Iniciativa é voltada a negócios comprometidos com a manutenção de emprego e renda durante a pandemia de Covid-19
O CoVida20 é um programa de financiamento para pequenos negócios de impacto que estejam comprometidos com a manutenção de emprego e renda durante a pandemia de Covid-19. Idealizado pelo Sistema B, Capitalismo Consciente Brasil, Trê Investindo com Causa e Din4mo, o programa apoiará negócios que atuam em prol de uma Nova Economia por meio do acesso a um empréstimo com taxas reduzidas, carência e prazos alongados.
Como funciona
O programa constitui-se em oferecer um empréstimo para pequenas empresas com taxas reduzidas, além de carência e prazos alongados, em comparação com financiamentos tradicionais. Essas condições especiais são viabilizadas pela modalidade de investimento conhecida no mercado como Blended Finance, que consiste na união de diferentes tipos de investimentos – recursos de capital filantrópico e recursos de investidores remunerados com juros – para atingir um objetivo em comum.
O empréstimo pretende garantir, ao longo dos próximos meses, o fluxo de caixa necessário para manter os empregos e a renda das pessoas que atuam pelo negócio de impacto, tanto colaboradores quanto serviços terceirizados e pró labore. O montante será disponibilizado na plataforma de empréstimo como “rodadas” mensais e pode comportar de uma a quatro rodadas de empréstimo de acordo com a sua necessidade. Os recursos do programa CoVida20 podem ser utilizados em complemento a outros programas governamentais de manutenção de emprego e renda.
O processo seletivo e a operação serão conduzidos em parceria com a Trê Investindo com Causa e a plataforma MOVA (SEP). Toda a transação funcionará por meio de empréstimo direto, em formato de investimento Peer-to-Peer (P2P), o que reduz a burocracia e agiliza o processo. Na plataforma serão disponibilizados os pedidos dos negócios e os investidores poderão escolher quem querem financiar.
Para os investidores, os benefícios são, além do retorno financeiro sobre o valor investido, a chance de participar ativamente da rede de implantação de uma nova economia, cujo maior indicador de sucesso seja o de contribuir para uma sociedade mais sustentável e equilibrada nos seus pilares.
Para aqueles que pretendem doar, foi criado o Fundo Filantrópico Rotativo CoVida20, administrado pela SITAWI Finanças do Bem, que continuará fomentando negócios de impacto após a crise. Operacionalmente, os recursos doados ao fundo serão emprestados para os negócios via plataforma.
O CoVida20 prevê atender nesta primeira etapa aproximadamente 100 negócios e movimentar a partir de R$ 15 milhões em empréstimos, conectando investidores a negócios de impacto. Empresas como Gerdau e Movida já estão apoiando o Programa e fazem parte do grupo de investidores que acreditam numa mudança para a Nova Economia.
Critérios, principais perguntas e demais detalhes podem ser encontrados na página do programa: covida20.com.br
Veja também:
- Empresas e organizações lançam o Covid Radar, plataforma de ação contra a pandemia
- O que é sustentabilidade empresarial
- Empresas lançam programa de reciclagem de óleo de cozinha
- Empresas apostam em “birita” sustentável e se dão bem no exterior
- Sistema B desenvolve plataforma colaborativa chamada Interdependência-20
- Empresas lançam chocolate sustentável da produção ao consumo
- eCycle é certificado por organização internacional e se torna uma empresa B