A erva ashwagandha é usada há anos pela medicina ayurveda para reduzir o estresse
A ashwagandha, também conhecida por seu nome científico Withania somnifera, é uma erva nativa de países da África e da Ásia. Bastante popular na medicina Ayurveda, ela foi usada por anos para reduzir dores, inflamações, tratar insônia e aumentar o consumo de nutrientes. Em alguns lugares, a ashwagandha também é conhecida como “ginseng indiano”.
De acordo com os sábios antigos, a ashwagandha ajuda o corpo no controle do estresse. Ainda não existem muitos estudos a respeito dos benefícios e da funcionalidade da erva. Isso acontece porque a maioria dos estudos com ashwagandha foram realizados em animais, e não em humanos. No entanto, algumas pesquisas apontam impactos positivos na saúde.
Benefícios da ashwagandha
Reduz o açúcar e a gordura no sangue
Alguns estudos sobre ashwagandha sugerem que ela pode ajudar a reduzir os níveis de glicose no sangue e de triglicerídeos. A ashwagandha tem efeitos positivos até mesmo em pessoas que usam medicamentos para o tratamento de diabetes do tipo 2.
Fortalece músculos
Ainda é preciso mais estudos sobre a eficácia da ashwagandha no fortalecimento dos músculos. No entanto, alguns estudos apontam que o consumo da erva pode ajudar a aumentar a velocidade e a força do corpo. Outra pesquisa também observou um aumento na força muscular, redução de gordura corporal e redução dos níveis de colesterol em seus participantes que consumiram ashwagandha.
Aumenta o foco e a memória
O uso de ashwagandha pode melhorar a cognição, a memória e a habilidade de realizar respostas motoras.Estudos que compararam o uso da erva com o uso de placebos, mostraram que a ashwagandha melhorou significativamente a reação dos participantes durante testes de cognição e testes psicomotores.
Um outro estudo realizou uma série de testes e os resultados mostraram uma melhora significativa na atenção e na memória de seus participantes depois de consumir ashwagandha.
Ajuda na saúde cardiovascular
Existem pesquisas que mostram um aumento nos níveis de VO2, que é a quantidade de oxigênio que uma pessoa precisa para se exercitar. Esses níveis são usados para medir a força cardiorrespiratória. Ou seja, como o coração e os pulmões entregam oxigênio aos músculos durante a atividade física.
Grandes níveis de VO2 podem indicar um coração saudável quando colocado sobre essas circunstâncias. No entanto, é preciso levar em conta que esses estudos foram realizados em atletas considerados saudáveis.
Alivia estresse e ansiedade
Uma das propriedades mais famosas da ashwagandha é o fato de que ela ajuda a aliviar estresse e ansiedade. Diversos estudos mostram esse benefício da ashwagandha em seus participantes.
Um estudo em particular indicou que a ashwagandha também pode ajudar a melhorar a qualidade de sono. Os pesquisadores confirmaram que os participantes dormiam melhor quando consumiam doses da erva.
Como consumir ashwagandha
A ashwagandha pode ser consumida pelas suas raízes ou frutos. Porém, ela é tipicamente ingerida como um suplemento em cápsulas ou em barras, pó, tintura e chá. Alguns especialistas recomendam começar o consumo de ashwagandha na forma de chá, por ser um método mais gentil que também ajuda na hidratação do organismo.
Perigos do consumo de ashwagandha
A ashwagandha apresenta efeitos colaterais quando consumida em excesso. Alguns deles são:
- Sonolência leve a moderada;
- Desconforto gastrointestinal;
- Diarreia;
- Vertigem;
- Congestão nasal;
- Tosse;
- Diminuição de apetite;
- Náuseas;
- Erupção cutânea.
Pessoas que sofrem de câncer de próstata ou tomam hormônios não podem fazer o consumo de ashwagandha. Isso porque a erva pode aumentar os níveis de testosterona do organismo. Indivíduos que tomam remédios como benzodiazepines, anticonvulsivos, ou barbitúricos, devem evitar a erva devido as suas propriedades sedativas.
Se você sofre de alguma anormalidade na tireoide, procure orientação médica antes de consumir ashwagandha. Já que alguns estudos apontam que a erva tem alguns efeitos colaterais na tireoide. Se você acha que está tendo um efeito colateral da ashwagandha, procure orientação médica.