudo publicado pela Universidade Nacional de Singapura destilou o principal composto ativo do anis-estrelado por meio de vaporização e testou suas capacidades repelentes em duas espécies de besouros. O estudo concluiu que o composto ativo da planta apresenta efeitos tóxicos para os besouros adultos das espécies Tribolium castaneum e Sitophilus zeamais.
Entretanto, os insetos envenenados foram capazes de se recuperar após serem removidos da exposição à toxina. Portanto, o anetol presente no anis-estrelado apresentou atividade repelente muito fraca contra ambas as espécies de besouros.
A revista Elsevier publicou um estudo que mostrou o efeito da planta sobre camundongos. Compostos isolados de veranisatinas A, B e C do anis-estrelado ingeridos numa proporção de 3 mg por quilo corporal produziram efeitos convulsivos e toxicidade letal nos camundongos. Em doses baixas, como 0,5 ou 1 mg por quilo, foram observados efeitos hipotérmicos sem convulsões. A veranisatina A foi ainda testada quanto aos seus efeitos analgésicos e sedativos e exibiu efeitos analgésicos a uma dose oral de 0,1 mg por quilo corporal.
Além disso, a planta é contraindicada para pessoas alérgicas, mulheres em fase de amamentação e crianças.
Utilize o anis-estrelado em forma de licor:
Para fazer chá de anis-estrelado, utilize apenas uma colher de chá de anis-estrelado para um litro de água fervente. Abafe a mistura por dez minutos e tome no máximo duas xícaras do chá por dia.
Em algumas práticas esotéricas, o banho de anis-estrelado é aplicado para trazer sensação de leveza e bem-estar. Esse banho pode ser feito em imersão numa banheira com anis-estrelado ou por meio de água corrente, aplicando-se uma mistura de água quente (em temperatura agradável) com a planta. É possível, também, aplicar algumas gotas do óleo essencial de anis na água.
O banho também pode incluir outras ervas relaxantes e óleos essenciais. Entenda melhor sobre esse tema na matéria:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais