Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A erva ashwagandha é usada há anos pela medicina ayurveda para reduzir o estresse

A ashwagandha, também conhecida por seu nome científico Withania somnifera, é uma erva nativa de países da África e da Ásia. Bastante popular na medicina Ayurveda, ela foi usada por anos para reduzir dores, inflamações, tratar insônia e aumentar o consumo de nutrientes. Em alguns lugares, a ashwagandha também é conhecida como “ginseng indiano”.

Cardamomo: conheça 4 benefícios para sua saúde

De acordo com os sábios antigos, a ashwagandha ajuda o corpo no controle do estresse. Ainda não existem muitos estudos a respeito dos benefícios e da funcionalidade da erva. Isso acontece porque a maioria dos estudos com ashwagandha foram realizados em animais, e não em humanos. No entanto, algumas pesquisas apontam impactos positivos na saúde. 

Benefícios da ashwagandha 

Reduz o açúcar e a gordura no sangue

Alguns estudos sobre ashwagandha sugerem que ela pode ajudar a reduzir os níveis de glicose no sangue e de triglicerídeos. A ashwagandha tem efeitos positivos até mesmo em pessoas que usam medicamentos para o tratamento de diabetes do tipo 2

Fortalece músculos 

Ainda é preciso mais estudos sobre a eficácia da ashwagandha no fortalecimento dos músculos. No entanto, alguns estudos apontam que o consumo da erva pode ajudar a aumentar a velocidade e a força do corpo. Outra pesquisa também observou um aumento na força muscular, redução de gordura corporal e redução dos níveis de colesterol em seus participantes que consumiram ashwagandha.

Aumenta o foco e a memória 

O uso de ashwagandha pode melhorar a cognição, a memória e a habilidade de realizar respostas motoras.Estudos que compararam o uso da erva com o uso de placebos, mostraram que a ashwagandha melhorou significativamente a reação dos participantes durante testes de cognição e testes psicomotores.  

Um outro estudo realizou uma série de testes e os resultados mostraram uma melhora significativa na atenção e na memória de seus participantes depois de consumir ashwagandha

Ajuda na saúde cardiovascular 

Existem pesquisas que mostram um aumento nos níveis de VO2, que é a quantidade de oxigênio que uma pessoa precisa para se exercitar. Esses níveis são usados para medir a força cardiorrespiratória. Ou seja, como o coração e os pulmões entregam oxigênio aos músculos durante a atividade física. 

Grandes níveis de VO2 podem indicar um coração saudável quando colocado sobre essas circunstâncias. No entanto, é preciso levar em conta que esses estudos foram realizados em atletas considerados saudáveis. 

Alivia estresse e ansiedade 

Uma das propriedades mais famosas da ashwagandha é o fato de que ela ajuda a aliviar estresse e ansiedade. Diversos estudos mostram esse benefício da ashwagandha em seus participantes. 

Um estudo em particular indicou que a ashwagandha também pode ajudar a melhorar a qualidade de sono. Os pesquisadores confirmaram que os participantes dormiam melhor quando consumiam doses da erva. 

Como consumir ashwagandha

A ashwagandha pode ser consumida pelas suas raízes ou frutos. Porém, ela é tipicamente ingerida como um suplemento em cápsulas ou em barras, pó, tintura e chá. Alguns especialistas recomendam começar o consumo de ashwagandha na forma de chá, por ser um método mais gentil que também ajuda na hidratação do organismo. 

Perigos do consumo de ashwagandha 

A ashwagandha apresenta efeitos colaterais quando consumida em excesso. Alguns deles são:

  • Sonolência leve a moderada;
  • Desconforto gastrointestinal;
  • Diarreia;
  • Vertigem;
  • Congestão nasal;
  • Tosse;
  • Diminuição de apetite;
  • Náuseas;
  • Erupção cutânea.
rabanete
7 benefícios do rabanete para a saúde

Pessoas que sofrem de câncer de próstata ou tomam hormônios não podem fazer o consumo de ashwagandha. Isso porque a erva pode aumentar os níveis de testosterona do organismo. Indivíduos que tomam remédios como benzodiazepines, anticonvulsivos, ou barbitúricos, devem evitar a erva devido as suas propriedades sedativas.

Se você sofre de alguma anormalidade na tireoide, procure orientação médica antes de consumir ashwagandha. Já que alguns estudos apontam que a erva tem alguns efeitos colaterais na tireoide. Se você acha que está tendo um efeito colateral da ashwagandha, procure orientação médica.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais