O aquecimento deve ser feito antes de iniciar qualquer prática esportiva ou atividade física. O principal objetivo do aquecimento é preparar o corpo para o esforço exigido pelos exercícios, preparar o aumento da temperatura corporal, reduzir o risco de lesões e melhorar o desempenho físico. Isso melhora a eficiência muscular, lubrifica as articulações e ajuda a evitar lesões futuras.
Além disso, ele eleva a frequência cardíaca, o fluxo sanguíneo, a respiração e a pressão arterial. E também provoca uma vasodilatação que vai levar mais oxigênio para os músculos e promover um metabolismo aeróbico.
Para elevar a temperatura corporal e preparar o corpo, devemos fazer o aquecimento de 3 a 20 minutos, antes e após a atividade física. Isso dependerá do tipo de exercícios físicos ou da modalidade esportiva escolhida. Muitas pessoas confundem aquecimento e alongamento, mas os dois têm diferenças. O aquecimento é a prática, em menor intensidade, de exercícios físicos semelhantes ao que serão feitos durante o treino.
Já o alongamento promove flexibilidade e relaxa os músculos, mas não necessariamente vai aumentar a sua frequência cardíaca. Em pré-treinos, especialmente de força, o alongamento deve ser realizado sob supervisão de um educador físico. Afinal, se feitos de maneira inadequada, podem causar distensão muscular. Recomenda-se fazer uma sessão de aquecimento muscular antes do alongamento, para evitar possíveis lesões.
Alguns especialistas recomendam começar o treino com um aquecimento e finalizá-lo com alongamento, para relaxar o corpo. Mas tudo depende do exercício que você fará e de quais benefícios você pretende obter. Além disso, uma parte dos educadores físicos não recomenda a realização do alongamento como parte do aquecimento de determinados treinos. Eles alegam que como relaxa os músculos, a prática poderia prejudicar o desempenho e até mesmo oferecer riscos.
No entanto, um estudo publicado no periódico Medicine and Science in Sports and Exercise aponta que os benefícios do alongamento, se incorporado a um aquecimento completo e com movimentos de curta duração (menos de 60 segundos por grupo muscular), superam as possíveis desvantagens.
O alongamento estático permite verificar se há dores ou rigidez em diferentes regiões do corpo antes ou depois de esportes e exercícios. Além disso, ele aumenta a amplitude de movimento das articulações por meio de seus efeitos nos músculos e no sistema nervoso. Assim, aprimorando a capacidade do corpo de mover-se com facilidade durante várias atividades.
Você pode fazer um aquecimento específico para um esporte ou pode tentar tipos de aquecimento geral que incluem vários movimentos. Juntos, esses exercícios podem ajudar a preparar seus músculos para a maioria dos exercícios.
O agachamento é um exercício versátil que visa muitos dos músculos da parte inferior do corpo, incluindo quadríceps, isquiotibiais e glúteos. Você pode tornar os primeiros agachamentos mais fáceis descendo até a metade. Em seguida, você pode aumentar lentamente a dificuldade para que as últimas repetições sejam agachamentos completos.
Agachamento bilateral é ideal para iniciantes. Outras variações incluem o agachamento afundo unilateral, o agachamento isométrico e o agachamento afundo cruzado.
Passo a passo:
A prancha é um excelente aquecimento para aumentar a força do abdômen e das costas, bem como melhorar o equilíbrio e a postura. Depois de aquecer, você pode se desafiar com variações como a prancha lateral e a prancha lateral alta.
Passo a passo:
Este exercício trabalha a parte inferior do corpo e pode ajudar a fortalecer as pernas, glúteos e quadris. Você pode tornar os primeiros movimentos mais fáceis, descendo apenas até a metade, e depois avançar para o movimento completo.
Passo a passo:
Este exercício clássico trabalha a parte superior do corpo, o abdômen e os glúteos. Para torná-lo menos desafiador, você pode fazer flexões com os joelhos apoiados no chão.
Passo a passo:
Este exercício envolve vários movimentos que podem ajudar a soltar e aquecer o tríceps.
Passo a passo:
O levantamento de pernas na simulação de corrida ajuda a acelerar o ritmo cardíaco e melhorar a circulação por todo o corpo. Dependendo do espaço disponível, você pode correr no mesmo lugar ou para frente e para trás. Faça cada segmento deste exercício por 30 segundos a 1 minuto.
Passo a passo:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais