ASMR (Autonomous Sensory Meridian Response) é um fenômeno sensorial usado para descrever sensações calmantes após estímulos visuais, sonoros ou até mesmo táteis. Sua tradução livre é “Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano”.
Nem todas as pessoas vivenciam ASMR, mas os que vivenciam comumente descrevem a sensação como um “formigamento agradável que começa no topo da cabeça e às vezes percorre todo o resto do corpo” e que geralmente é seguido de sentimentos de relaxamento profundo.
O termo ficou famoso após pessoas começarem a produzir conteúdos sobre o tema no YouTube, criando vídeos com o propósito de induzir as sensações de ASMR no público com barulhos considerados como “satisfatórios”. Geralmente esses vídeos são compostos de sussurros, barulhos de unhas arranhando e batendo em superfícies sólidas.
No entanto, também é possível experimentar essas sensações pessoalmente . Muitas pessoas sentem o relaxamento providenciado pelo ASMR enquanto são estimulados pelo toque — como o cafuné.
De acordo com um estudo de 2018, o cérebro de pessoas que vivenciam os sentimentos providenciados pelo ASMR apresenta atividades nas áreas que controlam a emoção e a empatia, assim como nas áreas associadas ao engajamento social e atividades relacionadas ao estímulo.
Além disso, especialistas acreditam que o ASMR estimula a liberação de neuro-hormônios, o que explica os sentimentos de relaxamento associados ao fenômeno.
O termo ASMR foi impulsionado em 2010 por Jennifer Allen, uma das contribuintes da comunidade online do fenômeno. Antes dessa denominação, ele era conhecido por nomes mais informais, como “brain tingles” ou “brain orgasms” pela população americana.
Allen acreditou que com a nomeação, mais pessoas da comunidade científica se interessariam pela credibilidade do fenômeno. Cinco anos depois, em 2015, a primeira pesquisa sobre o ASMR foi conduzida.
Um dos maiores impulsos da comunidade online interessada por ASMR são os vídeos publicados em plataformas de mídia social. Na maioria dos casos, esses vídeos possuem uma natureza calma e relaxante, como:
Confira um desses vídeos virais:
Algumas pesquisas afirmam que o ASMR possui propriedades benéficas, principalmente para a saúde mental. Conheça alguns dos benefícios desse fenômeno:
De acordo com uma pesquisa, 80% dos participantes tiveram uma melhora de humor após a exposição ao ASMR. Similarmente, a mesma pesquisa também indicou que pessoas com dor crônica sentiram alívio que durou até três horas após a exposição aos estímulos.
Por promover o relaxamento, o ASMR pode contribuir para um sono melhor. Um estudo demonstrou que o fenômeno pode ajudar o cérebro a entrar no estado certo para um sono profundo e saudável, promovendo relaxamento e ondas cerebrais teta.
Acredita-se que o ASMR promove o estado de fluxo — um sentimento de profunda concentração e imersão. Pesquisadores comprovaram que o fenômeno induz um estado similar ao de concentração plena.
Por essa indução, pessoas acreditam que o ASMR pode ajudar em alguns casos de déficit de atenção e hiperatividade.
Nem todo mundo vivencia o ASMR, sendo considerados “imune” ao fenômeno. Contudo, é importante notar que nem todos os sons e estímulos funcionam do mesmo modo em pessoas diferentes.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais