Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A ansiedade de separação no cachorro é uma condição de estresse, fácil de tratar, mas que pode causar problemas ao tutor e ao animal

A ansiedade de separação no cachorro acontece quando o animal apresenta sinais de estresse quando seu tutor vai sair de casa. Essa condição pode ser confundida com várias outras, como problemas urinários ou mal comportamento, já que, quando se está sozinho, o cão costuma bagunçar a casa e defecar em lugares que não está acostumado.

Porém, existem uma série de sintomas que podem apontar que seu cachorro sofre de ansiedade de separação. Apesar da ansiedade de separação no cachorro ser uma condição comum em filhotes, cães mais velhos também enfrentam esse problema, e é preciso ficar alerta aos sinais. 

fábrica de filhotes
Fábrica de filhotes: crueldade não compensa

Sintomas de ansiedade de separação no cachorro 

Se você notar qualquer um dos sintomas a seguir em seu bicho de estimação, procure ajuda veterinária para saber qual o melhor tratamento. Opinião profissional sobre o caso sempre é uma boa opção. 

  • Chorar, tremer ou ficar andando de um lado para o outro quando o tutor se prepara para sair de casa;
  • Uivos e latidos excessivos quando passa um tempo sozinho;
  • Atos destrutivos, sendo eles, comer, morder, roer, rasgar e arranhar objetos, portas e janelas quando está sozinho em casa;
  • Urinar ou defecar no lugar errado, mesmo sendo treinado para não fazer isso;
  • Tentar escapar ou degradar o lugar que foi colocado para ficar sozinho, podendo causar algum ferimento;
  • Coprofagia, ato de consumir as próprias fezes devido ao estresse;
  • Coçar-se ou se morder regiões sem motivo aparente.

Causas da ansiedade de separação no cachorro 

Não existe uma única causa para a ansiedade de separação em cães, até porque os especialistas em comportamento animal não conseguem ter acesso ao que se passa na cabeça desses animais. Mas, é possível ter algumas suposições do porquê os cachorros se sentem assim:

  • Cachorros que são separados da mãe antes de completar oito semanas de nascimento — período de treinamento materno do filhote — são mais propensos a sofrer com a ansiedade;
  • Abandono ainda filhote;
  • Um evento traumático, como um roubo enquanto o animal está em casa;
  • Mudança ou morte de um ente querido próximo ao bicho de estimação;
  • Divórcio dos tutores;
  • Excesso de carência na personalidade;
  • Mudança de rotina ou de casa;
  • Falta de exercícios.

O conjunto dessas causas pode fazer com que o cão desenvolva a condição, por isso, evitar ou tentar reduzir os danos desses eventos é essencial para garantir a saúde de seu companheiro. 

Comportamento dos cachorros: o que observar

Tratamento para ansiedade de separação do cachorro

Se você percebe que seu animal de estimação tem ficado mais estressado quando você vai embora, e muito animado quando você volta para casa, então talvez seja preciso buscar tratamento para a ansiedade de separação do cachorro. Para isso, você pode seguir uma série de técnicas que ajudarão a aliviar os sintomas do animal:

Casinha de cachorro

Deixe seu cachorro na casinha, quarto ou caixote por um tempo para ele aprender a ficar sozinho. O ideal é que você pratique o enriquecimento ambiental na casinha do bicho, colocando brinquedos, almofadas e coisas para ele se distrair no tempo sozinho.

Deixe o cachorro sozinho 

Faça redução de danos. Uma vez ou outra, deixe seu cão sozinho por um tempo e diariamente vá aumentando esse período até ele se acostumar. Se estiver sendo muito difícil para ele, dê um petisco toda vez que for sair de casa ou deixar ele sozinho. Desta forma se cria um incentivo positivo para que ele não sofra tanto e se acostume com sua distância; 

Ofereça petiscos

Cada vez que você fizer algo que sinalize que vai sair, dê um biscoito para o animal. Assim ele não se estressa quando ouvir o barulho das chaves ou da porta. Na verdade, o animal pode até desenvolver uma animação com a possibilidade de ganhar um petisco. 

Faça atividades físicas 

Quando seu cachorro for grande o suficiente, leve-o para caminhadas e pratiquem exercícios juntos! Tente conversar com o veterinário quais são as melhores atividades para fazer. Caso você não tenha tempo, contrate serviços de passeadores de cães. 

Evite exagerar no carinho 

Não encorage carência em excesso. Se sentir que seu cão está tentando chamar muita atenção e pedindo carinho toda hora, imponha limites. Para isso, você vai precisar negar uma coçadinha na barriga, uma brincadeira ou carinho na cabeça uma vez ou outra, para manter as coisas equilibradas.

Medicação

Alguns veterinários prescrevem medicamentos para o tratamento da ansiedade de separação no cão. Os cachorros podem tomar alguns tipos de antidepressivos que ajudam na condição, e mesmo que ainda não se tenha muitos estudos a respeito, alguns profissionais encorajam a aplicação de floral.

Treino

Pratique treino preventivo no animal, para que ele não tenha atitudes ansiosas. Para isso, é preciso inscrever seu cão no adestramento, junto de um profissional que entenda bem do assunto. 

nutrientes para cachorros
Nutrientes para cachorros: do que seu pet precisa?

Banheiro 

Leve o animal para defecar antes de deixá-lo sozinho. O estresse causado por estar sozinho pode surgir devido à vontade de defecar ou urinar, mas não estar no local adequado para isso. Ou seja, leve seu cão para passear e fazer suas necessidades antes de sair.

Além disso, você pode deixar um lugar na sua casa onde o animal pode fazer cocô ou xixi. Separe papéis velhos de caderno, jornais ou panos usados e os espalhe em um único espaço, onde você sabe que seu cachorro vai se sentir confortável de sujar, e não terá muitos problemas para limpar. 

Não demore para voltar

Não deixe o cão só por muito tempo. Sair por algumas horas não é um problema, mas passar dias fora de casa, sem pedir para alguém cuidar do  seu animal não é legal. Isso porque ele pode se machucar e acabar se sentindo muito estressado. Sem contar que o choro do animal pode estressar ou preocupar os seus vizinhos.

Logo, é preciso solicitar que um amigo ou parente venha checar seu cachorro sempre que você passar muito tempo fora. Caso você não tenha ninguém para fazer isso, é possível entrar em contato com hotéis de cães, ou cuidadores, que tomam conta do seu companheiro sempre que você precisar passar um tempinho longe de casa. 

Coisas que também podem estressar seu cão 

  • Uso de medicamentos com efeitos colaterais
  • Incontinência urinária 
  • Urina de animação ou submissão
  • Falta de treinamento no comportamento
  • Destruição juvenil – fase do filhote 
  • Tédio
  • Barulhos incômodos

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais