Formada a partir do envelhecimento de cinzas vulcânicas, argila bentonita possui diversos usos
A argila bentonita é um tipo de argila de filossilicato de alumínio, formada a partir do envelhecimento de cinzas vulcânicas. Nomeada através de Fort Benton, Wyoming, onde é encontrada abundantemente, a argila tem sido usada por suas propriedades medicinais por séculos.
Apesar de ser encontrada em abundância no local, a argila bentonita ocorre naturalmente ao redor do mundo inteiro. De fato, ela também é conhecida como argila montmorillonita em algumas partes do planeta por sua grande incidência em Montmorillon, na França.
Ela possui uma característica única que a distingue de outras argilas, sendo capaz de absorver toxinas. Por isso, foi popularmente utilizada como uma forma de desintoxicar o corpo, melhorar a digestão e a aparência da pele.
Como funciona?
A argila bentonita funciona através da absorção de óleos e sujeira da pele. Uma das teorias da comunidade científica sobre o fenômeno é de que a argila adere às moléculas ou íons das partículas. Assim, à medida que ela deixa o corpo, ela leva consigo a toxina ou outras moléculas.
De fato, esse tipo de argila possui uma carga negativa, atraindo íons de carga positiva.
Adicionalmente, a argila bentonita também possui minerais como cálcio, magnésio e ferro, que podem fornecer outros benefícios.
Para que serve a argila bentonita?
Conhecida por suas propriedades medicinais, a argila bentonita recebeu diversos usos ao longo da história. Embora seja mais comum usada como máscara facial, ela pode ser aplicada em diferentes regiões do corpo.
Confira alguns de seus usos:
Argila bentonita na pele
Como já mencionado, a argila bentonita é capaz de absorver partículas de sujeira e óleo da pele. Porém, além disso, ela também possui propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias que podem ajudar no tratamento de acne e outros problemas de pele, como:
- Reações alérgicas;
- Dermatite das mãos;
- Assaduras;
- Infecções de pele ou úlceras.
Além disso, um estudo sugere que a argila pode proteger contra os danos causados por raios ultravioletas, sendo uma alternativa ao protetor solar. No entanto, ela não é um ingrediente comum em protetores solares e deve ser usada em conjunto desses produtos.
Cabelo
Passar argila bentonita no cabelo também é uma prática normal. Apesar de não possuir pesquisas que comprovem o seu efeito no cabelo humano, uma máscara dessa substância é uma boa maneira de limpar ou amaciar os fios.
Usos internos
A argila bentonita é uma das únicas argilas que podem ser consumidas, embora não seja recomendado. Contudo, o seu consumo através de cápsulas é relativamente comum para aumentar a imunidade combatendo bactérias nocivas.
Similarmente, ela pode ser administrada para a remoção de toxinas do organismo. Um estudo realizado em pintinhos, por exemplo, descobriu que a argila bentonita reduziu os efeitos de uma toxina chamada aflatoxina B1, que vem de certos tipos de mofo.
Porém, é importante lembrar que o seu consumo não deve ser feito sem auxílio ou supervisão médica.
Outros usos da argila bentonita
Uma pesquisa de 2015 comprovou que a argila bentonita foi eficaz na remoção de chumbo de águas residuais. Ou seja, é capaz de remover metais pesados da água através de seus poderes de absorção.
Efeitos colaterais, riscos e contraindicações
Quando usada nos cabelos ou na pele, a argila bentonita não possui efeitos colaterais conhecidos. Porém, seu uso não é regulamentado como um ingrediente ativo em cosméticos em algumas partes do mundo, como no caso dos Estados Unidos.
Por outro lado, embora possa ser consumida, a ingestão de argila bentonita não é recomendada. Diversos especialistas e médicos acreditam que seu consumo pode causar algum tipo de obstrução intestinal, que pode levar a complicações de saúde.