Quando você leva uma panela ao fogo para preparar um alimento, muita energia térmica é desperdiçada em contato com o ambiente. Mas o designer iraniano Ardavan Mirhossein teve uma ideia para reaproveitar essa energia e recarregar, simultaneamente, a bateria de aparelhos eletrônicos, como celulares, smartphones e tocadores de MP3. Trata-se do EcoCharge, uma solução que pode ser eficiente.
Além de ser ecologicamente correto, o EcoCharge é portátil e prático. Ele possui uma face magnética flexível instalada em uma espécie de prato de silicone. Basta aproximar o objeto de qualquer superfície de metal (mesmo ela sendo curva) que o dispositivo irá se acoplar automaticamente para absorver a energia térmica. Esse dispositivo tem um fio que é ligado aos gadgets para recarregá-los.
Geradores termoelétricos inseridos no EcoCharge são responsáveis por converter o calor do preparo de alimentos em energia elétrica. A tela do equipamento é feita com OLED, diferenciada dos modelos de LCD, Plasma e LED por ter menor gasto energético.
O EcoCharge também é leve, fino, tem cores mais intensas e naturais e você pode acompanhar a recarga do aparelho, o que permite observar a eficiência das fontes.
O único problema do dispositivo é que ele ainda é um conceito. Ou seja, ainda não existe na realidade e nem está disponível para compra. Mas caso a iniciativa se torne viável comercialmente e haja meios de financiá-la, pode sair do papel. Para ter mais informações sobre a ideia, clique aqui (em inglês).
Veja também:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais