Argila rosa: ótima para peles sensíveis

Compartilhar

A argila rosa é uma das mais utilizadas nos tratamentos de beleza como máscara facial. A argila rosa é uma mistura da argila branca com a vermelha. Agregando o que existe de melhor na argila vermelha com a suavidade da branca, resultando em uma argila suave. Ela é indicada para peles mais sensíveis e delicadas.

Os componentes nelas presentes conferem propriedades terapêuticas e muitos benefícios à saúde. Não é de hoje que o ser humano usufrui das propriedades dessa argila e de suas qualidades. De fato, as argilas foram uma das primeiras formas de medicina natural conhecidas pela humanidade. 

Mas o que a argila rosa tem de especial? Confira seus benefícios.

O que é argila e para que serve?
Beleza
Cosméticos naturais e sustentáveis para você
A partir de R$29,99
Mais cuidado com o melhor custo
Comprar

Para que serve a argila rosa

A argila rosa é recomendada para peles sensíveis, delicadas, avermelhadas, com tendências alérgicas ou irritadas, desidratadas, acneicas e com vasinhos e rosáceas.

Ela é rica em óxido de ferro, que tem papel importante na respiração celular e na transferência de elétrons. Assim, mantendo a pele hidratada e com elasticidade. Além disso, a argila rosa serve para limpar profundamente a pele, removendo toxinas e absorvendo o excesso de oleosidade. Ao mesmo tempo em que fornece os minerais necessários para devolver o viço e o brilho natural da pele e dos cabelos.

Fazer uma máscara de argila rosa também combate os radicais livres, prevenindo sinais de envelhecimento e rugas, sendo eficaz em peles maduras. Tem propriedades cicatrizantes e suavizantes provenientes da argila branca, que acalmam as peles irritadas, suavizam as rosáceas e cicatrizam acnes . A argila rosa também é emoliente, mantendo a hidratação na pele, revitalizando e dando luminosidade.

Imagem por Joanna Kosinska, disponível no Unsplash

Benefícios da argila rosa

A argila vermelha tem propriedades anti-estresse e ajuda a estimular a circulação de sangue, e a argila branca é anti-inflamatória, adstringente e revitalizante e possui ação antioxidante. A junção de todas essas propriedades é o que faz com que a argila rosa seja tão utilizada em tratamentos estéticos. 

A argila rosa pode ser utilizada em tratamentos corporais. Pois além de relaxar, desinflamar e revigorar a pele, ela auxilia também na queima e na drenagem de celulite e gorduras localizadas. Também tem efeito tensor, sendo muito eficaz em tratamentos de flacidez tissular.

Nos cabelos, a argila rosa atua na circulação sanguínea, estimulando e facilitando o crescimento dos fios. Ela é antisséptica e desintoxicante, eliminando bactérias do couro cabeludo e também pode ser usada em tratamentos para prevenir a oleosidade.

Como preparar

A argila é encontrada na forma de pó, portanto para aplicá-la misture com água pura, hidrolatos ou soro fisiológico. Isso até formar uma consistência cremosa e poder ser aplicada como máscara. A argila rosa contém uma quantidade de nutrientes suficiente para ser utilizada sozinha, não sendo necessário misturá-la com cremes. Utilize sempre recipientes de vidro ou de plástico para fazer a pasta, pois os de metal podem interferir nos minerais contidos na argila.

Hidrolato: o que é e para que serve

Como usar

Lave o rosto previamente com sabonete e aplique a máscara de argila rosa por toda face, exceto na região dos olhos e bocas. Deixe agir por volta de 20 minutos antes de removê-la com água. Você vai notar a maciez e o brilho em seu rosto. 

É normal sentir um ardor após a aplicação da máscara, mas não se preocupe, pois a argila medicinal não tem contraindicação. Passe um hidratante após a remoção para aliviar o ardor. Por ser uma argila suave, ela pode ser usada todos os dias sem causar ressecamento na pele.

Como máscara capilar, a argila rosa deve ser aplicada nos cabelos úmidos, massageando o couro cabeludo lentamente. Deixe agir por volta de 20 minutos. Não esfregue a pasta de argila nos fios, pois o atrito poderá danificá-los. A pasta desliza naturalmente sobre os fios sem adição de força. 

Para melhores resultados você pode finalizar o tratamento com óleos vegetais, como o óleo de rosa mosqueta. Veja qual o mais adequado para a finalidade desejada e aplique após a remoção da argila rosa.

Como as argilas são consideradas antirresíduos, elas proporcionam uma limpeza profunda no couro cabeludo. Para cabelos com química, como relaxamento e alisamento, a aplicação da argila deve ser feita dois meses após o procedimento químico. Isso pois ela poderá remover certas substâncias que estão contidas nesse processo.

A argila rosa pode também ser usada como pré-xampu para aliviar a coceira do couro cabeludo e no tratamento de oleosidade. Aplicar a cada 15 dias é o suficiente para nutrir os cabelos. Vale ressaltar que para tais benefícios a argila rosa deve ser natural e pura, livre de substâncias nocivas à saúde.

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais