Seu guarda-roupa anda bagunçado? Você tem roupas demais? Já pensou em doá-las? Faça isso e transforme seu guarda-roupa em um armário-cápsula!
Vivemos comprando roupas novas, juntando roupas velhas em nossos guarda-roupas e nunca utilizamos tudo o que temos. A indústria de roupas é marcada pelo fast fashion e é uma das mais poluidoras do mundo.
O armário-cápsula, por outro lado, funciona como uma seleção de poucos acessórios e peças do guarda-roupa que podem ser usados para criar várias combinações e looks diferentes. É uma iniciativa que ajuda a gastar menos tempo escolhendo o que vestir e que ainda reduz os impactos ambientais.
Não há uma fórmula para o armário-cápsula. A ideia é ter poucas peças que combinem entre si, mas você pode adequar de acordo com o seu estilo de vida e rotina. Geralmente, são escolhidas de 30 a 37 peças para compor seu guarda-roupa. Mas a escolha de quais itens vão entrar para o seu armário vai depender do seu gosto e necessidade.
Para começar a montar o seu armário-cápsula, avalie seu dia a dia e como você se veste. Quais roupas você usa com mais frequência? Identifique esses itens antes de começar a separá-los. Pense no trabalho, nos fins de semana e outros eventos. Isso fará com que você saiba priorizar as peças que entrarão para o seu armário-cápsula.
Ao criar o seu armário-cápsula, você estará também, de certa forma, escolhendo o seu estilo. Portanto, o momento de separar as roupas é também o momento em que você deve decidir como gostaria de se vestir para evitar que, posteriormente, você volte a acumular aquelas roupas que não usa.
Se seu objetivo com o armário-cápsula é reduzir os impactos ambientais, não se preocupe em obter peças de roupa que sejam sustentáveis agora. Comece com o que você já tem e, com o tempo, entenderá melhor o que você precisa.
Depois de avaliar sua rotina e escolher o seu estilo, é hora de escolher as peças e acessórios, começando pelos itens mais versáteis. Algumas roupas podem servir para várias ocasiões diferentes se forem estilizadas.
Pense na praticidade, na possibilidade de criar diferentes combinações e faça uma lista de itens importantes. Dependendo do clima e do seu estilo pessoal, você pode separar calças jeans, shorts, bijuterias, óculos de sol, camisetas, vestidos, etc.
Ao realizar uma breve pesquisa sobre armário-cápsula, é comum encontrar muitas cores neutras. Normalmente, a paleta de cores é selecionada para facilitar as combinações e pode ser mais fácil montar diferentes looks com alguns tons neutros. Sendo assim, no momento de escolher as peças, leve em consideração as sua cores também.
Para saber priorizar os itens do seu armário-cápsula, você pode separá-los em três pilhas: “manter”, “talvez” e “doar”. Na hora de separar, pergunte a si mesmo: “eu usei essa roupa ano passado?”, se a resposta for não, a probabilidade é que você nunca irá utilizar essa peça novamente. Separe até que a pilha que você irá manter tenha 30 peças de roupa — ou o valor que tiver escolhido para o seu armário.
Com o seu armário-cápsula bem montado, é preciso levar isso para frente e assumir o consumo consciente. Em primeiro lugar, é importante cuidar ainda melhor das peças para que elas durem mais. Nesse caso, o ideal é ler as etiquetas com as instruções de lavagem. Além disso, você pode adotar o slow fashion e, ao decidir comprar algo novo, priorizar os brechós, por exemplo.
Outras boas opções são: doar as roupas para instituições de caridade, vender para brechós, reaproveitá-las de alguma forma ou reciclar. Se tiver alguma roupa desgastada, é possível utilizá-la para compostagem caso o tecido seja biodegradável. Saiba o que fazer com elas na matéria:
Por fim, para saber mais sobre o armário-cápsula, você pode assistir a um vídeo da Giovanna Nader — fundadora do Projeto Gaveta — explicando um passo a passo de como montar um armário-cápsula:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais