Organizado mundialmente pela entidade Fridays For Future (FFF), a Greve Global pelo Clima será realizada nesta sexta-feira (25/3), às 15h, em frente ao Congresso Nacional. Em Brasília, a manifestação promovida pelo movimento Jovens Pelo Clima (JPC-BSB) denuncia o cenário ambiental alarmante do planeta, mas com foco no Brasil, onde a mobilização protesta contra os ataques às políticas públicas de proteção ao meio ambiente.
Uma das principais pautas de luta do JPC-BSB é o chamado Pacote da Destruição, composto por 5 projetos de Lei: PL 2.159 – Licenciamento Ambiental; PL 2.633 e 510 – Grilagem; PL 490 – Marco Atemporal; PL 191 – Garimpo em Terra Indígena e PL 2.699 – Pacote do Veneno.
Além disso, a juventude está mobilizada para protestar contra o recorde histórico de desmatamento na Amazônia e a destruição de biomas como o cerrado (fenômenos ligados ao avanço do agronegócio), bem como o sucateamento de órgãos como Ibama, ICMBio, Funai. A fome e a insegurança alimentar que atingem milhões de brasileiros também estão na pauta dos manifestantes.
Chamado de Greve no cenário internacional, o evento tem como tema “Pessoas Não Lucro”. No Brasil o evento equivale a uma manifestação, onde o lema é “Ruína ou Revolução”. As expressões foram adotadas para relembrar que somente mudanças estruturais e sistêmicas poderão reverter a situação de colapso socioambiental que se espalha por todo o planeta.
O movimento Jovens Pelo Clima (JPC) reforça que “todas as pessoas, especialmente jovens de 14 a 25 anos, estão convidadas a somarem na Greve, bem como a construir e ingressar no JPC.”
Greve Global pelo Clima
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais