É a maior floresta nacional dos EUA e também a maior floresta de clima temperado e costeira intacta do mundo. Estima-se que partes da floresta tenham milhões de anos e que muitas árvores tenham mais de 800 anos. Essa floresta é um ecossistema rico que possui mais matéria orgânica e mais biomassa por acre que qualquer outro, incluindo as florestas tropicais.
A área é rica com a flora e a fauna raras da Nova Zelândia, especialmente com a árvore conífera chamada kauri, que tem uma longevidade incrível. A árvore mais antiga do grupo é esta da foto, tendo mais de 150 pés de altura e certa de 2,3 mil anos.
Engloba uma área de aproximadamente 1,2 mil quilômetros quadrados. Estima-se que a floresta tenha 180 milhões de anos e que seja milhões de anos mais antiga que a floresta amazônica. Ela abriga milhares de espécies de pássaros e de outros animais, incluindo 30% dos sapos australianos, marsupiais e répteis, cerca de 65% dos morcegos e das borboletas da Austrália e 18% de todas as espécies de pássaros, sem mencionar 12 mil espécies diferentes de insetos.
Trata-se de uma floresta temperada primária e seu ecossistema é único na área temperada do Hemisfério Norte. As árvores yakusugi (cedro japonês) se destacam na floresta, vivendo por cerca de sete mil anos.
Neste lugar vive a árvore mais antiga do mundo, batizada de Matusalém, e que tem cerca de 4840 anos. Ela vive desde a época em que as primeiras pirâmides do Egito estavam sendo construídas. Saiba mais sobre ela na matéria “Anéis concêntricos de árvores fornecem “fotos” do clima no passado“.
É um dos parques mais antigos da Europa, onde vivem as árvores que estão há milhares de anos entre as fronteiras dos atuais estados da Polônia e da Bielorrússia. Abriga 59 espécies de mamíferos, 250 variedades de pássaros, 13 tipos de anfíbios, sete espécies de répteis, e mais de 12 mil variedades de invertebrados. Este lugar também é casa dos bisões europeus, que estão praticamente em extinção – a Polônia resgatou alguns deles de zoológicos e os levou para viverem no parque.
É a maior floresta tropical da Austrália e a segunda maior do mundo. Conta com cordilheiras, rios, cavernas, litoral, regiões arborizadas e charnecas costeiras. Nessa floresta vivem os pinheiros huon, que têm mais de três mil anos e estão entre as árvores mais velhas viventes no mundo.
Kakamega é o que resta de uma das maiores florestas primárias do mundo. Estima-se que metade da floresta tenha sido perdida nos últimos 40 anos graças à combinação do desenvolvimento humano, guerras e o uso excessivo de recursos. Mesmo com as perdas, a floresta continua sendo a casa de uma enorme diversidade de plantas e animais, com 300 espécies de pássaros e figueiras de 700 anos de idade.
Fonte: Treehugger
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais