Os lucros obtidos foram para ONG dedicada a controlar a população de gatos de rua
Companheiros, exigentes e independentes, gatos são ótimos bichos de estimação. Muitos os tratam praticamente como filhos e se preocupam, claro, com o local em quem eles vão dormir e brincar. A ONG estado-unidense FixNation criou a iniciativa Architects for Animals. Basicamente, eles solicitaram que alguns arquitetos criassem casinhas para gatos do jeito mais legal que suas mentes concebessem. Após o resultado final, houve uma exibição pública das “residências felinas” onde elas foram vendidas para arrecadar fundos para uma causa nobre: o controle humanitário de gatos de rua.
Como os bichanos têm muitas crias, em poucos anos eles tendem a se multiplicar muito, sem que haja pessoas suficientes para cuidar – eles acabam vivendo em condições ruins e podem se tornar vetor de doenças. Sem contar que, de acordo com uma pesquisa feita em 2013, gatos de rua e domésticos são responsáveis, devido ao instinto ancestral de caça, pela morte de muitos animais (pequenos pássaros e mamíferos); diminuir a população de gatos de rua (com métodos humanitários) e pedir aos donos de bichanos que não deixem que eles saiam para a rua, são formas de evitar tal problema.
Confira abaixo as casinhas de gatos feitas pelos arquitetos. Aviso: gatos a seguir, tente não derreter com toda essa doçura.
Veja também:
- Crie seu animal de forma sustentável
- Faça você mesmo: arranhador de papelão para gatos
- Roda de exercícios para gatos ganha versão mais prática
- Na Turquia, cabine que estimula a reciclagem ajuda cães e gatos de rua
- Os perigos e a crueldade do confinamento animal
- Filosofia vegana: conheça e tire suas dúvidas