Arquitetura árabe é inspiração para tecnologia que protege prédios de raios solares e reduz gasto com ar-condicionado

Compartilhar

Dois prédios comerciais de 145 metros de altura localizados na cidade de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, foram construídos de forma inovadora. Para reduzir o calor no ambiente, sem desrespeitar a lei que restringe o uso de aparelhos de ar condicionado, as Al Bahar Towers foram desenvolvidas com painéis protetores que amenizam a temperatura no interior dos edifícios. Além de utilitários, os painéis também foram desenhados com inspiração em elementos estéticos da arquitetura árabe.

Os painéis foram criados por uma das cinco maiores empresas de arquitetura do mundo, a Aedas Architects, que se espelhou no mashrabiya(elemento arquitetônico árabe) para a composição. O mashrabiya é um elemento tradicional, que combina decoração com funcionalidade. Normalmente acoplados em janelas, ele funciona como um misto entre telas e venezianas, diminuindo a incidência de luz e projetando bonitos padrões no interior do ambiente.

A temperatura média na cidade de Abu Dhabi é de aproximadamente 34,2°C, chegando a atingir os 40°C entre os meses de junho e agosto. Os protetores, controlados eletronicamente, são capazes de amenizar cerca de 50% do calor gerado pelo sol nos dois prédios. Os painéis triangulares podem se dobrar ou se esticar para reter ou permitir a passagem de luz solar.

Confira um vídeo que mostra as torres em diversos ângulos.

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais