Fenômeno de escassez de água permanente, aridificação torna as regiões áridas
Arifidicação é um termo que se refere ao período de transição para um ambiente escasso em água. Mas, diferente das secas, a aridificação é considerada permanente, e sua ocorrência atua como base para outros eventos climáticos extremos.
A expressão reforça as consequências das mudanças climáticas em várias partes do mundo, onde locais estão mudando permanentemente. Além disso, um estudo feito pelo grupo de pesquisas do Colorado River reforçou que usar o termo genérico “secas” implica na ideia de que, futuramente, a situação de escassez de água retornará ao normal, porém, não é isso que está previsto a acontecer. Assim, aridificação é uma expressão mais adequada.
Como a aridificação acontece?
Devido ao aumento da temperatura causado pelas mudanças climáticas, os cursos de água secam e ficam cada vez mais baixos. Dessa forma, a região torna-se progressivamente mais árida, com paisagens secas e incêndios severos e generalizados. Isso pode causar uma tendência a uma aridez a longo prazo, em vez de um fenômeno temporário.
Como combater a aridificação?
Segundo o The Revelator, um passo importante para tomar é garantir que as políticas de gestão hídrica estejam refletindo nesse cenário ambiental. Isso permite uma harmonia entre a ciência e política, para planejar com eficiência métodos que calculam eventos climáticos com antecedência e maneiras de evitá-los.